Dicas & Destinos

10 melhores destinos culturais do Brasil

 

Que tal viajar e voltar com um pouco mais de conhecimento? Listamos os 10 melhores destinos culturais do Brasil. São dez cidades que abrigam patrimônios históricos, museus, teatros e construções antigas que remetem ao passado do nosso país.

Dê uma olhada na nossa lista, escolha o destino que mais combina com o seu estilo e aproveite as diversas ofertas do Hotel Urbano!

 

 

 

São Paulo –SP

A vida cultural de São Paulo é uma das mais animadas do país, são exposições, museus, bares, restaurantes com diferentes tipos de gastronomia, teatros, e cinemas. Além disso, a cidade guarda famosas igrejas como a Igreja da Sé e da Consolação e prédios antigos como o Theatro Municipal, a Estação da Luz e a Casa das Rosas.

 

Rio de Janeiro – RJ

A Cultura se faz presente em todas as esquinas do Rio de Janeiro. São inúmeras salas de teatros, cinemas e espaços públicos. A região central da cidade é uma viagem ao Rio antigo, à arquitetura dos séculos passados é preservada até hoje, devido o tombamento de prédios históricos. O Centro ainda conta com o imponente Theatro Municipal, novo em folha após a última reforma e uma gama de atividades que agradam todos os gostos.

 

Diamantina – MG

Cercada por casarões coloniais e igrejas no estilo barroco, Diamantina é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO desde 2002. Com um ar tranquilo e ruas de pedra, o local abriga a famosa Estrada Real, além de grutas, cachoeiras e trilhas ecológicas ao redor da cidade.

 

Salvador – BA

Além de ser a primeira capital do Brasil, Salvador é berço de grandes nomes do cenário artístico. Com destaque mundial, a cidade exala cultura e história em cada esquina. Suas famosas atrações turísticas são o bairro do Pelourinho, considerado pela UNESCO Patrimônio da Humanidade e localiza-se na parte Alta da cidade. Para ir à parte Baixa, basta entrar em mais um cartão-postal: o Elevador Lacerda que faz a ligação entre as duas partes.

 

Gramado – RS

Considerado o quarto destino mais desejado do Brasil, Gramado abriga paisagens que mais parecem cenários de filmes. O local é um verdadeiro pedacinho da Europa no Sul do Brasil. Com suas inúmeras atrações, a cidade encanta visitantes do Brasil inteiro. As influências da colonização alemã e italiana são facilmente percebidas na fascinante arquitetura da cidade, assim como na culinária e na hospitalidade do povo.

 

Recife – PE

Conhecido por ser a capital do frevo, Recife possui uma história riquíssima. Para desvendar a histórica local, o ideal é caminhar pelo Recife Antigo, bairro que guarda construções imponentes de épocas passadas. Outro ponto forte é a diversidade cultural, o lugar consegue reunir um pouquinho de cada região do nordeste.

 

São Luís – MA

Com um belíssimo estilo arquitetônico, São Luís abriga mais de três mil sobrados e casarões que se espalham pelas ruas e praças do Centro Histórico, no bairro de Praia Grande. Tombada pela UNESCO, boa parte do casario colonial datado dos séculos XVIII e XIX foi restaurada e remete os viajantes a uma viagem ao passado. Hoje, essas relíquias abrigam espaços culturais, museus, lojas e restaurantes que preservam em suas fachadas os coloridos azulejos portugueses. Com uma cultura rica, a cidade não é feita só de história, uma das festas mais famosas é a do Bumba-Meu-Boi que combina teatro, música e dança, atraindo milhares de pessoas todos os anos.

 

Tiradentes – MG

Conhecida por ser a mais charmosa cidade histórica, Tiradentes é um patrimônio público da humanidade. A cidade que foi palco da Inconfidência Mineira é repleta de ruas coloniais calçadas com pedras pés-de-moleque que são expressões vivas do barroco. O cenário encantador que já foi locação para filmes, seriados e novelas, exibe uma imponente moldura que conserva até hoje o clima de vilarejo colonial. Tiradentes vem, a cada dia, deixando de ser um destino meramente histórico para se tornar um polo cultural. Há quase dez anos o local é pano de fundo de concorridos eventos, como a Mostra de Cinema e o Festival de Cultura e Gastronomia.

 

Petrópolis – RJ

A apenas 65 km do Rio, Petrópolis abriga inúmeras construções históricas. Uma das mais importantes é o Museu Imperial, a antiga residência da família real guarda mobiliário e joias de antigos membros da corte. Para visitar outras atrações no Centro da cidade, como a bela Catedral de São Pedro de Alcântara e casas de personalidades como Santos Dumont, Rui Barbosa e Princesa Isabel, vale apostar nos passeios de charrete, que foram adaptados e ganharam ares de carruagens. Comer bem, fazer compras e curtir a natureza também são bons programas para fazer na região serrana.

 

São Raimundo Nonato – PI

A cidade é porta de entrada para o Parque Nacional Serra da Capivara, área de maior concentração de sítios pré-históricos do continente americano e Patrimônio Cultural da Humanidade. O local possui vários atrativos, um dos principais é o monumental museu a céu aberto, cercado de belíssimas formações rochosas, onde é possível encontrar sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.

Texto extraído na integra do Blog Hotel Urbano, parceiro do Embarque na Viagem.

 Copyright © 2011 Hotel Urbano Blog. Todos os direitos reservados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *