Dicas & Destinos

Dicas básicas da França – simplifique sua viagem

 

Recentemente fizemos uma matéria sobre castelos na França e as atividades que alguns estarão promovendo neste ano. Logo depois choveu e-mail com pedidos de algumas dicas e informações básicas sobre o país. E como uma das nossas missões é facilitar a vida de nossos leitores, fizemos um “apanhado geral” para ajudar nossos viajantes no seu planejamento, então pensamos: que tal fazermos uma matéria com dicas básicas da França? Confira abaixo o pacote básico de informações bacanas, compartilhe e comente. Não são indicações de lugares para visitar, e sim, dicas sobre alguns detalhes práticos no país. Se pintar alguma dúvida, nossos e-mails e redes sociais continuam sempre á disposição de nossos viajantes super embarcados.

Boa viagem!

Clima e Geografia da França

Mapa da França

A França tem um clima temperado e agradável e a parte continental é dividida em quatro áreas climáticas distintas:
– Clima oceânico (oeste da França): a chove por muitos dias e tem modestas variações de temperatura anuais.
– Clima continental (centro e leste da França): invernos frios e verões quentes.
– Clima mediterrâneo (sul e leste da França): verões quentes e secos, chuvas de outubro a abril (clima úmido, mas leve), sol amplo durante todo o ano.
– Clima de montanha (altitudes acima de 600-800 m): alta pluviosidade, neve três a seis meses por ano.
Uma boa fonte para referência neste caso é acessar o site: www.meteo.fr
A França é o terceiro maior país da Europa, depois da Rússia e da Ucrânia e tem quatro linhas costeiras: o Mar do Norte, Canal Inglês, o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo.

Como se locomover pela França

eurostar

Aéreo
Muitas cidades grandes possuem um aeroporto internacional: Paris, é claro, mas também Bordeaux, Lyon, Marselha, Nice, Strasbourg e Toulouse .
Estas cidades também são bem servidas por voos domésticos. Air France, a companhia aérea nacional, oferece diversos voos diários entre Paris e a maioria das cidades grandes, com tempo médio de voo de uma hora.

Trens
Densa e altamente centralizada, a rede ferroviária é uma das melhores formas de se locomover pelo país.
Vindo de Londres, a Eurostar é o meio de transporte mais conveniente.
Ao fazer transferência em Paris, é importante saber que seu trem de conexão pode sair de uma estação diferente. Há 5 estações de trem principais em Paris (Gare du Nord, Gare de l’Est, Gare de Lyon, Gare d’Austerlitz e Gare Montparnasse) cada uma sendo facilmente encontrada por meio do Metrô de Paris ou rede RER.

Balsas
Há diversas maneiras de chegar à França e a balsa é uma delas. Da Inglaterra, diversos operadores mantêm serviços regulares saindo de Dover e chegando ao nordeste da França. Além disso, para aqueles que buscam explorar o Mediterrâneo, então há também balsas regulares para a Córsega a partir de portos tais como Nice, Toulon e Marselha.

Ônibus
A Eurolines possui uma rede sólida e desenvolvida que cobre todas as principais capitais europeias saindo de Paris de ônibus. Eles também possuem uma ampla rede nacional, cobrindo 224 destinos, oferecendo alternativa de locomoção na França.

Carros
Para dirigir na França é necessário portar sua carteira de motorista internacional, um certificado de registro, que é chamado “la carte grise” na França e um certificado de seguro.
Se a sua estadia na França for de menos de 6 meses, você pode viajar livremente com o seu carro pelo país. Você também pode alugar um carro na França. É fácil encontrar empresas de locação em cada aeroporto e na maioria das estações de trem no país.

Transporte público
Várias cidades na França têm seu próprio metrô ou sistema de bondes elétrico e todas as cidades oferecem uma rede de ônibus bem ampla.
Você vai descobrir que, para as grandes cidades francesas, toda a informação relevante está disponível em seus sites.

Táxis
Os táxis são um modo comum de transporte na França, especialmente nas grandes cidades. Os táxis podem ser encontrados em pontos de táxi marcados, reservados online, por telefone ou simplesmente fazendo um sinal na rua.
Desde junho de 2007, em Paris, um número único para ligar para (01 45 30 30 30) está em vigor o que permite chamar os táxis equipados com um terminal. Através de um assistente automatizado, você pode escolher qual ponto e estação estão mais próximos de você. Se a estação então não responder, você será automaticamente conectado a uma segunda ou terceira mais próxima.
Você pode igualmente reservar o seu táxi através de serviços de táxi de internet e telefone.

Bicicleta, Patins e Segway®
A cidade de Paris, assim como muitas grandes cidades da França, promove o uso de motores ecológicos e veículos de duas rodas, bem como o alargamento das pistas para ciclistas e patinadores. Um grande sistema de compartilhamento de bicicletas públicas está disponível em várias cidades como Paris e Nice.

Eletricidade, Tomadas, Moeda e Fuso horário na França

Notas de Euro

Eletricidade e tomadas
A corrente elétrica na França opera em 220 volts. Plugs são do tipo E (pino redondo e pino de aterramento masculino socket). Se você levar aparelhos elétricos, você precisará de um adaptador de tomada. Você também pode precisar de um transformador (110V-220V). O adaptador pode ser encontrado em casas de construção, lojas de informática ou de viagem, assim como pela internet. Há também a opção de se adquirir um adaptador universal.

Moeda
O euro é a moeda oficial da França desde 2002 , assim como em outros 15 países da europa.

Fuso Horário
A França está 5 horas a frente do horário oficial brasileiro em horário de verão e 4 horas em horário de inverno. Porém em Paris devemos acrescentar uma hora.

Vamos dar mais uma pesquisada em outras informações bacanas e vamos publicando aqui para dividir com vocês, ok.
Até breve e eu espero que essas dicas ajudem bastante na sua viagem.

 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *