O Ibérico é o recém-inaugurado restaurante dos proprietários do Entretapas, o espanhol Antonio Alcaraz e o chef Jan Santos. Na nova empreitada, Jan se aprofunda no que ele denomina “gastronomia espanhola con-tradição”, em que convivem de maneira harmônica a contemporaneidade e a tradição, presentes hoje na gastronomia espanhola. O Ibérico nasce com o título de primeiro restaurante sustentável do país, com atividades que envolvem diferentes áreas relacionadas à sustentabilidade.
O cardápio que Jan Santos chama de “con-tradição” explora a riqueza e a diversidade da culinária espanhola que se expressa de diferentes modos respeitando sempre a raiz, provocando as sensações e evocando a memória das emoções. A criatividade do chef ganha asas, ao mesclar a tradicional com a moderna cozinha espanhola. De entrada, destaque para a versão da sopa fria andaluza Ajoblanco, uma releitura com amêndoas, coco, vinagre de Jerez, peixe azul defumando e gelatina de uva; e a Flor de Arzak, uma adaptação da Flor de Ovo do chef Juan Mari Arzak, preparada com ovo orgânico do Brejal com azeite trufado, mousse de tâmaras e chorizo, pimentão verde frito e jámon Serrano crocante. No quesito pratos principais, “De La Tierra”, a sugestão é o Leitão assado e migas granadinas; “Del Mar”, vale experimentar a versão contemporânea do arroz de Alicante, com lula, camarões e peixe. Outra opção é o bacalhau Ibérico no azeite “Colorao”, acompanhado de guiso de ervilhas e favas verdes cozidas em caldo de jámon Serrano. Para finalizar, as boas pedidas são as sobremesas “Pera ao vinho Jerez doce”; “Tentação de laranja e chocolate com essência de Azahar” e Empedrado de chocolate com macadâmia.
O ambiente intimista do Ibérico mescla o rústico com o requintado, o moderno com o tradicional. O nome da casa escrito na antiga língua da Península Ibérica se integra discretamente na decoração. O lado externo é aberto, em uma charmosa varanda com jardim vertical e mesas altas de metal sucateado com iluminação baixa em led. No interior, janelões de vidro dão amplitude ao local, que conta com paredes em cimento, mesas de madeira e um luxuoso bar que leva drinques exclusivos e clássicos para a carta de bebidas. Vinhos portugueses, argentinos, uruguaios chilenos, brasileiros e espanhóis, é claro, chamam a atenção na adega e no mostruário, que é uma atração à parte no restaurante que transborda novidades.
Nas paredes, ganha destaque a exposição de fotografia “Alma Ibérica”, do fotografo Marcelo Faustini e com produção de Lou Bittencourt, que faz um tributo à arte espanhola através de personalidades cariocas.
E o restaurante Ibérico já deu seu pontapé inicial para a Copa do Mundo, apresentando o Copa no Copo, uma verdadeira seleção de coquetéis inspirados nos países campeões mundiais. Durante os dias do Mundial da Fifa, de 12 Junho a 13 de Julho, a cada drinque especial do cardápio “Copa no Copo” consumido no restaurante Ibérico, o cliente ganhará direito a experimentar outra bebida da promoção gratuitamente no bar Entretapas e vice-versa.
Confira a seleção:
– BRASIL – “CANARINHO”: Cachaça Pura, Cachaça Jequitibá, Syrup de Maracujá natural, Abacaxi e Espuma de hortelã.
– ESPANHA –“LA FÚRIA”: Jerez Fino, Cava Rosada, Geleia de Pimentão Vermelho e Crocante de Jamón.
– ARGENTINA- “ALBICELESTE”: Cava Brut, Vodka, Blue Curaçau, Licor Fino e Carambolas.
– ITÁLIA-“AZURRA”: Aperol, Vodka, Limão Siciliano e Licor de Baunilha.
– URUGUAI- “CELESTE”: Vinho Branco, Cava Brut, Syrup Vinho Branco e Uva.
– INGLATERRA-“THE THREE LIONS”: Whisky, Twings Camomila, Mel e Baunilha, Maça e Mel.
– ALEMANHA-“DIE MANNSCHAFT”: Steinhaeger Morango, Syrup Gengibre, Licor Fino e Cacau
– FRANÇA-“LE BLEUS”: Conhaque, Suco de melão, pêra, Cointreau e Syrup Neutro.
.
Ibérico – www.iberico.com.br
Rua Saturnino de Brito, 84 – Jardim Botânico bem pertinho da Lagoa
Telefone: (21) 3197-4227
Horário de funcionamento: De Segunda a Sábado das 19h até meia-noite.
Entretapas – www.entretapas.com.br
Rua Conde de Irajá, 115, Humaitá
Telefone: (21) 2537-0673
Horário de funcionamento:
Almoço: sábado e domingo a partir das 13 horas
Jantar: de 2ª a domingo, das 19 horas até a meia-noite, exceto 6ª, sábado e véspera de feriado até 01 hora.