Dicas & Destinos

Berlim um prato cheio pros amantes da Street art

Por: Daniella Barbosa

Berlim aqui vamos nós de novo! Há pouco mais de um ano escrevi meu primeiro post sobre a capital alemã aqui na coluna do Embarque (www.embarquenaviagem.com/2013/01/17/berlim-ontem-hoje-e-sempre), o que eu não tinha ideia é que tão logo voltaria a me aventurar pela cidade.

Muro de Berlin

Muro de Berlin

Se antes eu dizia que uma visita era pouco para aproveitar tudo que Berlim tem para oferecer, agora, após a terceira passagem pela capital alemã já não ouso palpitar quantas visitas seriam necessárias para se conhecer a cidade na palma da mão. Berlim é mesmo uma grande caixinha de surpresas.

Como o objetivo desta coluna é falar sobre experiências de viagens e sobre o como os destinos podem surpreender os viajantes, suspeito que vocês ouvirão falar de Berlim ainda algumas vezes por aqui. Hoje, no entanto, convido os leitores a embarcarem no Alternative City Tour, um tour alternativo que revela a arte de rua produzida em Berlim.

Faça Amor não faça Guerra

Faça Amor não faça Guerra

Street Art

Street Art ou arte de rua, no bom e velho português, é um termo abrangente que define as diversas formas de arte visual criados em locais públicos, bastante populares em grandes centros urbanos. Se você é um curioso sobre o assunto, Berlim é o lugar certo para uma imersão no universo da street art.

As ruas de Berlim são inundadas por intervenções que revelam os variados estilos da street art, no entanto, em algumas áreas da cidade há uma concentração maior dessas intervenções, como no bairro de Kreuzberg. Alguns grafites são assinados por artistas renomados como os irmãos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como Os Gêmeos. Outras intervenções são assinadas por artistas dos quais não se sabe muito sobre a identidade verdadeira. É o caso das expressivas pinturas do misterioso grafiteiro italiano conhecido apenas pelo pseudônimo Blu.

[easyrotator]erf_67_1403111336/erc_75_1403111461[/easyrotator]

Uma ótima opção para conhecer em detalhes as várias facetas da arte de rua produzida em Berlim é o chamado Alternative City Tour. Um tour guiado com duração de 3 horas e meia, no qual você tem a chance de conhecer um pouco da efervescência cultural que tomou conta da cidade logo após a queda do Muro de Berlim e que transformou algumas áreas da capital em  verdadeiros redutos da produção artística nos mais variados estilos, da música à street art.

Prepare a câmera fotográfica e não se esqueça de usar sapatos confortáveis, o tour é feito basicamente a pé. O metrô será utilizado algumas vezes ao longo do roteiro, mas as longas caminhas compõe a principal parte do tour. Se você é um amante da arte de rua e gosta de explorar o cenário underground de uma cidade, com certeza não irá se arrepender do passeio.

Para mais informações sobre preços e horários do Alternative City Tour acesse: www.newberlintours.com/daily-tours/alternative-city-tour.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *