Dicas & Destinos

Top 5 – praias de Alagoas

Maragogi, Japaratinga, Ipioca, Pajuçara e Gunga são cinco praias imperdíveis para quem visita Alagoas

O verão pode até ter terminado oficialmente em março, mas o desejo de curtir uma praia, dar um mergulho revigorante no mar e sentir a brisa do litoral no rosto dura o ano inteiro. Em se tratando do litoral brasileiro, o de Alagoas é um dos que mais encantam os turistas, não importa em qual estação do ano aconteça a viagem. A costa alagoana possui inúmeras praias belas, mas cinco delas são imperdíveis, daquelas que fazem o visitante perder o fôlego diante de tanta beleza, deixando-o com aquela vontade de nunca mais ir embora. São elas:

ALAGOAS

Maragogi – Localizada no Litoral Norte de Alagoas, a Praia de Maragogi costuma ficar na memória dos visitantes especialmente por conta de um cenário paradisíaco: as suas famosas piscinas naturais Galés. Com suas águas mornas e de um azul-esverdeado transparente, que formam típicas paisagens de invejáveis cartões-postais, elas estão localizadas dentro da rota turística da Costa dos Corais – região que consiste na maior área de proteção ambiental marítima do Brasil. Em um único passeio de catamarã com duração de 2h30, é possível mergulhar em águas cristalinas, na companhia de peixes com cores, formas e tamanhos diferentes, tirar fotos aquáticas e ainda receber informações sobre conscientização ambiental.

Praia de Japaratinga II

Japaratinga – Outro destaque do Litoral Norte alagoano está na cidade vizinha a Maragogi: a calma praia de Japaratinga é um destino também bastante procurado pelos turistas. Além de contar com uma extensa faixa de areia fina, suas águas formam pequenas ondas no mar, o que torna Japaratinga uma praia ideal para o banho e para quem busca relaxar à beira-mar.

Praia de Ipioca

Ipioca – Dona de uma paisagem ímpar, a Praia de Ipioca se apresenta aos turistas que visitam a capital Maceió com uma longa faixa de areia branca e fofa e muitos coqueiros na paisagem. Com um mar que varia entre tranquilo e agitado, é ideal tanto para famílias que buscam relaxar à beira-mar quanto para aqueles que procuram praticar esportes náuticos nessa praia, que conta com quase 10 km de extensão. A água é morna e agradável, fazendo do mergulho no mar um convite irrecusável. Esculpida com perfeição pela natureza, Ipioca é o cenário ideal para recuperar as energias e conectar-se com a natureza.

Piscinas Naturais de Pajuçara, em Maceió – Foto Ricardo Junior

Pajuçara – A capital Maceió também é a casa de Pajuçara, de onde partem as rústicas jangadas que levam às piscinas naturais, com suas águas cristalinas localizadas a 2 km da costa. Por ser uma praia urbana, o visitante tem ao seu alcance ciclovia e pista de cooper, além de encontrar diversas barracas de comida e souvenirs. A maré é calma, e a água tem uma temperatura agradável para mergulho.

Praia-do-Gunga-Roteiro-Foto-de-Sérgio-Ficuri

Gunga – Chegando ao Litoral Sul, uma das praias mais conhecidas é a do Gunga, localizada na cidade de Barra de São Miguel. Situada em uma curva sinuosa entre o Oceano Atlântico e a Lagoa do Roteiro, Gunga conta em seu cenário com falésias coloridas e um mar de águas claras e calmas, além de imponentes coqueiros em toda a sua extensão. Na ponta esquerda da praia, o visitante pode observar o encontro das águas da Lagoa do Roteiro com o mar, local que concentra o maior movimento de turistas, que também costumam fazer passeios de bugue e de quadriciclo nessa praia.

Dicas de hospedagem
Seja na capital Maceió, seja no Litoral Norte, os visitantes que desejam acertar na escolha da hospedagem podem optar pelos resorts do Grupo Salinas. O de Maceió fica na Praia de Ipioca, a 24 km do Centro, o Salinas de Maceió Beach Resort tem o melhor custo-benefício, pois oferece aos hóspedes um regime de pensão altamente diferenciado. São seis refeições inclusas na diária: café, almoço, jantar, dois lanches (manhã e tarde) e um snack time, à noite, servidos em horários e locais pré-determinados. Além disso, o resort é o local ideal para aproveitar o tempo livre com diversão, descanso e conforto à beira-mar. Entre as diversas opções de lazer do resort, estão a grande piscina à beira-mar, a quadra de vôlei de praia e o salão de jogos, onde os hóspedes se divertem jogando tênis de mesa, sinuca, entre outras modalidades. Já a criançada pode se divertir no clubinho infantil, que funciona todos os dias das 8h às 22h com atividades para quem tem de 4 a 12 anos de idade. Outro destaque é o SPA Vida Mar, que oferece sauna, massagens e vários rituais e terapias para cuidar do corpo e da mente — serviços que podem ser adquiridos à parte pelos hóspedes.

Já no Litoral Norte, o destaque em termos de hospedagem fica por conta do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort, considerado o resort dessa categoria mais bem avaliado do País e um dos 15 mais bem avaliados do mundo, de acordo com o site de viagens TripAdvisor. Além de todas as refeições, lanches, petiscos e bebidas — alcoólicas e não alcoólicas — já estarem inclusos na diária, o resort conta com dois catamarãs exclusivos, cada um com capacidade para 60 pessoas, além de duas lanchas de apoio à disposição dos hóspedes para o passeio às piscinas naturais, que podem ser adquiridos à parte. Ao todo, são mais de 20 opções para seu lazer, como piscinas, salão de jogos, quadras de vôlei de praia e de tênis, campos de futebol e de areia, trilha ecológica e fitness center inclusos na diária. Há ainda mais opções que podem ser contratadas à parte pelos hóspedes, como tirolesa, coqueirismo, muro de escalada e bike, além de diversas atividades náuticas (banana boat, ski aquático, wakeboard, disco boat, barco laser, windsurfe, caiaque).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *