Dicas & Destinos

Você conhece o vibrante Norte Argentino?

Depois de Buenos Aires e Bariloche, o Norte da Argentina é o novo destino a ser descoberto pelos brasileiros.

 

 

Montanhas coloridas com picos nevados, termas com temperaturas de até 70 graus, salares, empanadas em fornos de barro e rostos que mesclam traços italianos, espanhóis e indígenas. A poucas horas de Buenos Aires, o Norte da Argentina conta com um mundo de sensações inéditas a serem descobertas pelos brasileiros. Para divulgar mais as seis províncias da região – Jujuy, Salta, Tucumán, Catamarca, Santiago del Estero e La Rioja – o Consulado Argentino no Rio de Janeiro convidou empresas de turismo, investidores e demais profissionais do setor para o evento “Experimente o Norte Argentino. Descubra suas paisagens e deguste os seus sabores” neste último mês de Agosto. Confesso que foi uma experiência colorida e deliciosa que presenciamos, e claro que nós do Portal Embarque na Viagem, iremos dividir com você algumas destas descobertas.

 

Conheça um pouco mais as províncias

Cultura e vinhos em Tucumán e La Rioja

Tucumán é a menor província da Argentina, mas, em vários aspectos, uma das mais ricas. Uma das personagens locais mais conhecidas pelos brasileiros é Mercedes Sosa, que tantas vezes esteve no país e gravou com grandes nomes da nossa música. A província é notória pela excelência de sua cultura e se destaca pela Universidade Nacional de Tucumán, seus museus e sua animada vida noturna. Uma das principais atrações é a Casa Histórica de Tucumán, onde foi proclamada a independência argentina, em 1816. Outra parada obrigatória é a charmosa cidade de Yerba Buena, onde os visitantes podem desfrutar de um imenso corredor gastronômico com o melhor da cozinha local. Em San Javier, um passeio ao monumental Cristo Bendicente permite observar do alto a capital San Miguel, uma experiência muito parecida com a vista do Rio de Janeiro aos pés do Cristo Redentor.

O vinho é uma das principais atrações da província de La Rioja, em especial no Valle de Chilecito. Além das visitas a adegas e oliveiras, o Parque Nacional de Talampaya, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, é muito procurado por argentinos e chilenos (a província também está na fronteira com o país). Imensos paredões de pedra e figuras moldadas pela água e o vento nas rochas surpreendem os visitantes, que ainda podem conferir no parque o esqueleto de um dos primeiros dinossauros a habitar a Terra, há cerca de 250 milhões de anos.

Nuvens em Salta e uma explosão de cores em Jujuy

A cidade de Salta, capital da província homônima, é uma das mais importantes da região e seu aeroporto a comunica não só com a Argentina, como também com o resto da América do Sul, incluindo o Brasil. O Museu de Arqueologia de Alta Montanha exibe relíquias da cultura inca, entre elas uma das mais importantes descobertas da arqueologia nacional recente: três múmias de crianças encontradas no vulcão Llullaillaco, em um estado de conservação impressionante. Um dos passeios imperdíveis nessa província é o Trem das Nuvens, que ao longo de 434 km leva os visitantes a uma altura de 4.200 metros.

As diversas possibilidades de experiências oferecidas por Jujuy tornaram a província – que faz fronteira com Chile e Bolívia – um dos destinos turísticos favoritos dos argentinos. A cidade de Purmamarca é emoldurada pelo famoso Cerro das Sete Cores, com uma paisagem parece ter sido pintada à mão, com matizes que vão do cinza ao vermelho. A essa paleta de cores se soma o azul quase que permanente do céu, já que Purmamarca está localizada a mais de 2 mil metros de altura. Em Jujuy também está localizado o Parque Nacional Calilegua, o maior da Argentina, com mais de 760 km².

Catamarca e Santiago Del Estero: neve, termas e salares

A proximidade com a Cordilheira dos Andes desenha em Catamarca paisagens de montanhas cortadas por vales e rios, em que o branco dos cumes se mistura com os tons da vegetação local. O Departamento Tinogasta é um paraíso para a prática de esportes e atividades ao ar livre. Parte da zona é conhecida como “Os seis mil”, em alusão aos picos nevados que superam os 6 mil metros de altura, tornando a área a segunda mais alta do mundo, atrás apenas da Cordilheira do Himalaia. Outra paisagem incomum para os brasileiros são os salares, como o de Antofagasta de la Sierra, cuja paisagem inclui vulcões e lagoas, flamingos e lhamas.

Em Santiago Del Estero, sem dúvida o principal atrativo são as termas localizadas no rio Hondo, consideradas o principal centro termal da América Latina. A província está assentada sobre uma grande terma mineralizada de cerca de 15 quilômetros, com 14 lençóis, e águas que chegam a 65 graus. Alguns dos 170 hotéis no local possuem termas dentro dos próprios quartos, algo inédito no resto do país. No complexo das termas também se encontra o Casino Del Sol, o maior do Norte argentino.

 

Na gastronomia, pratos originais e um amplo circuito de vinhos

A gastronomia do Norte argentino varia de acordo com cada província, mas tem muitos traços (e pratos) em comum. O redescobrimento de matérias-primas de civilizações ancestrais, como a inca, retomou sabores antigos, hoje mesclados com a herança colonial. As empanadas tucumanas, que levam ovos e passas, são famosas em todo o país. Pratos baseados em milho, como os tamales (semelhantes às pamonhas) e o locro (ensopado de carne com abóbora e milho) são típicos dessas províncias. Em Jujuy, os amantes de carne podem provar sabores mais exóticos, como as lhamas. Os alfajores têm em Santiago Del Estero uma massa um pouco mais seca, com grãos de anis e um toque de álcool.

Os Valles Calchaquíes, que compreendem áreas de Salta, Tucumán e Catamarca, formam uma importante rota turística, onde é possível observar cultivos de uvas como malbec, cabernet sauvignon e torrontés e ainda provar vários rótulos em suas diversas bodegas. Por incluir uma área dos Andes onde o Império Inca se estabeleceu no século XV, com povoados ainda conservam estéticas pré-colombianas, essa zona ganhou destaque no turismo argentino, impulsionada ainda mais pelo circuito de vinícolas locais.

O Norte da Argentina é exatamente assim, uma harmônica combinação de natureza, história e cultura vivas, fortemente arraigadas à terra. Mil cores, seis províncias, uma região. Conheça!!

*Redação / Assessoria de Comunicação

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *