Dicas & Destinos

Fortaleza de tantas alegrias

Terra boa de viver. Essa é a constatação que fazemos ao desembarcar no Ceará, logo nos primeiros contatos com o povo local. Que delícia de lugar, que delícia de pessoas, que delícia de praias, que delícia de comidinhas e bebidinhas, que delícia… Tá bom, vou parar de me rasgar em elogios e vou contar um pouquinho de minha viagem e dar algumas dicas legais. Prontos? Vamos lá.

A porta de entrada do Ceará é Fortaleza e de lá várias rotas são oferecidas para os mais variados perfis de viajantes. Mas veja bem, você tem que tirar alguns dias para curtir Fortaleza sem titubear. Acredite em mim, existem lugares lindos e super especiais para visitar.

Como eu sempre costumo reforçar sou adepta de ao chegar a uma cidade fazer um city-tour tradicional mesmo. Rodar a cidade na companhia de um guia credenciado para me mostrar os principais pontos turísticos é básico, pois sei que dali eu vou pinçar uns lugares bem bacanas para voltar depois com mais calma e no meu tempo. Além do Centro Histórico com suas principais construções, eu separei algumas dicas de lugares que você não pode deixar de conhecer.

Fortaleza.jpg1

O Parque do Cocó que é o maior Parque Ecológico urbano da América Latina é um belo exemplo para começarmos. Com uma área de preservação ambiental muito legal, além de várias trilhas com guias, quadras, passeios de barco e espaço para shows e eventos que sempre rolam na região, esse é o ponto ideal para quem quer dar uma relaxada e curtir um lugar muito bonito.

Dragãodomar

Outro lugar imperdível em Fortaleza é o Centro Cultural Dragão do Mar. Imagine uma construção imensa toda dedicada à cultura e no seu entorno barzinhos e lugares descolados para curtir uma comidinha daquelas de deixar qualquer um querendo mais. Lojinhas de artesanato para comprar lembranças também ficam ali por perto. Se bem que para compras, eu prefiro indicar o Mercado Central que é um ESPETÁCULO para consumistas como é meu caso. Mas voltemos ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura que depois eu falo mais do Mercado. Lá no CDMAC existem vários espaços destinados a diferentes atividades onde a difusão da arte e da cultura são a bandeira principal. Biblioteca, Museu, Planetário, Cinema, tudo concentrado em um mesmo espaço muito bem arquitetado que flui como um convite para visitar absolutamente tudo. E vale muito a pena, acredite. Na última vez que estive lá, no térreo estava rolando um festival de street dance muito bacana com a galera local. Tudo em um clima super informal, descontraído e com a cara de Fortaleza, gostoso.

Do lado de fora do Dragão do Mar

Agora vamos falar mais do Mercado Central para não deixar passar uma dica boa para quem gosta de artesanato e comidinhas. O mercado é repleto de lojinhas com o melhor de tudo que a região oferece e com preços super justos. Claro que tem coisas um pouco surreais, já que em várias lojas o valor não fica fixo no produto e o lojista vende de acordo com a cara do cliente, tem que ter atenção e “cavucar” para não pagar caro á toa. Aconteceu comigo algo assim, comprei uma toalha de renda lindíssima numa loja e poucos metros á frente encontrei a mesma toalha por 40% a menos  do que eu havia comprado. Ô raiva!! Então a dica pode parecer batida, mas é super válida: dê uma volta antes, para encontrar preços legais, pegue o cartão das lojas que você curtiu alguma coisa e volte depois com a cabeça mais tranquila. Rendas (roupas de cama e mesa e roupas de vestir mesmo), vestidinhos e blusas, roupas de praia, bolsas, bijus, doces e demais guloseimas são apenas alguns dos itens mais populares e com preços bem bacanas que você vai encontrar por lá. Outra dica básica: compre uma bolsa de viagem extra para trazer tudo, você vai precisar.

Mercado Central

Agora uma dica de hospedagem que vai te ajudar bastante: procure ficar na praia de Iracema ou Meireles que são mais práticas e bem localizadas. Em Iracema o preço dos hotéis costuma ser um pouquinho mais baixo. Dali você pode caminhar pela Beira Mar e tirar altas fotos na Ponte dos Ingleses e do monumento de Iracema a qualquer hora do dia e á noite ainda pode curtir uma feirinha muito interessante. Ali também ficam os melhores restaurantes, bares descolados, cafés e sorveterias da capital. Realmente a localização é muito boa. Embora a praia do futuro seja mais legal para quem curte ondas, o local é bem mais afastado e principalmente á noite é mais delicado para chegar. Alguns táxis até se recusam a ir para lá depois de certo horário. Entre ficar lá por causa das ondas de dia e ficar para o outro lado, mais urbano, eu prefiro ficar com o lado mais badalado mesmo.

Beira mar

A gastronomia do Ceará é riquíssima em peixes e frutos do mar e seus temperinhos, ai que delícia! Eu diria para você experimentar de tudo um pouco, mas pergunte ao garçom sobre o preparo dos pratos se você tem alguma restrição principalmente a temperos fortes. Os doces são uma coisa de louco, santa criatividade desse povo. Quilos extras?? Relaxe já que são inevitáveis.

Outra coisa imperdível que o Ceará sabe produzir em larga escala e com uma qualidade indiscutível são os humoristas, e em Fortaleza é possível encontrar um bom show de humor a cada “esquina”. Não deixe de reservar ao menos uma noite para sentar em um restaurante para se deliciar com o melhor da gastronomia e se acabar de rir. Até hoje nos lembramos da noite do show de humor que assistimos e não há coisa mais gostosa do que reunir bons momentos na sua lembrança.

Fortaleza está para a alegria, assim como a alegria está para Fortaleza. Boa viagem!

Matéria extraída da minha Coluna de Turismo no Site O Repórter.com 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *