Dicas & Destinos

Os encantos do Arquipélago dos Abrolhos

O Arquipélago dos Abrolhos fica a 80 km do estado da Bahia e é formado por cinco pequenas ilhas: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita, que compõem o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A região é conhecida por abrigar a maior biodiversidade marinha de todo o Oceano Atlântico Sul.

arquipelago_abrolhos_foto_joao_ramos_bahiatursa 600

No século XVI, quando um navegador se aproximava de um pequeno arquipélago na costa sul da Bahia, recebia o aviso: “Abra os olhos” já que os inúmeros corais existentes na região dificultavam a navegação e eram responsáveis por frequentes acidentes e naufrágios. Curiosamente a advertência acabou batizando o local como Arquipélago dos “Abrolhos”.

Siriba, com 300 metros de comprimento por 100 de largura, é a única ilha aberta à visitação e de forma totalmente programada e monitorada – A natureza agradece. O visitante, ao desembarcar, percorre uma trilha de 1.600 metros que circunda a ilha. Dependendo da maré, não é possível contornar toda a ilha, pois as ondas quebram sobre as rochas, tornando o passeio perigoso. É obrigatório estar acompanhado sempre de um guia, que vai mostrando a flora, fauna e geologia do local. Pelo passeio é possível ver conchas, corais, piscinas naturais com muitos peixinhos coloridos, diversas espécies de aves que fazem seus ninhos no chão (um dos motivos de não se caminhar na parte central da ilha) e muito mais.

arquipelago_abrolhos_foto_joao_ramos_1bahiatursa 600

Para se hospedar, o ideal é ficar entre as cidades de Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Prado que ficam na zona costeira baiana de onde geralmente se sai para ir até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. A melhor opção é ficar na cidade mais próxima de Abrolhos, Caravelas, que fica a uma distância média de 950 km de Salvador. Da cidade de Caravelas, a ida até Abrolhos (cerca de 80 Km) pode ser feita de Catamarã (cerca de 2 horas), lancha (2,5 horas), de traineira (4 horas) ou de escuna (6 horas). Além disso, para quem gosta do balanço do mar, existem embarcações que oferecem pacotes para dormir a bordo, neste caso, para mais de um dia de visita.

calda_jubarte_abrolhos_foto_joao_ramos_bahiatursa 600

Baleias Jubarte
A partir de julho, inicia-se a temporada das baleias Jubarte e essa é uma das principais atrações para se fazer de barco. Abrolhos é a principal área de concentração das baleias Jubarte no Brasil. Elas frequentam a região anualmente entre os meses de julho a novembro. Abrolhos é berço da baleia Jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de reprodução e amamentação da espécie.

Essa espécie chega a medir 18 metros de comprimento e a pesar 40 toneladas. Ela também é chamada de corcunda ou cantora, e é uma das doze espécies de grandes baleias existentes no mundo. Muito conhecida por seu temperamento dócil e pelas acrobacias que realiza, saltando e exibindo a cauda, elas também são famosas pelo desenvolvido sistema de vocalização: o seu canto melancólico, de construção musical sofisticada, é repetido pelo macho. Sabe-se que uma das funções desse canto é atrair a fêmea para o acasalamento.

farol_arquipelago_abrolhos_foto_joao_ramos_bahiatursa 600

Fique atento:
• O sol forte da Bahia exige chapéu e uso de protetor solar o tempo todo.
• Uma sandália confortável para caminhar – daquelas com velcro – ou tênis são necessários para a trilha na ilha Siriba.
• A melhor época para mergulhos vai de dezembro a fevereiro, quando o mar está mais transparente. De julho a novembro é a temporada das baleias Jubarte.

[embedplusvideo height=”400″ width=”600″ editlink=”https://bit.ly/1e6qycZ” standard=”https://www.youtube.com/v/eDY1nll4UG4?fs=1″ vars=”ytid=eDY1nll4UG4&width=600&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7465″ /]

Agora é só marcar a data da sua viagem e seguir rumo ao Arquipélago dos Abrolhos.
Ótima viagem!!

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *