Dicas & Destinos

5 dicas para facilitar sua viagem

Vamos a mais uma sequência de dicas para ajudar nas suas férias. Afinal, tudo pode acontecer em viagens e se você tiver um pouquinho mais de informação, pode acabar se esquivando de maiores problemas, não é mesmo?

Viajar carregando muita roupa é sempre um transtorno e no fim das contas pode gerar um excesso de bagagem se você comprar muitas tranqueirinhas. Depois de utilizar muito a lavanderia do hotel eu aprendi por acaso uma besteirinha que me ajudou muito a economizar: eu mesma mando minha roupa para a lavanderia. Certa vez eu estava passeando pelo quarteirão do hotel onde estava hospedada e vi que ali havia uma lavanderia. Entrei para pegar a tabela de preços e descobri na etiqueta que era a lavanderia que atendia o meu hotel. Quando voltei para meu quarto eu comparei as tabelas e para minha surpresa, a diferença de preço era considerável. Foi então que passei eu mesma a levar minha roupa para a lavanderia quando necessário. Mas preste atenção, só mande para a lavanderia se você tem a pretensão de usar novamente esta roupa em outra ocasião, ainda durante a viagem. Caso contrário, traga suja para casa mesmo.

Planejamento é muito importante para sua viagem ficar redondinha. Claro que você não tem como fazer um roteirinho interno 100% amarradinho, além de ficar muito chato, seria impossível seguir tudo á risca.  A questão é que deve existir um planejamento mínimo sim, quer um bom exemplo prático? Quando estive na Ilha de Páscoa (Rapa Nui) o meu grande sonho para coroar a viagem seria fazer um mergulho no Pacífico já que sou meio viciadona em mergulho e em lugares exóticos e terminar minha viagem por lá em alto estilo seria um sonho. Um sonho que quase não aconteceu por bobeira minha. Com tantas atividades fui deixando o mergulho para o último dia na ilha, ou melhor,  para a última tarde. A questão é que não havia só eu interessada em fazer o tal mergulho e a estrutura do lugar não é muito grande para atender muita gente ao mesmo tempo. Naquela tarde, um grupo de japoneses havia agendado com antecedência um mergulho e adivinhe só? Não tinha vaga pra Nairinha aqui. Chorei, me xinguei, me lamentei horrores e fui voltando para o meu hotel toda arrasada. Aí, subindo à rua a funcionária da agência de mergulhos me chamou dizendo que uma pessoa do tal grupo havia desistido e que haveria um instrutor disponível para mergulhar comigo. Óbvio que fiquei feliz e fui correndo me preparar para meu mergulho no Pacífico, o primeiro de tantos. O que aprendi com isso? Não guarde o melhor programa para o último dia de viagem. Se fizer isso, pode não ter como se reprogramar caso um imprevisto como este que aconteceu comigo ocorra. Na verdade, eu tive foi muita sorte, isso sim. Imagine se o mar não estivesse bom naquele dia? Não teria a chance de fazer no dia seguinte.

Quer uma dica simples para não se perder em viagens para países que você não domina o idioma? Lance mão de um acervo de postais. Tá ok, tá ok, acervo é exagero meu. Bastam apenas os postais dos principais pontos turísticos que pretende visitar. Chegando ao aeroporto já os compre e guarde juntinho com você durante seus passeios. Pode acontecer de você não conseguir se comunicar 100% e os postais poderão te ajudar na identificação do lugar que pretende ir. Na Índia é muito comum esse tipo de “probleminha” acontecer e a dica dos postais vai te salvar, vai por mim. É só entregar para o motorista o cartão correspondente ao local que deseja ir e chegará sem problemas.

Eu adoro viajar e comprar presentinhos para os amigos, mas, principalmente para mim. Porém, existem alguns que não podem ser daqueles basicões que todo mundo compra em lojinhas de souvenir, concorda comigo? Pois então, experimente visitar as feirinhas locais. Não só as de artesanato e arte, mas principalmente as de antiguidades. Certamente você vai encontrar itens únicos que não serão comumente encontrados em lojas para turistas. Só fique atento para não comprar algum presente tamanho família, lembre-se que você terá que voltar para casa com ele e provavelmente terá que despachá-lo no aeroporto.

Sempre insisto que carregar muita coisa na mala só atrapalha e entulha espaço. Então nada de carregar graxa para aquela super bota ou para aquele sapato mega-fashion. E aí, vai limpar como? Simples, na maioria dos hotéis eles fornecem aquelas flanelinhas pequenas para limpar sapatos, certo? Coloque um pouquinho, só um pouquinho mesmo do seu hidratante e capriche no brilho. Se não tiver a tal flanelinha, pode usar o lenço umedecido (lembra-se dele??) que já indiquei antes ou até mesmo um lencinho básico. Em instantes os arranhões e a sujeirinha dos seus sapatos irão desaparecer.

Pronto, agora é só curtir sua viagem sem medo. Claro que vou lembrar constantemente de mais alguma coisa para dividir com vocês na intenção de ajudá-los a fugir dos inconvenientes de viagem. Sempre que pintar algo legal para dividir, aqui estarei de novo, e de novo, e de novo…

Vai viajar, vai. Vai ser feliz!!

2012 Embarque na Viagem

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *