Dicas & Destinos

O Muro de Berlim

Falar de Berlim, sem mencionar o famoso Muro de Berlim é no mínimo querer ocultar parte da história, foi por isso que resolvi dedicar todo este post para falarmos um pouco sobre este capítulo importante da historia, não só de Berlim, mas da Alemanha como um todo.

Estive pesquisando alguns dados técnicos sobre o Muro e me deparei com incontáveis artigos de boa qualidade que explicam de forma direta e prática parte deste capítulo vergonhoso da Berlim de outros tempos.

Descobri também que muitos moradores da cidade não gostam de tocar no assunto e encontrar o que restou do famigerado muro é uma tarefa para exploradores. Nem ouse perguntar pela cidade sobre o local do muro. Na certa irão te responder: O Muro? Ah, ele não existe mais. Ok, nós sabemos disso, não somos alienados. Então, dica prática, vá direto para o memorial na Bernauer Strasse, em frente ao Neiderkirchnerstrasse, o Parlamento de Berlim. Lá Existe um pedaço do tão vergonhoso muro. No entanto ao passear pela cidade, você observará em vários pontos, paralelepípedos e placas indicando o local por onde o muro passava. Se vale de consolo, existe um projeto para sinalizar melhor os lugares por onde passava o “Muro da vergonha” sem que os berlinenses se sintam constrangidos por isso. O fato de um dia este muro ter existido realmente gera um grande desconforto até os dias de hoje, afinal, não se trata somente de concreto velho e ferros retorcidos, a sua história é bem mais feia do que sua cinzenta aparência.

Um pouco da História do Muro

Depois da Segunda Guerra Mundial em 1945, os vitoriosos Aliados: Estados Unidos, Inglaterra, França e Rússia dividiram a Alemanha em 4 setores, cada um sob o controle de um aliado. O setor dos Estados Unidos, Inglaterra e França, combinados, formou um Estado capitalista, a República Federal da Alemanha (RFA) ou Alemanha Ocidental. O setor soviético virou um estado comunista, a República Democrática da Alemanha (RDA) ou Alemanha Oriental.

Uma barreira agora separava o Leste e o Oeste. Winston Churchill (primeiro-ministro inglês durante a Segunda Guerra Mundial) batizou essa barreira de “Cortina de Ferro”. Os habitantes da Alemanha Oriental estavam muito insatisfeitos com as condições político-econômicas em que viviam. A troca privada foi proibida, assim como a posse de terras privadas e as pessoas foram forçadas a trabalhar em fazendas que pertenciam ao Estado. Havia faltas de comida e de mantimentos.

Mesmo considerando que Berlim estava em território soviético, os Aliados acharam melhor dividir a metrópole também. Portanto, Berlim foi dividida em quatro setores. De novo, os Estados Unidos, a Inglaterra e a França se juntaram para formar a Berlim Ocidental. O setor soviético formou a Berlim Oriental. A maioria da população da Alemanha Oriental e da Berlim Oriental não gostava do regime comunista. Na verdade, a maioria das pessoas nem era comunista. Entre Janeiro e o começo de Agosto de 1961, 160.000 refugiados atravessaram a fronteira, em direção à Berlim Ocidental, buscando uma vida melhor.

Durante 28 anos, de 1961 a 1989, a população de Berlim, ex-capital do Reich alemão, com mais de três milhões de pessoas, padeceu esta experiência ímpar na história moderna: viu finalmente a cidade ser dividida por um imenso muro. Uma situação de verdadeira esquizofrenia geopolítica foi vivida neste período. Este foi sem dúvida um símbolo da rivalidade entre Leste e Oeste, e, também, um atestado do fracasso do socialismo real em manter-se como um sistema atraente para a maioria da população alemã.

As Primeiras Pedras

Na manhã bem cedo do dia 13 de agosto de 1961, a população de Berlim, próxima à linha que separava a cidade em duas partes, foi despertada por barulhos estranhos, exagerados. Ao abrirem suas janelas, depararam-se com um inusitado movimento nas ruas a sua frente. Vários Vopos, os milicianos da RDA (República Democrática da Alemanha), a Alemanha comunista, acompanhados por patrulhas armadas, estendiam de um poste a outro um interminável arame farpado que alongou-se, nos meses seguintes, por 37 quilômetros adentro da zona residencial da cidade. Enquanto isso, atrás deles, vários trabalhadores desembarcavam dos caminhões descarregando tijolos, blocos de concreto e sacos de cimento. Ao tempo em que algum deles feriam o duro solo com picaretas e britadeiras, outros começavam a preparar a argamassa. Assim, do nada, começou a brotar um muro, o pavoroso Mauer, como o chamavam os alemães.

Do muro faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas eletrificadas com alarme e 255 pistas para ferozes cães de guarda.

Este muro provocou muitas mortes e pessoas feridas, além de milhares de pessoas terem sido aprisionadas nas diversas tentativas de atravessa-lo.

MURO DE BERLIM FOTO AP

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, ato inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos, sendo considerado por muitos, neste momento como o fim da Guerra Fria.

Aqui abaixo, estão dois vídeos que considero bastante interessantes sobre a queda do Muro de Berlim. Não deixe de conferir!

2012 Embarque na Viagem

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *