Dicas & Destinos

Temporada de esqui bem aquecida no Chile

O entretenimento está garantido com atividades de esqui, snowboard, tirolesa até caminhadas com raquetes de neve e passeios em motos adaptadas

corralco_ski_salto

Férias a vista e se você ainda não planejou nada com antecedência, não pode perder muito tempo. A dica é aproveitar para juntar tudo em um balaio só: um lugar agradável, com opções de lazer que fujam do habitual e que tenham preços razoáveis pela relação custo x benefício. Existe algo assim de última hora? Sim, existe logo aqui pertinho da gente, no Chile.

Um dos principais atrativos para os passageiros estrangeiros no Chile nesta época do ano é, sem dúvida, a prática de Esqui e Snowboard. E assim, em busca de diversão e entretenimento, milhares de visitantes já se programam para a alta temporada de neve no país, que ocorre entre os meses de junho e outubro.

Complexo neve Chile

Desde a região central até o extremo sul do Chile, há uma grande variedade de centros de esqui, com acomodações, restaurantes e serviços de aluguel de equipamentos. Entre os destinos mais procurados atualmente estão Farellones, El Colorado, La Parva e Valle Nevado. Eu conheço esses quatro que estão mais próximos a Santiago e são de acesso muito simples e rápido.

CENTROS DE ESQUI PRÓXIMOS A SANTIAGO

Localizado na zona central chilena, Farellones é o centro de esqui mais próximo da capital – há apenas 32 quilômetros de Santiago e forma parte do centro de esqui El Colorado. Entre os destaques da região está a mini escola para as crianças, teleféricos e pistas que são utilizadas para todos os níveis de esquiadores.

El Colorado é uma estação de inverno bem famosa entre os chilenos e estrangeiros, com interessante infraestrutura hoteleira e gastronômica. O centro de esqui El Colorado, junto com La Parva e Valle Nevado, forma a maior e melhor superfície esquiável da América do Sul.

Em El Colorado/ Farellones, existe um total de cinco hotéis e seis estabelecimentos, divididos entre restaurantes e cafés.

heliski_valle_nevado

O Valle Nevado, por sua vez, fica a 60 quilômetros ao leste de Santiago e é considerado um dos mais modernos centros de esportes de inverno na América Latina, distribuído em 37 quilômetros de pistas. O complexo possui três hotéis (cinco, quatro e três estrelas), restaurantes internacionais, um centro comercial, bares, pub, discoteca, piscina aquecida, transporte, centro de fitness e escola de esqui com aula para grupos ou individuais.

Para a temporada de 2014, a região reforçou investimentos e tem muitas novidades, como ampliou a seleção de esquis e snowboards disponíveis para aluguel e abriu uma nova área na zona de principiantes dentro da escola de treinamento. 

portillo_juanjaeger

 a estação Portillo – localizada a 150 quilômetros a nordeste de Santiago – tem ganhado reconhecimento internacional pela sua sofisticada rede hoteleira e excelentes pistas. Celebrando 65 anos de história, já cativou gerações de esquiadores. Vale ressaltar que foi eleita a melhor estação de esqui do Chile em 2013 pelo prêmio World Ski Awards.

Hotel Portillo é conhecido também por dar atenção especial aos seus clientes. Seus serviços incluem piscina aquecida, ginásio, sauna, restaurantes, creche, cinema e escola de esqui. Nesta temporada os hóspedes poderão acompanhar todos os jogos da Copa do Mundo em telões que serão espalhados pelo estabelecimento. E para as crianças, a estação preparou atividades divertidas como aulas de zumba e brincadeiras com monitores e instrutores de esqui e snowboard.

la_parva

La Parva

Há cerca de 50 quilômetros de Santiago está La Parva, em plena Cordilheira dos Andes Central, onde está localizado o Centro de Ski La Parvacom sua moderna infraestrutura. La Parva possui 14 elevadores distribuídos por 30 pistas em uma área total de 32.500 m² e 750 metros de comprimento, divididos em duas linhas – uma para iniciantes e intermediários e outra para o avançado e especialista.

Puma Lodge

Um exclusivo complexo que oferece Heliskiing em uma superfície de cinco mil quilômetros de pistas, picos, geleiras e penhascos. Está localizado a 90 minutos de carro ao sul do Aeroporto Internacional de Santiago ou a apenas 35 minutos de voo de helicóptero a partir do mesmo terminal. Puma Lodge também possui superfície para iniciantes com baixa dificuldade.

CENTROS DE ESQUI NA ZONA SUL

Corralco

Localizada na encosta do vulcão Lonquimay, no sul do país, está o Corralco Mountain & Ski Resort, que conta com serviços como restaurante, spa, sauna, jacuzzi e piscina aquecida.  Entre as novidades para este ano está o novo teleférico Cumbre, que dará acesso a três novas pistas. E entre as atividades mais solicitadas no inverno estão as excursões com raquetes de neve, com rotas históricas e os passeios em motos de neve.

chillan_01 

Ski Chillán

A área possui uma das mais belas vistas da região sul, com 28 pistas para prática de esqui e nove elevadores para suporte. Seus spas termais localizados a 480 quilômetros de Santiago e 82 quilômetros a leste da cidade de Chillán são famosos internacionalmente. Durante o mês de agosto o local oferecerá um espaço especial para os visitantes assistirem o tradicional Campeonato de Polo na Neve.

Gran Hotel Termas de Chillán tem um centro termal e spa, onde é possível experimentar diferentes tratamentos, como massagem tailandesa, reflexologia e massagem terapêutica.

Entre as atividades apreciadas pelos turistas na região estão o randonnée (caminhadas com equipamentos especiais), os passeios com raquetes de neve (calçado para caminhadas sobre a neve) e o circuito de esqui nórdico (esporte de inverno que abrange todos os tipos de esqui, onde o calcanhar da bota não está fixado ao aparelho).

Huilo Huilo

Huilo Huilo está a 860 quilômetros ao sul de Santiago e tem uma área de 100 mil hectares. Na reserva biológica está o Centro de Neve Aventura Bosque Nevado,  que conta com dois elevadores e três pistas de esqu. Além disso, na região encontra-se o Nothofagus Hotel & Spa, Reino Fungi Lodge, Nawelpi Lodge e Montaña Mágica Lodge (um hotel com formato de vulcão  considerado pelo jornal britânico The Guardian como um dos mais atraentes do mundo).

Puccón

Ski Pucón

Aos pés do Vulcão Villarrica está o Ski Pucón – há 770 quilômetros ao sul de Santiago- com vista privilegiada para os lagos, montanhas, bosques e vulcões. O destaque fica para a quantidade de atrações e atividades na neve, além de visitas à boca de vulcões, rafting no rio Trancura, pesca com mosca, passeios a cavalo ou com bicicleta em meio às montanhas e bosques.

Ski & Outdoors Volcán Osorno

Localizado no imponente vulcão Osorno, a 1.340 metros de altura, este centro de esqui está a apenas 59 quilômetros da cidade de Puerto Varas. Com vista espetacular para o Lago Llanquihue e para os vulcões Calbuco e Tronador, o centro possui 11 pistas, cinco elevadores, além de um charmoso café, lojas e escola de esqui.

A variedade de hotéis e casas que estão na área complementam a experiência turística. Puerto Varas tem excelentes restaurantes e boa parte dos seus hotéis com spas.

Para finalizar, no Centro de Esqui Antillanca – localizado a 1.000 quilômetros de Santiago- é possível desfrutar do esporte em meio aos bosques milenários. Está a poucos minutos das Termas de Puyehue, com uma bela vista aos lagos Ranco, Puyehue, Rupanco.

Mais informações sobre a Temporada de Neve e Turismo do Chile – https://chile.travel/tag/nieve/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *