Dicas & Destinos

O agreste pernambucano tem Gravatá, que maravilha!

 

Um clima agradável e charmosas habitações, muitas com arquitetura europeia. Estes são alguns dos destaques de Gravatá, no Agreste pernambucano. Localizado a 80 km de Recife, no planalto da Borborema, o município está a uma altitude de 447 metros e a temperatura média no verão é de 20°C e, no inverno, 15°C. Um oásis em pleno agreste.

 

 

Conhecido como o ponto mais frio de Gravatá, o Alto do Cruzeiro, no centro da cidade, é onde está localizada a famosa estátua do Cristo e onde se pode conferir a paisagem de todo o agreste pernambucano. Lá, presenciar o pôr do sol é deslumbrante. O acesso acontece pela estrada ou até mesmo a pé, subindo pela “Escada da Felicidade”, que possui 365 degraus.

A cidade possui cerca de 85 mil habitantes. O número de pessoas na cidade dobra quando acontecem grandes eventos, como o São João e o Natal de Gravatá, e em feriados como a Semana Santa.   O município é reconhecido como um importante polo moveleiro do Estado. Produz móveis rústicos em madeira maciça e fibras naturais como vime, junco, cana-da-índia e rattan de maneira artesanal. Mãos habilidosas dão vida, ainda, à fantasia infantil. A tradicional Bonequinha da Sorte é o principal produto. Dizem que colocá-la na carteira chama dinheiro, no automóvel chama proteção e, no bolso esquerdo, chama paixão. Os artesãos também confeccionam brinquedos educativos em madeira.

Ponte Cascavel

Para aqueles que gostam de praticar o equiturismo, a cidade possui mais de cem haras com cavalos de raça. Já para os adoradores de esportes de aventura, Gravatá se destaca por práticas como o rapel, na ponte da Cascavel, e o alpinismo, feito na Pedra Branca, que tem 100 metros de altura e encanta aos que a escalam pela vista que oferece de Gravatá.

O município também é o maior produtor de floricultura temperada do Nordeste, com belas fazendas de flores.   A gastronomia da cidade aparece como uma viagem ao que há de mais delicioso na região. Fazendo parte do Guia Rota 232, os quitutes da serra aparecem como ótimas pedidas para matar a fome durante os passeios. Ganham destaque os diferentes tipos de fondues, perfeitos para o clima da região.

Vai passar suas férias em Pernambuco? Inclua uma agradável visita á Gravatá e também se surpreenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *