Rio de Janeiro ganha maior sistema de trilhas sinalizadas do País

O Parque Nacional da Tijuca vai inaugurar, no próximo domingo (17/06), às 9h30, no Centro de Visitantes da Unidade, localizado no setor Floresta da Tijuca, Alto da Boa Vista, o maior sistema de trilhas sinalizadas do Brasil, composto pelos circuitos Major Archer e Castro Maya. O evento, que vai contar com as presenças da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, e do Prefeito do Rio, Eduardo Paes, será a primeira ação do Projeto Travessias, que pretende implementar e sinalizar trilhas em outros nove Parques Nacionais.

Os circuitos externo, Major Archer, e interno, Castro Maya, homenagem a dois importantes personagens históricos, tiveram seus respectivos levantamentos topográficos iniciados em abril, quando receberam a sinalização indicativa que servirá de modelo para outros parques. Apesar de trabalhar apenas com trilhas pré-existentes em seu percurso, a integração proposta destas é o grande diferencial do projeto, pois resgata diversos pontos turísticos de considerável valor histórico-cultural para a cidade, apresentando-os de maneira gradual no decorrer dos roteiros.

Idealizadas pelo atual Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes, Pedro Cunha e Menezes, as trilhas circulares de longa duração do Parque Nacional da Tijuca conduzem os visitantes por mais de 30 quilômetros, contextualizando estruturas históricas dos séculos XVIII e XIX, como Capela Mayrink e as ruínas do Sítio Midosi, com panoramas clássicos da Unidade, como o Pico da Tijuca e o Bico do Papagaio. O circuito interno, com aproximadamente 12 quilômetros, leva dois dias para ser completado, enquanto o externo, com quase o dobro da extensão, 20 quilômetros, propõe um roteiro de quatro dias. 

Outra novidade provém da sinalização rústica, que estabelece uma iconografia simples e de fácil entendimento na compreensão dos trajetos a serem percorridos. Setas com tinta nas cores amarela e vermelha, inseridas principalmente em árvores e rochas. Além disso, dezenas de placas, sendo 52 de madeira plástica feita com resíduos industriais, vegetais, minerais, entre outros, indicarão os destinos e os sentidos dos percursos. Os mapas dos circuitos estarão disponíveis para download no site do Parque e em folhetos detalhados, distribuídos gratuitamente em seus principais pontos.

O Instituto Chico Mendes (ICMBio), responsável pela gestão do Parque Nacional da Tijuca, acredita que a inauguração dos circuitos circulares vai aumentar a visitação e ajudar, inclusive, no manejo das trilhas, visto que o fluxo de visitantes diários da Unidade será dividido ao longo dos dois novos trajetos. Em harmonia com pressupostos da Rio+20, o projeto aposta na visão atual de um turismo ecológico que se baseia na colaboração da sociedade para garantir a preservação de áreas verdes, mediante um trabalho de educação ambiental agregado aos princípios de conduta consciente em ambientes naturais. Conhecer para conservar.

Parque Nacional da Tijuca
Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista – Rio de Janeiro – RJ
Tels: (21) 2492-2252 / 2492-2253 | Fiscalização: (21) 2491-1700
E-mail: parnatijuca@icmbio.gov.br

Amigos do Parque – Associação dos Amigos do Parque Nacional da Tijuca
Rua Jardim Botânico, 414 – Parque Lage – Jardim Botânico – RJ
Telefax: (21) 2527-2397
E-mail: amigosdoparque@amigosdoparque.org.br

Fotos: Thiago Haussig

Fonte: Parque da Tijuca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *