Dicas & Destinos

TIRADENTES-MG é tudo de bom!!!

x

Olá amigos, que tal mergulhar um pouco na história e visitar a cidade de Tiradentes, Em Minas Gerais?

Tiradentes teve seu apogeu durante o ciclo do ouro , no começo do século 18. O heróico Tiradentes nasceu na região em terras que hoje pertencem ao município vizinho, Ritápolis. Depois do fracasso da incofidência e com a decadência da mineração, a vila caiu no esquecimento.

Nos anos 70 começou o chamado “segundo ciclo do ouro”com a chegada de forasteiros e consequente renovação urbana e turismo na região. Na década de 80 houve um massivo investimento na restauração da cidade, retirando inclusive os postes de luz que desfiguravam a arquitetura colonial.

A cidade foi cenário de algumas novelas e minisséries e possui muitas atrações.Um passeio a pé é a melhor maneira de conhecê-la, assim, prefira tênis ou sandália de borracha para não torcer o pé no calçamento de pedra irregular. Outra opção muito legal é o passeio de Charrete que percorre os principais pontos turísticos do centro histórico.

As igrejas da região são uma riqueza á parte. Vale visitá-las calmamente.

Outros lugares muito interessantes que você não pode deixar de visitar são: O CHAFARIZ DE SÃO JOSÉ, A CASA DA CÂMARA, A CASA DE PADRE TOLEDO (casa do incofidente padre toledo onde foi realizada a primeira reunião da inconfidência mineira em 1788, A PONTE DE PEDRA, O LARGO DA FORRA, O POÇO DA MATRIZ E A MARIA FUMAÇA.

Outra grande atração da cidade é a culinária. O destaque vai para pratos típicos como o Tutu á mineira e a sobremesa “charutinhos de doce de leite e chocolate”. Claro, estando em Minas Gerais, não podemos esquecer dos mais variados tipos de pinga nas cachacarias da cidade.

Ao chegar em Tirandetes, a primeira impressão é que houve uma viagem no tempo. As charretes estão estacionadas no Largo das Forras e fazem um convite irrecusável a circular pela cidade. Durante o trajeto, o Chafariz de São José, o Museus Padre Toledo e a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos são as atrações. Há também os ateliês que exibem os trabalhos dos artesãos, que confeccionam suas obras com materiais que vão da madeira ao estanho. Uma maravilha!

Resumindo, TIRADENTES é tudo de bom!!!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *