Dicas & Destinos

Viagens de cinema

 

O verão desse ano tem batido recorde de chuva aqui na região central do país. Finais de semana cinza e chuvosos são um convite a tardes preguiçosas acompanhadas de um bom filme ou uma leitura interessante. E que tal as duas coisas combinadas?

Se você é um apaixonado por viagens, cinema e literatura, o livro do viajante profissional Vicente Frare, Europa de Cinema, pode ser uma ótima pedida. Europa de Cinema apresenta roteiros e dicas de viagens inspiradas em grandes filmes ambientados em cinco capitais europeias: Berlim, Londres, Madri, Paris e Roma.

Não é preciso ser um cinéfilo de carteirinha para ser invadido por uma enorme curiosidade de conhecer de perto o cenário de um filme que marcou época, um que arrastou milhares de espectadores aos cinemas ou outro que de tão especial acabou se tornando o filme da sua vida. Quem não tem um filme predileto que já assistiu inúmeras vezes e nunca se cansa?

Se você é fã de belas histórias de amor, vale a pena explorar as ruas do bairro de Montmartre, em Paris, e refazer os passos da singela e romântica Amélie (Audrey Tautou) do filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain”.

[embedplusvideo height=”400″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1kh4lGn” standard=”https://www.youtube.com/v/kjH6mOILViA?fs=1″ vars=”ytid=kjH6mOILViA&width=630&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep4043″ /]

Trailer “O fabuloso destino de Amélie Poulain”

É também na Cidade Luz em que foi filmado o “Antes do Pôr-do-sol”, que marca o reencontro dos personagens Jesse (Ethan Hawke) e Celine (Julie Delpy). A trama acontece dez anos após uma passagem relâmpago e inesquecível dos personagens por Viena, no filme “Antes do Amanhecer”, onde se conheceram e se apaixonaram perdidamente.

[embedplusvideo height=”400″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1kh4tpr” standard=”https://www.youtube.com/v/OdFrwvM_Gf4?fs=1″ vars=”ytid=OdFrwvM_Gf4&width=630&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep6943″ /]

Trailer “Antes do Pôr-do-sol”

Em Londres, o charmoso bairro de Notting Hill é palco do improvável amor da atriz Anna Scott (Julia Roberts) e Willian (Hugh Grant), dono de uma livraria especializada em livros de viagem. É também na capital inglesa que se passa a comédia romântica “Simplesmente Amor”, um filme encantador que conquistou expectadores de todas as idade.  Vários pontos turísticos de Londres aparecem durante o filme, sem dizer que é possível sentir um pouquinho do clima natalino que deixa a cidade ainda mais especial.

A chamada Cidade Eterna já foi palco de inúmeras obras cinematográficas dos mais diversos gêneros, de romances à musicais. No filme “Comer, rezar e amar”, Roma é um dos 3 destinos escolhidos por Elisabeth Gilbert para viver durante seu ano sabático pós separação. O filme estrelado por Julia Roberts é baseado em uma história real, descrita no livro da jornalista americana Elisabeth Gilbert. A obra vendeu mais de 4 milhões de exemplares e arrastou milhares de expectadores ao cinema. A capital italiana foi também o plano de fundo de um dos maiores clássico do cinema de todos os tempos, o filme “ A doce vida” dirigido pelo aclamado diretor italiano Federico Fellini.

Agora se você prefere filmes de  suspense e ação que tal visitar as locações onde foram filmados “Sherlock Homes”, “A Identidade Bourne”, “A Supremacia Bourne”, “O código Da Vinci” ou o alemão “Lola Corra Lola”? O primeiro foi gravado em Londres e retrata a realidade da cidade no início do século passado. O detetive Homes entrou para a história dos grandes personagens e ganhou até mesmo um museu próprio, o Sherlock Homes Museum.

As tramas de “A Identidade Bourne” e “O código Da Vinci” acontecem em Paris e seus arredores, sendo que o segundo foi sucesso de bilheteria em 15 países e por isso mesmo inspirou um tour específico para os fãs da trama que visitam a cidade. Já “Lola Corra Lola” e grande parte de “A Supremacia Bourne” acontecem em Berlim, assim como a comédia “Adeus Lênin” que retrata o momento histórico do fim da Guerra Fria e as rápidas mudanças que aconteceram no parte da cidade até então dominada pelo regime soviético.

[embedplusvideo height=”400″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1kh4ytg” standard=”https://www.youtube.com/v/T9GSmt6o93A?fs=1″ vars=”ytid=T9GSmt6o93A&width=630&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7162″ /]

Vídeo: Trailer Lola Corra Lola 

Livro Europa de CinemaO livro de Vicente Frare é simplesmente delicioso! Com um layout despojado e inúmeras sugestões de lugares para se visitar com suas respectivas localizações, o livro traz ainda mais de 250 dicas de filmes que fazem você viajar antes de sair de casa!

Europa de Cinema, como o próprio nome diz, traz filmes que retratam a paisagem europeia, mas o mundo é vasto demais e muitos outros cenários já serviram de alocação para produções cinematográficas que acabaram inspirando viajantes.

E você, já planejou uma viagem inspirada em algum filme? Qual seria sua dica imperdível de um “viagem de cinema”?

Por: Daniella Barbosa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *