Dicas & Destinos

Aventuras Natalinas

 

Pode parecer clichê, mas o Natal é mesmo um tempo para se estar na companhia da família e das pessoas que são de fato indispensáveis na sua vida, as quais você ama e te fazem bem. Se você já viveu a experiência de passar o Natal a centenas de quilômetros de casa, com certeza vai entender ainda mais o valor da expressão “estar junto”!

Mas como tudo na vida tem sempre dois lados, experimentar o espírito natalino em outro país, com tradições e clima diferentes, pode ser bem interessante e render boas histórias pra contar! Se a experiência vier acompanhada de alguns centímetros de neve aí mesmo que você como habitante nativo de terras tropicais irá ao delírio, acabará agindo como criança e se brincar voltará até a acreditar em Papai Noel.

O primeiro Natal longe de casa a gente nunca esquece! Em Bruxelas, fiquei literalmente hipnotizada pela beleza de um espetáculo natalino em praça pública, cujo som e as luzes retratavam a chegada do bom velhinho na cidade e transformaram a turística Gran Place em um lugar verdadeiramente mágico!

[embedplusvideo height=”400″ width=”630″ editlink=”https://bit.ly/1kgPwUk” standard=”https://www.youtube.com/v/aEzWygfHLT4?fs=1″ vars=”ytid=aEzWygfHLT4&width=630&height=400&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep8100″ /]

E quem disse que milagres natalinos não acontecem? Depois de ser resgatada na noite do dia 24 de dezembro por um amigo brasileiro de passagem por Gênova, na Itália, tive a nítida sensação que Deus ouviu as minhas preces! Havia combinado de passar a noite de Natal com um grupo de brasileiros que moravam no mesmo alojamento que eu, todos longe das famílias e saudosos de casa. Viajei para Bruxelas e ao retornar à Itália na tarde do dia 24, encontro a seguinte mensagem na caixa postal do celular: “Tentamos te ligar, mas não te achamos. Alugamos um trailer e fomos passar o Natal na Áustria. Feliz Natal!” Dá para imaginar a minha cara pós-mensagem, não dá? Algumas horas mais tarde, depois de muitas lágrimas eis que recebo um inesperado sms: “Dani você está em Gênova? Tem planos para hoje? Acabo de chegar à cidade, vim passar o Natal na casa de uma tia que mora por aqui, você não quer se juntar a nós?” Acredite, milagres especiais acontecem na noite de Natal!

O Natal na Itália e na Alemanha

Em vários países europeus, o feriadão de Natal engloba os dias 24, 25 e 26 de dezembro. Se você estiver na Itália, por exemplo, não se esqueça de abastecer a dispensa porque nada abre no recesso natalino, nem mesmo as padarias.  Caso seja convidado por uma família italiana para o tradicional almoço do dia 25, prepare-se para uma comilança sem precedentes. Frutas, secas, presunto, pasta ou molho de castanhas, salmão… A lista é grande e os pratos são servidos um a um, tudo acompanhado de muito vinho e ótimas conversas. Você poderá passar até 4 horas sentado a mesa com seus anfitriões, lembrando que recusar comida não é de bom tom, mesmo que estiver explodindo faça uma forcinha e vá em frente!

Weihnachtsmarkt

Se o seu destino natalino for a Alemanha não deixe de visitar os charmosos mercados de natal chamados de Weihnachtsmarkt e faça uma parada estratégica para tomar um Glühwein (vinho quente), além de deliciosa a bebida ajuda a espantar o frio.

Glühwein

Natal na Alemanha é levado muito a sério! Nada de árvores artificiais, os pinheiros são naturais e os presentes colocados embaixo da árvore indispensáveis. Tem até contagem regressiva para a celebração do nascimento do menino Jesus por meio do Adventskalender, um calendário composto de janelinhas que vão de 1 a 24, dentro de cada uma delas você encontra um chocolate. A tradição consiste em abrir uma janela por dia, a partir de 1º de dezembro, e comer o chocolate correspondente. Nada mal, heim chocólatras de plantão! E para fechar com chave de ouro, Natal alemão não é Natal sem os famosos Plätzchen, biscoitos natalinos das mais variadas formas e decorados ao gosto da imaginação de cada um. É comum reunir a família ou mesmo os amigos para a preparação dos biscoitos. São momentos extremamente divertidos!

Biscoitos prontos para ir ao forno.

Biscoitos prontos para ir ao forno.

Aproveito essas aventuras natalinas para desejar a todos um FELIZ NATAL! Que seja abençoado, regado de muito amor e celebrado sempre com alegria na companhia de quem você ama!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *