Dicas & Destinos

Brasil é o 5º maior emissor de turistas para Portugal

Pernoites de brasileiros em Portugal aumentam 23% no primeiro semestre de 2012

Pesquisa destaca diversificação de destinos 

Lisboa – Rua Augusta 2. Crédito José Emanuel

De acordo com levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), entidade do governo português, o número de pernoites de turistas brasileiros em Portugal aumentou 23,7% no primeiro semestre de 2012, em relação ao mesmo período no ano passado, saltando para a marca de 537,7 mil. 

Ao todo, Portugal registrou 11.692 milhões de pernoites de turistas estrangeiros entre janeiro e junho de 2012, sendo o crescimento do Brasil bastante superior se comparado, respectivamente, ao aumento registrado pelos turistas da França (9,2%), Holanda (7,6%) e Alemanha (6,5%), considerando os seis primeiros meses de 2011.

Lisboa – Torre de Belém. Crédito Antonio Sacchetti


Ainda de acordo com o INE, o Brasil também foi o país que mais cresceu em quantidade de pernoites em junho deste ano, 20,7% a mais em relação ao mesmo mês do ano passado, a frente da Holanda (15,9%), do Reino Unido (8,3%), da Alemanha (6,7%) e da França (5,6%).

Dados do instituto apontam que, de janeiro a junho de 2012, as pernoites de turistas brasileiros cresceram, principalmente, nos Açores (42,1%), em Lisboa (27,4%) e no Centro de Portugal (22,7%), onde estão as cidades de Coimbra, Viseu e Guarda, por exemplo.

Lisboa – Traditional Festivities in Lisbon. Crédito José Emanuel


Em relação à receita gerada pelos turistas estrangeiros em Portugal neste primeiro semestre, o levantamento indica que os gastos dos brasileiros saltaram 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo a cifra de 191,4 milhões de euros. 

Para o diretor do Turismo de Portugal, Paulo Machado, a pesquisa só reforça a importância econômica do Brasil para o mundo. “O acompanhamento estatístico da demanda turística do Brasil para Portugal revela que o viajante brasileiro tem descoberto novos atrativos em Portugal e reforça o resultado de uma recente pesquisa em que o turista brasileiro aparece como o melhor índice de satisfação com o nosso país. O aumento do poder aquisitivo do brasileiro, os atrativos turísticos de Portugal, a nossa vocação de bem receber, os laços históricos e de amizade entre os dois povos, o binômio custo-benefício e a facilidade do idioma contribuem de forma decisiva para esse cenário”, ressalta.

Viseu – Catedral do Viseu. Crédito Região de Turismo Dao Lafoes

Segundo o INE, Lisboa continua sendo o destino preferido dos brasileiros, mas vem ocorrendo uma maior distribuição dentre os destinos visitados. “Esse levantamento só reforça a importância econômica do Brasil no mundo, hoje, e vamos continuar apostando na promoção e na divulgação turística de Portugal para o mercado brasileiro”, complementa Paulo Machado.

Em 2011, Portugal registrou 458.749 hóspedes brasileiros, representando o quinto maior mercado emissor para o país. De janeiro a junho de 2012, o mercado brasileiro já alcançou a marca de 232,7 mil hóspedes.

Galeria:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *