Dicas & Destinos

Verão em terras argentinas

Verão tem tudo a ver com praia, mas você já pensou em fazer algo diferente e seguir o caminho contrário da maioria dos brasileiros?  Esse ano decidi passar a estação mais quente do ano em Córdoba, na Argentina. Há quem deva estar se perguntando, com tanto lugar no mundo porque escolher uma cidade quente, no interior de outro país e sem praia por perto?  Exatamente ai entra a parte mais divertida da história, fui selecionada para fazer um curso de espanhol por essas bandas de cá e me deparei com uma cidade incrível, com um ritmo bem atípico de vida.

Iglesia de Los Capuccinos

Iglesia de Los Capuccinos

Córdoba é uma cidade universitária e no verão dizem que fica mais tranquila por se tratar de um período de férias estudantis, mas não foi exatamente isso que encontrei por aqui, Córdoba tem um ritmo de vida frenético e bem peculiar. O comércio abre por volta das 9 horas da manhã, mas às 13h os comerciantes fecham as portas para a famosa “ciesta”, um período de descanso sagrado para os cordobeses. As ruas ficam vazias e só voltam a se agitar por volta das 16h quando o comércio reabre. O expediente na maioria das lojas se encerra ás 19h.

Museo Superior de Bellas Artes Evita

Museo Superior de Bellas Artes Evita

A expressão “a noite é uma criança” poderia ter sido criada aqui em Córdoba. As pessoas jantam por volta das 11 da noite e saem de casa para aproveitar a vida noturna quase 2 da manhã. A cidade é repleta de bares e “boliches”, que são as nossas baladas do Brasil. Se durante as férias a cidade é tão agitada assim, não consigo nem imaginar como deve ser com todos os estudantes por aqui.

Há muito que se fazer nos arredores de Córdoba, rios, lagos, cidades históricas são algumas das opções. Em Alta Gracia você pode visitar o Museu do Che Guevara, onde o revolucionário viveu com a família durante a infância. A cidade fica a uns 40 minutos de Córdoba e também é destino certo para quem quer saltar de paraquedas.

Dique de los Molinos

Dique de los Molinos

Vila General Belgrano é uma cidade colonizada por alemães, famosa pelas cervejarias e fábricas artesanais de alfajores. Na mesma direção fica La Cumbrecita, um destino de ecoturismo na serra com trilhas e cachoeiras.

Para aplacar o calor desta época do ano vale um mergulho nas águas de Cuesta Blanca ou no Lago San Roque, em Carlos Paz. Aliás, para os baladeiros de plantão, Carlos Paz no verão é onde se concentram as melhores festas da região. A cidade é conhecida pela intensa vida noturna com boates e cassinos.

Monumento Bicentenario

Monumento Bicentenario

Córdoba é um destino receptivo, combina muito bem com o verão! Ideal para aquelas férias com os amigos ou pra quem está a fim de conhecer gente nova. Há ótimos hostels espalhados pela cidade, fiquei hospedada no Aldea Hostel (www.aldeahostelcordoba.com/en) localizado na Calle Santa Rosa e gostei bastante, recomendo.

Curiosidade

Há muitos cães de rua vagando pela cidade, mas a prefeitura coloca recipientes de água e comida espalhados pelas ruas pensando nesses sem-teto tão especiais. O mais incrível é que se você está caminhando pela rua e um desses cães simpatiza com você, ele começa a caminhar ao seu lado e te escolta até o seu destino final! A grande maioria é muito dócil, para quem gosta de animais não deixa de ser uma atração à parte.

La Cañada

La Cañada

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *