Dicas & Destinos

O que fazer em Santiago em dois dias?

Recentemente estive novamente em Santiago, no Chile e em função de outros passeios que tinha programado para fazer fora da capital eu tive menos de dois dias para curtir a cidade que tanto adoro. Sim, eu a-do-ro Santiago e sempre que volto acabo repetindo alguns passeios imperdíveis e vou tentando conhecer alguma coisa nova. Desta vez vou listar alguns para quem terá o tempo corrido na capital chilena por conta de alguma visita para outra região.

Santiago.Chile 1. Cred.Serv.Nacional del Turismo

Santiago não é uma cidade muito espalhada e boa parte de seus pontos turísticos ficam concentrados bem próximos uns aos outros, o que facilita muito na hora de visitá-los.

Você pode optar por fazer os passeios sozinho, que não é nada difícil ou através de uma agência de receptivo. Não é mistério para ninguém, sempre reforço que eu particularmente prefiro fazer um basicão com guia me explicando e indicando informações bacanas e depois seleciono os lugares mais interessantes e volto depois com calma. Se tiver o tempo apertado então, aí mesmo que eu dou preferência ao passeio agendado, não perco tempo com transporte e nem procurando as atrações. Desta vez eu optei por percorrer a cidade em um ônibus turístico daqueles de dois andares e confesso que achei ótimo. Além da praticidade de poder embarcar e reembarcar por diversas paradas para conhecer melhor e fotografar, ainda havia a comodidade de ouvir a bordo (com fones de ouvido) todas as explicações mais relevantes dos pontos turísticos em português. Assim como já experimentei em diversas outras cidades pelo mundo. Nesta viagem eu testei os serviços da Turistik e aprovei cada experiência que tive, inclusive as que vivenciei fora da cidade, na visita de vinícolas, por exemplo.

bus-rojo-turistik-santiago-chile
Se você não quiser fazer uso de nenhum serviço de guia ou ônibus turístico é bem tranquilo usar o transporte público também. Santiago é uma cidade bem barata para se locomover e bastante segura. Vou listar abaixo alguns lugares que você precisa conhecer ou pelo menos passar rapidinho para dar uma olhada.

Plaza de La Constitución
Em torno da Plaza de La Constitución você encontrará alguns dos edifícios e monumentos mais importantes ligados ao poder executivo do Chile, importantes prédios em arquitetura neoclássica, assim como a sede da presidência da República do Chile – o Palacio de La Moneda. Por lá você também encontrará a Bolsa de comércio de Santiago e a Universidade do Chile.

SANTIAGO 082 (2)

SANTIAGO 099 - Cópia (2)

Santiago, Chile. Palacio de la Moneda.Cred. Serv Nacional del Turismo

Museu Nacional de Historia Natural
Este é o museu mais visitado do chile e é também um dos mais antigos da América, construído em 1830 com 16 salas com exposições permanentes e assuntos ligados a geografia do Chile, minerais, insetos e arqueologia. O museu também mantém exposições temporárias.

Museu de Belas Artes
O Museu de Belas artes do Chile é um dos principais centros de artes visuais do país.
Ele foi criado em 1880, ocupa o edifício atual desde 1910 e possui um patrimônio artístico com mais de 3 mil peças incluindo importantes seleções de esculturas e pinturas de artistas nacionais, além de uma biblioteca com mais de 100 mil volumes.

Casa-Museu La Chascona
Em uma ladeira no bairro boêmio de Bellavista, a Casa-Museu La Chascona é uma das três casas do poeta chileno Pablo Neruda. Apaixonado pelo mar, sua casa foi projetada em forma de barco, e nos passa um pouco da personalidade do poeta. Muitos objetos curiosos como moedas de diferentes países, passagens secretas e um bar construído com a madeira de um barco francês fascinam os turistas que visitam a casa. É imperdível mesmo.

Chile

Mercado Central
Uma de minhas grandes paixões na cidade não só pela sua arquitetura, mas pela diversidade gastronômica que encontramos em um só lugar. Além de vender todo tipo de produtos frescos em seus açougues, peixarias, e muitos outros, o Mercado Central de Santiago possui restaurantes perfeitos para provar as especialidades locais. Não deixe de fazer ao menos uma refeição em sua viagem por lá.

Santiago

Santiago1

Santiago2

Bairro Providencia
A partir da Praça Itália, seguindo para o leste, Providencia é um dos bairros mais tradicionais e agradáveis de Santiago, um dos mais indicados para se hospedar também. Situado às margens do Rio Mapocho, Providencia tem uma grande oferta comercial, gastronômica e de vida noturna. Com espaços verdes como o Parque Balmaceda, o Parque Uruguai e o Parque das Esculturas. Se você gosta de caminhadas, Providencia é um bairro excelente para fazê-las.

Parque das Esculturas
O Parque das Esculturas é um das áreas verdes mais belas de Santiago, ideal para um passeio num dia ensolarado. O diferencial deste parque são suas numerosas esculturas criadas por artistas locais. Com uma área de 15 mil m², o Parque das Esculturas fica localizado bem no coração do bairro de Providencia.

Cerro San Cristóbal

Cerro San Cristóbal
Se você é daqueles viajantes que adora vistas do alto da cidade, não pode deixar de conhecer o Cerro San Cristóbal. As melhores fotos da Cordilheira do Andes com a cidade de Santiago que você geralmente vê nas matérias por revistas e sites são tiradas lá, mas se você quer mesmo algo especial e diferenciado, vá no fim da tarde para curtir o pôr do sol. Além de ter uma vista linda, o ambiente sempre tem um clima gostoso, bem familiar e se estiver no fim de semana ou em período de férias, irá encontrar o lugar movimentado e super inspirador.

Cordilheira dos Andes

Extras 088

Santiago

O cerro faz parte do Parque Metropolitano de Santiago que é considerado o maior parque urbano do Chile. Em minha primeira viagem para lá eu subi de funicular e desci de teleférico pelo outro lado, mas soube que atualmente o teleférico não está funcionando, o que é uma pena, já que o passeio é bem interessante e você passa por cima do Zoo Nacional do Chile que é uma ótima opção para que tem um tempo a mais na viagem. Não deixe de subir até a estátua da Virgen de la Inmaculada Concepción que fica alguns degraus (ufa!!) acima do mirante. Cansa um pouquinho, mas vale muito a pena, além de ser lindo, é mais calmo, tem um som ambiente tocando músicas sacras e torna o momento perfeito para dar aquela relaxada e entrar no clima slow motion necessário em toda viagem. Vale uma meditação, independente de religião ou crença.

Santiago1
Obviamente que existem muuuitas outras atrações maravilhosas para visitar em Santiago, mas, estas são as realmente imperdíveis para quem tem pouco tempo na cidade. Sendo assim, aproveite cada minuto neste lugar maravilhoso e faça de sua viagem um momento totalmente especial.

Cerro San Cristóbal1

Boa viagem!!

Fotos: Naira Amorelli / Divulgação

Separei alguns links sobre Santiago e arredores em outras viagens que já realizamos ao Chile, quem sabe eles possam te dar uma mãozinha também.

Santiago, um lugar cheio de alegria, aromas e cores!

O que fazer no Valle Nevado quando não está nevando?

Renaissance Santiago Hotel – um dos melhores hotéis da cidade  

Valle de Colchagua: Cultura, vinhos e paisagens bucólicas

Alta gastronomia chilena: Chef inova com jantar exclusivo

El Hoyo – desde 1912 servindo comida típica chilena

El Huaso Enrique: Gastronomia e cultura chilena em harmonia

Aproveite e faça agora sua pesquisa na Booking.com e encontre os melhores preços!

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *