Dicas & Destinos

Projeto Coral Vivo oferece mergulho multimídia no mar de Búzios

.

Centro de Visitantes do Parque dos Corais traz inovadora exposição multimídia e interativa que alia entretenimento à sensibilização ambiental

 

Projeto Coral Vivo Buzios Créditos: Agência Petrobras / Marcelo Vallin

 

Experiência impactante e com interatividade direta. Ao pisar no interior da histórica casa Colônia de Pescadores Z23, o visitante é envolvido por uma grande projeção imersiva de vídeos em alta definição, que o convida a desvendar o mar de Búzios (RJ). Esse livre e original mergulho multimídia pode ser feito no Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios. Localizado na badalada Rua das Pedras, conta com o conteúdo e a gestão do Projeto Coral Vivo, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental. O Coral Vivo idealizou cada detalhe e usou os recursos do patrocínio para fazer a reforma e a manutenção da casa, contratar os especialistas e a equipe que atua no novo espaço destinado a moradores e turistas. Um verdadeiro presente para a Região dos Lagos Fluminense.

“Idealizamos esse Centro de Visitantes para trazer à tona todo o encantamento e beleza desse parque natural, que fica no fundo do mar e inclui os núcleos Bardot, Tartaruga e João Fernandes”, explica o biólogo Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo, responsável pela realização e operação do espaço. “Esperamos com ele que, quando as pessoas olharem para o mar, não vejam somente a superfície, mas que imaginem o que está acontecendo ali debaixo. E, com isso, valorizem e cuidem desse importante ecossistema”, diz Castro.

Diante do mosaico de imagens de impacto, em fragmentos inspirados em pólipos de corais, o público pode explorar como desejar o espaço e descobrir diferentes pontos de interação. E mais: ele ganha o poder de influenciar o lugar inteiramente. O projeto cenográfico, multimídia e interativo para a exposição foi criado pela produtora carioca SuperUber, especializada em unir arte, design e inovação tecnológica, e que tem no currículo espaços de prestígio nacional e internacional como o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Todo o conteúdo disponível apresenta versões em português, inglês e espanhol.

Projeto Coral Vivo Buzios Créditos: Agência Petrobras / Marcelo Vallin 1

Quatro telas interativas levam para o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios experiências de encantamento para que o público se perceba inserido nesse ecossistema. Uma delas proporciona a sensação de profundidade, onde se pode “nadar” entre seres que existem no mar de Búzios como peixes, corais e algas, que passam interligados de acordo com a cadeia alimentar. Ao ser tocado, são apresentadas informações sobre seus hábitos alimentares. Há também a opção de eliminá-lo para observar o impacto disso. A intenção é deixar o visitante como admirador e participante ativo, explorando o lugar de forma livre com a disposição de informações sobre conservação, educação ambiental, pesquisa, oceanografia e ambientes marinhos.

Com conteúdo e operação do Projeto Coral Vivo, o Centro de Visitantes tem o intuito de aliar informação ao lazer. Assim, pretende mobilizar turistas e população local para conservar a biodiversidade marinha da região e ressaltar a importância da preservação das comunidades de corais na manutenção da vida nos oceanos. Ele é o mais moderno centro de visitantes de um parque natural, que os gestores têm notícia. “É importante mostrar para moradores e turistas que a fauna marinha da região é diferente de outros lugares. Também disponibilizamos um pequeno museu em vitrines com peças físicas de espécies encontradas no mar de Búzios: esqueletos de corais, como o orelha-de-elefante, e uma coleção de moluscos, por exemplo”, explica a coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires. Do lado de fora, fica a bilheteria, uma lojinha de produtos exclusivos e um aquário com seres presentes no mar da região e cuidadosamente tratados por experientes biólogos marinhos. A receita da bilheteria é revertida para essa e outras ações do Projeto Coral Vivo em Búzios.

Projeto Coral Vivo Buzios Créditos: Agência Petrobras / Marcelo Vallin 2

Conheça as quatro telas interativas

Tela Interativa Parque dos Corais de Búzios

Uma continuação das formas da cenografia toma conta da tela. Ao tocá-la, o visitante aciona vídeos com locução sobre temas como conservação, educação ambiental e pesquisa, respeito às regras e valorização do Parque dos Corais. Em “O Homem e o Mar”, por exemplo, conhece a história da relação entre eles em Búzios. Um dos vídeos sempre apresentará a mais recente campanha do Projeto Coral Vivo na cidade e na Região dos Lagos.

Tela Interativa Oceanografia de Búzios

O visitante interage com uso de um mapa, animações e ícones, com as propriedades físicas do meio marinho, para descrever os ventos e seu impacto nas estações, nas espécies, ondas e temperatura da água. Uma animação especial do mapa explica o fenômeno da ressurgência, que torna a água mais rica em nutrientes e aumenta a quantidade total de seres vivos na região.

Tela Interativa Teia Alimentar

Nesta tela, é possível “nadar” através de uma nuvem de seres como peixes, algas, corais e bactérias. Interconectados, quando tocados, mostram mais informações sobre seus hábitos alimentares e revelam conexões com os demais. O visitante poderá interferir no cenário ao eliminar um dos seres e observar o impacto que a falta dele causa no ecossistema.

Tela Interativa Ambientes Marinhos

Um jogo divertido, no qual um grupo de personagens ensina o visitante sobre o impacto das ações do homem nos ecossistemas, como manguezal, banco de corais e banco de gramas marinhas.

Projeto Coral Vivo Buzios Créditos: Agência Petrobras / Marcelo Vallin 3

Serviço:

Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios

Endereço: Ruas das Pedras, 141, Búzios (RJ).

Horário de funcionamento: Dezembro a fevereiro: diariamente, das 15h até meia-noite. Entre março e novembro, de quinta a domingo e nos feriados, das 17h até meia-noite.

Ingresso: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Forma de pagamento: Dinheiro. Cartões: Visa, Master, American Express.

Faixa etária: Livre.

Lojinha: Venda de produtos exclusivos do Projeto Coral Vivo: jogos americanos, ribanas, porta-copos, lápis, canetas, vídeos, entre outros.

Mais informações no site

 

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *