Dicas & Destinos

5 dicas para evitar dificuldades e desfrutar ao máximo a sua viagem

Se você já viajou e teve experiências chatas como cansaço, altos gastos, multidões e filas, está na hora de anotar umas dicas novas, diferentes daquelas típicas dadas aos que viajam pela primeira vez. Até porque assim você já tem uma noção do que vale a pena ou não enfrentar para aproveitar melhor o passeio.

turistas

Não carregue todos os documentos

Evite sair na rua levando todos documentos,  passaporte, dinheiro e todos os seus cartões. Deixe as coisas importantes no cofre do hotel ou do hostel, como o seu passaporte e passagem de volta. E leve com você só uma quantia de dinheiro necessária para o momento e os cartões que irá usar, além do RG. Se você perder no meio do caminho ou for assaltada, não terá dor de cabeça de preencher a papelada na embaixada ou algo do tipo.

bolsa mulher

Tire menos fotos

Você não precisa tirar foto em tudo que é canto, a não ser que você seja fotógrafa ou amante da fotografia. O melhor da viagem é curtir o passeio em si, e registrar com os próprios olhos. Se você se distrair muito com câmeras e celulares, vai deixar de vivenciar o momento, lembre-se disso! O que não significa que você não deva tirar nenhuma foto. Para evitar arrependimentos por não voltar pra casa sem nenhum registro, opte apenas por clicar com a câmera do celular as cenas que você considerar mais marcantes ou que gostaria de relembrar ou compartilhar com alguém.

turistas fotos

Fuja das principais atrações pagas

Sabe porquê? Porque os pontos turísticos mais populares sempre vão ter muitas filas. Se você quer conhecer a cidade que está e desfrutá-la intensamente, vale fugir do roteiro para turistas e conhecer pontos mais alternativos, que mostram a realidade de quem mora lá e onde você pode experimentar a cultura local com mais realidade e até vivacidade.

Torre Eiffel. Foto: iStock ©robas

Torre Eiffel. Foto: iStock ©robas

Ande a pé

Ônibus, metrô e trem são passeios interessantes, se possível faça-os, mas não deixe de caminhar a pé pelas ruas da cidade. Essa é a melhor maneira de captar os detalhes do lugar, os moradores, a arquitetura dos prédios, os cheiros, o planejamento urbano etc.

pernas

Experimente os pratos típicos

Esqueça as lanchonetes fast-food. Procure ir a restaurantes e estabelecimentos que sirvam pratos da culinária típica, mesmo que você tenha receio do sabor. Lembre-se que viajar é uma experiência dos cinco sentidos, e que você está lá para conhecer coisas novas, incluindo novos sabores. Dê mais graça ao seu roteiro, descobrindo novos paladares. Você pode ter boas surpresas.

menu

Matéria original escrita por Jessica Moraes no site VilaMulher. Veja mais dicas no Guia de Viagem do VilaMulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *