Dicas & Destinos

Niterói, parabéns pelos seus 439 anos!

Hoje a Cidade Sorriso comemora seus 439 anos e alguns eventos estão programados para comemorar a data em alto astral.

 

Pedra de Itapuca – Niterói

 

Adotei a cidade de Niterói desde o ano 2000 de forma definitiva, antes era uma frequentadora assídua da cidade e a cada dia mais fui me apaixonando. Na época que decidi vir para cá de vez, Niterói era bem diferente de que é hoje. Mais tranquila mais harmoniosa e sem grandes congestionamentos. Claro que além de mim muitas outras pessoas foram descobrindo os encantos da cidade e com a falta de planejamento e o crescimento desordenado, as coisas foram mudando um pouco, consequências de grandes centros urbanos foram surgindo e o panorama é um pouco diferente do que era em 2000, mas tudo bem, ainda amo muito esta cidade e ela ainda é infinitamente mais tranquila e organizada para morar que outras cidades vizinhas.

Foto tirada do alto do Parque da Cidade – Niterói

Niterói apesar de ser um pouco menor que a vizinha mais famosa, Rio de Janeiro, é uma cidade que possui um potencial turístico gigantesco e pouquíssimo explorado e nos faz muita falta um plano gestor de turismo eficaz e bem estruturado. Quem sabe agora com prefeito novo, com parcerias com governo federal e com a proximidade de eventos como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas, algo aconteça de mais efetivo? O fato é que estamos ansiosos para isso e sabemos do potencial que temos, mas enquanto isso vamos falar um pouco sobre o torneio esportivo que a prefeitura de Niterói organizou na Praia de Icaraí para comemorar o aniversário da cidade.

Praia de Icaraí – Local do Torneio

O cronograma de atividades para celebrar os 439 anos de Niterói, no próximo dia 22, contará com a “Semana de Icaraí”, evento responsável por transformar a orla do bairro em uma verdadeira arena de atividades esportivas. De acordo com o secretário municipal de Esportes, João Teixeira, serão quatro dias de programação, 24, 25, 30 de novembro e 1º de dezembro, onde serão montadas arenas nas areias, na altura da Miguel de Frias com a Presidente Backer, para receber aproximadamente 800 atletas de quatro modalidades – vôlei de praia, beach soccer (futebol de praia), hand beach (handebol de areia) e slackline. O horário previsto é das 9 às 14 horas.

Além do torneio, haverá também a celebração da “Missa Solene” no dia 22 de novembro, às 10h, na Igreja São Lourenço dos Índios, local super tradicional da cidade. A cerimônia será celebrada pelo Arcebispo de Niterói, Dom Frei Alano Maria Pena.

Revitalização
Vale ressaltar que ainda este mês será reaberta e totalmente remodelada a Rua Visconde de Uruguai. Esta é uma das etapas iniciais que já será entregue para a população e que faz parte do Projeto de Revitalização do Centro da Cidade que foi idealizado há pelo menos duas décadas.

Conheça um pouco da Historia de Niterói 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *