Dicas & Destinos

Algumas dicas culturais básicas

Brasileiro é um povo pra lá de expansivo, isso é fato e nossa fama é muito conhecida quando os turistas chegam aqui em nosso país. Porém, se você está viajando para outro país, deve ter um pouco mais de atenção para não cair em verdadeiras furadas.

bandeiras

Nada de sair beijando todo mundo, abraçando quem você mal conhece ou acariciando as mãos. Em algumas culturas, isso é problema certo.

Cuidado também com gestos e sinais que ao contrário do que muita gente pensa, não são tão universais assim.

Em algumas culturas como a tailandesa, por exemplo, um simples “sim” e “não” com o movimento da cabeça pode gerar um grande mal entendido.

Um ingênuo “joinha” feito com o polegar pra cima pode ser interpretado como um xingamento na Austrália.

Fazer figa na Romênia, Turquia e Grécia tem conotação sexual e pode te colocar em apuros. A dica preciosa aqui é simples: não arrisque na mímica, ok!!

Ainda falando um pouco sobre hábitos culturais que podem te salvar de verdadeiros apuros, preste muita atenção ao visitar Templos asiáticos. Em geral, em nenhum se entra com sapatos e não adianta dar uma de espertinho e esconder os sapatos dentro do bolsão. Entre os itens de vestuário o sapato é considerado a peça mais suja e por isso mesmo, deve ser deixado do lado de fora dos templos. Se você esconder seu sapato na bolsa e for descoberto receberá uma advertência do mesmo jeito e ficará um clima super ruim de mal estar por tamanho desrespeito.

Com relação á alimentação, cada país tem suas particularidades. A dica aqui é simples e sempre funciona: observe um pouco as pessoas e simplesmente imite o que fazem. Se emitem ruídos, faça também. Se comem com as mãos, coma sem frescuras e por aí vai.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *