Dicas & Destinos

Um pouco de história da maior festa popular do mundo

Cada ano em meados de setembro, Munique se torna a um lugar completamente louco: Durante a Oktoberfest, cerca de seis milhões de visitantes de todos os continentes se misturam com os moradores da capital do Estado de Bayern (Baviera). Às vezes se vê mais Japoneses, Chineses, Italianos e Americanos em Lederhosen (calças de couro) e Dirndl (vestido tradicional) do que bávaros. Todo mundo queria fazer parte da festa; os alemães do Norte mesmo tentam falar o dialeto bávaro depois de algumas „Maß Bier“ (caneca de cerveja), mas é quase impossível aprender para os „Preißn“ (prussianos) como os bávaros chamam em tom jocoso os alemães que vivem ao Norte do país …

Oktoberfest (5)

A euforia com a Oktoberfest não é de se admirar, pois ela é o festival de cerveja mais famoso do mundo onde se pode comer, beber e divertir-se bastante.

Oktoberfest (3)

As raízes do evento datam do dia 12 de outubro 1810 – quatro anos depois da fundação do reino da Bavaria – quando o principe herdeiro Ludwig se casou com a princesa herdeira Therese. A festa pomposa durou cinco dias e toda a cidade estava convidada. Havia uma parada da Guarda Nacional, iluminação, comida, bebida, música, trombetistas e bateristas. A festa acontecia num parque longe do centro, batizado „Theresens-Wiese“, em honra da noiva. Ainda hoje se realiza a Oktoberfest (Festa de outubro) no mesmo lugar cujo nome não mudou até hoje („Theresienwiese“ ou „Wiesn“).

Oktoberfest (2)

A corrida de cavalos foi o ponto alto da festa e um grande êxito. Assim se decidiu por continuar com as corridas nos anos que vêm e surgiu a tradição das Oktoberfeste. Em 1938 sumiram as corridas mas já houve outros eventos para divertir-se. Por exemplo os visitantes puderam beber cerveja em barracas pequenas cujo número se aumentou rapidamente. Em 1896 os hospedeiros montaram em colaboração com as cervejarias os primeiros grandes „castelos de cerveja“. Logo depois eles ofereceram também „Brotzeit“ (merenda tradicional) e isso foi o começo da „Wirtsbudenstraße“ (Rua de barracas dos hospedeiros) que ainda hoje existem. Lá os visitantes podem comer e beber bem.

Oktoberfest (4)

A outra parte do Wiesn estava ocupada com os negócios dos profissionais itinerantes. Eles ofereceram os primeiros carroceis e balanços em 1818. Nos anos 1880 começou a forte expansão das máquinas de diversões, divertimentos e brinquedos. E a Oktoberfest que conhecemos agora nasceu.

Oktoberfest roda gigante

Hoje-em-dia ela combina de uma maneira perfeita as tradições com alta tecnologia. Fica uma festa para os moradores de Munique mas também é uma festa para visitantes de todo o mundo.

Oktoberfest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *