Dicas & Destinos

Viaje Legal – Confira como evitar problemas e ter uma boa viagem.

 

Às vésperas do início das férias escolares de julho, o Ministério do Turismo lançou, em Brasília, o novo hotsite do guia Viaje Legal, nele estão reunidos informações úteis para quem viaja, sempre ou pela primeira vez, de avião, ônibus, navio e automóvel. No guia online, estão informações de como proceder em caso de extravio de bagagem e atraso de voo, e há dicas para viagens de gestantes, crianças e portadores de necessidades especiais.

Segundo o IBGE, cerca de 25 milhões de brasileiros que ascenderam para as classes C e D foram responsáveis pela movimentação de R$ 127 bilhões em 2011. No mesmo período, o Ministério do Turismo registrou recordes históricos nos desembarques domésticos e na movimentação de turistas dentro do país, “Tivemos um primeiro semestre com avanços nos principais indicadores do turismo nacional. De janeiro a maio, os desembarques domésticos foram de 34 milhões, marca 6,62% maior que a registrada no mesmo período de 2011. Já os desembarques internacionais foram de 3,89 milhões, índice 4,95% maior que o registrado nos cinco primeiros meses de 2011. O momento é de ascensão e temos a expectativa de que este desempenho se reflita na participação do setor na economia nacional.” Conta o Ministro do turismo, Gastão Vieira.

É neste contexto que o Ministério do Turismo lançou o guia online Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br).  “A informação é uma ferramenta que deve fazer parte do planejamento de qualquer viagem. O site Viaje Legal tem esse objetivo: levar informação para que o turista tenha uma viagem tranquila e segura”, afirma o Ministro do Turismo.

O site informa também que o Cadastur – Cadastro de prestadores de serviços turísticos do MTur, deve ser sempre consultado para conferir se agências, guias, hotéis, transportadores turísticos estão em situação regular.

Leia também:

Em entrevista exclusiva, Ministro Gastão Vieira fala do futuro do turismo no Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *