Dicas & Destinos

Descubra seu lado observador durante as viagens

Por: Daniella Barbosa

A verdadeira viagem de descobrimento não consiste em procurar novas paisagens, e sim em ter novos olhos. (Marcel Proust)

Sábias as palavras de Proust, novos olhos para perceber os espetáculos diários que acontecem ao nosso redor e que na correria do dia a dia muitas vezes ignoramos. Seria esse um post filosófico? Antes que alguém desista da leitura, não é! Esse post na verdade é um teste para a nossa memória de viagem. Isso mesmo, um pequeno teste coletivo! Pare por alguns segundos e tente lembrar quais as cenas mais inusitadas você já presenciou durante uma viagem.

Descubra seu lado observador durante as viagens - 02

Artista de ruaJá deu de cara com alguma celebridade? Presenciou um acidente? Foi vítima de uma pegadinha? Viu uma cena daquelas românticas de arrancar suspiros? Parou para ver um senhor tocar piano no meio da rua? Estava caminhando pelo parque quando se deparou com um cara peladão usando apenas um cachecol, saltitando feliz da vida só porque o dia estava ensolarado?

Certa vez estava perdida procurando um parque nas imediações de Glasgow, na Escócia, e acabei chegando a um parquinho de criança no meio do nada. Nele vi um casal bem jovem com uma criança brincando no balanço. Eles tinham feições indianas e de certo modo pareciam não pertencer aquele universo. A menina-mãe usava um traje típico indiano de um rosa choque muito vivo e balançava bem alto com a roupa se movendo ao sabor do vento, enquanto o jovem pai cuidava da criança. A luminosidade naquele fim de tarde deixava a cena ainda mais mágica, juro que parecia estar diante de um dos filmes do premiado Ang Lee.

Descubra seu lado observador durante as viagens - 01

Muita gente está habituada a uma rotina tão frenética que não consegue se desligar nem mesmo quando sai para viajar. Quer ver tudo ao mesmo tempo e não consegue reparar nos detalhes do lugar, não consegue parar e observar como são as pessoas daquele lugar, o que fazem e como vivem. Não conseguem prestar atenção no outro!

Na sua próxima viagem, pegue um mapa da cidade, escolha alguns atrativos que queira visitar e vá até lá andando! Trace uma linha no mapa, siga a pé na companhia dos companheiros de viagem e da sua câmera fotográfica. Tenho certeza que vocês irão se deparar com muitas cenas inusitadas pelo caminho.

O som que vem das ruas

Logo a seguir vocês encontrarão um pequeno vídeo com algumas cenas inesperadas, com as quais me deparei em algumas cidades europeias que tive o prazer de explorar caminhando. Let´s walk baby!

[embedplusvideo height=”500″ width=”630″ standard=”https://www.youtube.com/v/BxTFJbzV-WY?fs=1″ vars=”ytid=BxTFJbzV-WY&width=630&height=500&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8945″ /]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *