Dicas & Destinos

Florença abriga a farmácia mais antiga do mundo

Em Florença, na Itália, a farmácia mais antiga do mundo guarda fórmulas secretas que frades dominicanos criaram na Idade Média

farmácia florença

Tudo começou em 1221 quando frades alquimistas iniciaram suas experiências preparando seus bálsamos, pomadas e remédios para uso próprio em um antigo Monastério na bela Florença, Itália. Com o tempo os elixires, licores e xaropes também entraram para os produtos de uso contínuo e ainda depois, os perfumes passaram a compor suas experiências.

pomadas

A beleza do palácio histórico da farmácia Santa Maria Novella atrai turistas de toda parte. Entre os objetos de época, estão os termômetros feitos a partir de desenhos de Leonardo da Vinci, assim como a garrafa fiorentina de decantação.

Muita gente vai procurar uma grande invenção: o primeiro perfume suave do mundo, que nasceu naquelas salas. Conta-se que em 1500, quando Catarina de Médici estava para se casar com o rei da França, Henrique II, os frades dominicanos criaram um perfume para a noite de núpcias. Tratava-se de um perfume diluído, que mais tarde foi levado para a cidade alemã de Colônia por um italiano e lá ganhou o nome de água-de-colônia.

novella-santa

A primeira água-de-colônia do mundo se chamava Água da Rainha. A fórmula é uma mistura harmoniosa de bergamota da Calábria, limão da Sicília, flores brancas como gardênia e algumas especiarias como alecrim e cravo-da-índia. A água-de-colônia tem um perfume suave, cítrico e que refresca a pele.

Em uma das áreas mais concorridas na farmácia, na sala das ervas, a água anti-histeria que é vendida com o nome de Santa Maria Novella, é um dos produtos mais originais das prateleiras e costuma ter uma procura muito grande, especialmente por mulheres curiosas e ansiosas. Esse produto trata-se de uma espécie de tônico que ao ser ingerido, possui a promessa de acalmar os ânimos.

farmacia-santa-maria-novella

As portas da Santa Maria Novella, a mais antiga farmácia do mundo, se abrem para a público religiosamente desde 1612. Não deixe de conhecer em sua viagem para a Itália.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *