Dicas & Destinos

Acampar saiu de moda?

Por: Daniella Barbosa

Tem gente que gosta de viajar e tem gente que não gosta! Isso mesmo, tem gente que não gosta de deixar o conforto do lar ou simplesmente não se interessa por conhecer lugares diferentes. Particularmente vivo o extremo oposto, gostar de viajar pra mim é pouco, sou mesmo uma alucinada por viagens e às vezes me pergunto de onde veio essa paixão toda por colocar o pé da estrada. Foi refletindo sobre essa paixão que me lembrei das minhas primeiras experiências de viagem, os acampamentos de família!

Bastava as férias se aproximarem para começar aquela agitação toda! Confere se a barraca está inteirinha, enrola os colchões, não esquece o fogareiro, a lanterna, o repelente e claro, o papel higiênico! Meu pai colocava a tralha toda no carro, juntava a família e lá íamos nos parar nas margens de algum rio.  Às vezes o acampamento era em um lugar cercado com uma infraestrutura razoável como as margens do Rio Quente, próximo à terra das águas termais de Caldas Novas, outras vezes acampávamos ao melhor estilo “roots”, ou seja, total interação com a natureza e nenhum conforto da vida moderna. Foi assim quando levantamos a barraca nas areias brancas do Rio Tocantins ou em uma das várias ilhas do Rio Araguaia.

Bom Dia! Vida no acampamento começa cedo!

Grande parte dos nossos acampamentos em família aconteceram em meados da década de 90 e lembro-me bem que vários coleguinhas do colégio viviam experiências semelhantes durante as férias escolares. Hoje em dia, as famílias ainda acampam?

Acampar com as crianças, com o namorado, com os amigos ainda está na moda? Confesso que preciso de uma ajuda de especialistas no assunto para responder a essas perguntas. Levando em consideração que hoje  passar um dia se quer sem internet ou celular está fora de cogitação na vida de muita gente, acredito que acampar não seja um programa assim tão popular. O que vocês acham?

Há quem diga que acampar é um verdadeiro programa de índio! Eu diria que não é um programa para qualquer tipo de viajante, você precisa gostar do contato com a natureza, estar disposto a abrir mão do seu conforto habitual e mais do que isso, estar aberto a aproveitar a experiência. E posso garantir que reunir os amigos em torno de uma fogueira de acampamento, ao som de um violão e poder observar o céu apinhado de estrelas pode ser um momento quase mágico e gerar lembranças especiais.

Acampamento

E vamos combinar acampar hoje em dia é uma tarefa bem menos árdua! Barracas leves, colchões infláveis, sacos de dormir e outros inúmeros equipamentos sofisticados podem facilitar muito a vida de quem decide passar a noite em meio à natureza.

Alguém aqui tem dicas sobre lugares bacanas para acampar? Ao escrever esse post fiquei mesmo curiosa para saber onde os viajantes andam acampando nos dias de hoje. Portanto, se você puder contribuir com a discussão suas dicas serão muito bem-vindas!

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *