Dicas & Destinos

Se deixe levar pelos Canais de Veneza

Por Naira Amorelli

Com atrações para todos os gostos, bolsos e estações a sedutora Veneza encanta com seus canais que são verdadeiras vias aquáticas contornadas por tantas construções tão belas quanto históricas. Para além de Rialto e Piazza San Marco a cidade reúne mais de 100 igrejas repletas de obras de fantásticos pintores, escultores e mantém o testemunho de mais de mil anos de fé e história.

venice

Construída sobre a água e afundando lentamente no mar, Veneza é uma das cidades mais românticas e singulares do mundo.os reflexos dos palácios góticos e renascentistas nas águas do Grande Canal parecem perfeitos demais para ser reais. E a Piazza San Marco que Napoleão chamava de “a mais fina sala de visitas da Europa”? É tão perfeitamente linda e simétrica que parece ter saído de um cenário de filme.

Sua extraordinária beleza envolta em atmosfera misteriosa há séculos inspira artistas, poetas e cineastas. Ainda contamos com a companhia de fantasmas ilustres do século 19 como os expoentes literários Goethe, Proust e George Sand nos cafés da San Marco.

venezia_basilica-di-san-marco_2

E os passeios de gôndola? Mico demais para sua opinião? Relaxa, você está em Veneza e lá é tudo mágico, tudo especial demais para ser over. Escolha aquele que você mais se identificou (e que não cobrou em dinheiro o equivalente a toda a água de Veneza) e se deixe levar. A dica aqui é optar pelos que ficam mais afastadinhos da praça que são mais justos no bolso.

Basílica de São Jorge Maior (Veneza)

Seria preciso pelo menos cinco dias para conhecer um pouco melhor a estonteante Veneza, mas se você não tem esse tempo todo, não deixe de visitar:

  • Basílica di San Marco
  • Palazzo Ducale e a Ponte dos Suspiros
  • Igrejas de San Giorgio Maggiore e de Santa Maria della Salute
  • Mercado e Ponte do Rialto
  • Museo Correr

italy1

Novembro é uma boa época para ir a Veneza já que há menos turistas e as tarifas de hotéis costumam ser menores. Apesar do clima mais úmido e enevoado, ainda conseguimos ter dias de sol decorando ainda mais a atmosfera especial de Veneza.

Gastronomia

A cozinha de Veneza é caprichada em peixes, frutos do mar e alimentos como pinoles, romãs, passas e claro, massas. Não é uma cidade exatamente barata para comer, mas encontramos boas opções de restaurantes que cabem nos mais variados perfis de bolsos e paladares. Obviamente temos alguns famosos e estrelados que merecem uma noite especial para coroar a visita à cidade de tantos suspiros, mas que fique claro que isso não é uma regra.

Jantar em Veneza

Não deixe se render aos charmosos cafés como o Caffè Florian na Piazza di San Marco e também não deixe de passar no Harry´s Bar e tomar um dos melhores Bellini do mundo.

Como circular

Em Veneza, o vaporetto será seu “carro” para todo canto. Você pode comprar o VeniceCard que permite o uso gratuito do transporte público e ainda te dá acesso ao museu municipal e desconto em visitas a outros museus, galerias e eventos.

Onde ficar

Se hospedar em hotéis majestosos e históricos é para poucos mortais e sabemos bem disso, mas Veneza possui bons hotéis em localizações tão privilegiadas quanto os mais luxuosos. Alguns são tão pequeninos e charmosos que fazem ‘a’ diferença na viagem, mas infelizmente também não são baratos. Nada em Veneza é barato, tenha isso em mente.

Hotel Centauro Veneza

Hotel Centauro Veneza

Como opção, você pode se hospedar fora da área turística de Veneza, ficando na área continental como em Mestre ou Campalto, por exemplo. Pesquise com bastante atenção para escolher seu hotel, pois, infelizmente (de novo) com os altos preços costumam ocorrer algumas pegadinhas que deixam os turistas em complicadas situações.

Visitar Veneza sempre será uma experiência mágica e especial e eu espero que a sua vá ainda mais além.

Palacio dos doges Veneza

“Fiquei em Veneza na ponte dos suspiros, entre um palácio e uma prisão.”  Lord Byron, poeta inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *