Alguns municípios do brejo paraibano irão integrar o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo. Durante os finais de semana, uma das cidades participantes vai sediar eventos culturais, feiras gastronômicas e shows.
São parceiros do projeto o Fórum de Turismo do Brejo, as prefeituras, o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), e o Sebrae. Segundo a gestora de Turismo do Sebrae-PB, Regina Amorim, o 1º Festival de Sons e Sabores do Brejo tem por objetivo implementar o turismo nesses municípios, gerando divisas e divulgando suas potencialidades. “Esperamos atrair um público estimado em dez mil pessoas durante os oito finais de semana. Isso mexe com a economia local e atrai turistas”, enfatizou.
A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, destacou a importância do evento para divulgar a gastronomia existente nos municípios que integram o projeto. “A Paraíba tem uma tradição na riqueza de sua gastronomia regional e, cientes disso, estamos investindo na qualificação da mão de obra especializada. Por outro lado, iremos divulgar o evento junto a todos os veículos de comunicação da região e jornalistas especializados em gastronomia e turismo”, informou.
Empreendedorismo – Durante o festival, o público poderá participar de oficinas gratuitas de gastronomia. “Na programação de cada município, além do Festival Gastronômico, teremos Música e Arte na Praça, Som na Trilha, Oficinas de Gastronomia Mão na Massa. Esperamos que a região do Brejo, de forma integrada, gere um fluxo turístico que valorize a cultura local”, disse Regina Amorim.
Brejo paraibano – Os oito municípios integrantes do festival estão situados na região de serra, onde os termômetros nos meses de inverno chegam a marcar 12 graus. Uma junção de beleza natural de imagens marcantes, com riquezas culturais, patrimônio histórico tombado, produção de cachaça artesanal e gastronomia.
Programação – O Festival Sons e Sabores do Brejo teve inicio em Bananeiras (18 a 20 de outubro), seguido por Alagoa Grande que acontece nesse final de semana (25 a 27 de outubro). No próximo final de semana é vez de Areia (8 a 10 de novembro), depois Guarabira (15 a 17 de novembro), Solânea (22 a 24 de novembro), Serraria (29 de novembro a 1º de dezembro), Remígio (6 a 8 de dezembro) e Pilões (13 a 15 de dezembro) completam o festival.