Dicas & Destinos

O melhor pistache do mundo

 

Você já viveu um dia tão agitado, mas tão agitado que ficou com a sensação de ter sido o mais longo da sua vida? Quando se está em viagem a noção de tempo torna-se bastante relativa, as vezes são tantas coisas para se ver, tantos lugares a visitar, tantos sabores para experimentar que o tempo parece passar depressa demais, em outros momentos as histórias acontecem com tamanha intensidade que a impressão é que se viveu um livro inteiro em um curto espaço de tempo. O dia mais longo da minha existência começou na capital da moda italiana e acabou acidentalmente na terra do pistache!

Travessia de barco para a Sicília

Travessia de barco para a Sicília

Partimos de Milão com destino a Catania, localizada na Sicília, no extremo sul da Itália. Dezesseis horas mais tarde, após uma noite contorcida dividindo uma cabine da classe econômica no trem com mais cinco pessoas, abro os olhos e avisto as águas esverdeadas do Mediterrâneo e ou fundo da paisagem a fumaça constante que emana do vulcão Etna. Exaustos e famintos, nosso grupo já poderia “quase” comemorar a chegada ao nosso destino. Disse quase, faltavam apenas 30 minutos do trajeto via barco e ainda 40 minutos de carro em estradas sinuosas para chegarmos de fato ao centro histórico da Catania.

Vulcão Etna

Vulcão Etna

Atravessei o país na companhia de parte do comitê organizador de uma conferência da qual iria participar. Enquanto o pessoal cuidava dos últimos detalhes da conferência eu supostamente estaria livre para descansar, mas as coisas não aconteceram exatamente nessa ordem.

Bronte - O melhor pistache do mundo
Bienvenuti nella citta’ del pistacchio!

Fomos recepcionados por um italiano super gentil que se ofereceu para me levar na casa em que ficaria hospedada. Como todo bom anfitrião orgulhoso do lugar em que vive o italiano propôs uma rápida visita ao centro histórico da cidade. Pensei comigo, porque não? São cinco horas da tarde, estou cansada mais ainda é cedo pra dormir.

O que deveria ser um pequeno passeio se estendeu noite adentro, com direito a trovoadas, muita chuva, engarrafamento na estrada e uma visita não planejada a uma cidade aos pés do Vulcão Etna. Bem-vindos a Bronte! Distante 50 quilômetros da Catania, a cidade de Bronte é conhecida como a terra do pistache.

Pizza de PistacheBronte produz uma variedade específica de pistache que não é encontrada em nenhuma outra região da Europa. O pistache de Bronte possui uma coloração verde-esmeralda brilhante, um perfume intenso, um sabor doce e delicado, por isso mesmo considerado o melhor pistache do mundo. O motivo da nossa repentina ida a Bronte foi o Festival do Pistache ou Bronte la Sagra del Pistacchio que acontece todos os anos no final do mês setembro e início de outubro. O único detalhe dessa história, o anfitrião esqueceu-se de me avisar sobre esse “programinha básico”, a essa altura eu estava extremamente cansada, com fome, frio e uma vontade devidamente disfarçada de esganar alguém. É as vezes acontece, ainda mais quando você está faminto! Só queria poder comer algo, tomar aquele banho e despencar na cama. Mas foi só entrar no festival e experimentar as delícias feitas com o tão famoso pistache que o humor melhorou. Afinal que outra oportunidade eu teria de visitar a terra dessa iguaria? Só Deus sabe!

O Festival do Pistache parecia ser a última parada da noite, mas como as viagens tem sempre uma surpresa nova a oferecer, os amigos italianos decidiram que a noite era mesmo uma criança e me arrastaram para um clube de salsa. Ficamos a bailar até sei lá que horas, a essa altura já estava no módulo automático, desisti de acompanhar o relógio e um viva ao melhor pistache do mundo!

Que tal uma visita à cidade do pistache? Você pode aproveitar o passeio e realizar uma visita guiada ao Vulcão Etna. Para mais informações acesse: www.siciliainfesta.com/sagre/sagra_del_pistacchio_bronte.htm (Italiano)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *