Dicas & Destinos

Você conhece os Castelos de Algodão, na Turquia?

A Turquia é um país que se divide geograficamente entre a Europa e a Ásia com suas cordilheiras, planaltos, costas, mares e ilhas e possui uma rica e peculiar cultura, arte, história e por esta razão, é uma fonte inesgotável e um convite ao turismo em plena ascensão. Um dos destinos turísticos mais famosos da Turquia, Pamukkale, é conhecido como ‘O Castelo de Algodão’, uma das zonas naturais mais belas do mundo.

Pamukkale 1 Foto Divulgação

Pamukkale, na Turquia, é uma montanha coberta de sedimentos de calcário branco. Seus terraços naturais foram esculpidos ao longo dos tempos pela água que lá corre. O resultado é uma paisagem de rara beleza, com piscinas naturais de cor azul turquesa em forma de degraus ou terraços. Águas termais, entre 35ºC e 50ºC, provenientes de quilômetros de profundidade, brotam do solo e alimentam as piscinas naturais de Pamukkale que, sob o brilho da luz do sol, fazem do local um espetáculo. Pamukkale, em turco, significa Castelo de Algodão e lembram terraços de algodão. Realmente, as piscinas parecem estar em meio ao algodão.

Pamukkale fica a 650 km de Istambul. Embora receba turistas há séculos, tem-se mantido praticamente intacta. Algumas intervenções foram tomadas visando a preservação deste patrimônio natural, dentre elas a proibição do uso de suas piscinas naturais pelos visitantes. Infelizmente, a tinta proveniente das roupas de banho e dos cabelos tingidos estavam escurecendo o branco que reveste a montanha. Além disso, os degraus naturais oferecem risco de queda. Atualmente o uso de roupas de banho está proibido e as pessoas só podem andar pelas piscinas naturais se estiverem descalças e com as pernas descobertas.

Em substituição às piscinas naturais, foram construídas piscinas semelhantes, muito bem inseridas na paisagem e próximas às naturais.

Pamukalle Foto Divulgação

Curiosidades

Ao longo de sua história, Pamukkale já recebeu a visita de ilustres personagens, como Cleópatra, Júlio César, que buscavam descanso e bem-estar na principal estância termal naquela época.

De acordo com as estações do ano e horários, os registros fotográficos são únicos e jamais se repetem.

Certamente, Pamukkale é um dos lugares do mundo que merece ser visitado.

Matéria original publicada na Editoria de Viagem e Turismo do Portal SRZD 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *