Dicas & Destinos

Renda-se aos Encantos de Búzios!

X

A cidade é disparada a mais badalada e charmosa do litoral fluminense. 

Para desvendar Búzios por inteiro, como poucas vezes se viu, converse com um pescador, ele é o intérprete e a platéia desse show diário que é a península. Apesar de ter um dos trechos mais gelados do litoral brasileiro, com a temperatura da água ao redor dos 20 graus na maior parte do ano, as 23 praias são bem disputadas. A avenida José Bento Ribeiro Dantas, é a ligação de toda a península, no seu trecho central, a mais badalada rua de Búzios, a Rua das Pedras. Em sua extensão encontram-se lojas de várias grifes, artesanato local, restaurantes com opções variadas, diversos bares e intensa vida noturna, o acesso para carros é proibido. Estacionar por ali pode ser um problema: além de pagas, as vagas estão sempre lotadas. Por isso, se sua pousada ou hotel oferecer o serviço de traslado, use sem pensar. Outra boa alternativa é pegar as vans circulares, que também ligam as praias ao Centro.

Um passeio pela Orla Bardot realça a beleza dos prédios históricos, casarões coloniais, comunidade de pescadores artesanais e marcos culturais, como as estátuas de Brigitte Bardot e dos Pescadores. Ao final da Orla, a Igreja de Sant’Anna, padroeira de Búzios. Na praia de Geribá, encontra-se a Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós, única no mundo. Do Mirante do Forno e de João Fernandes pode-se avistar a Ilha do Caboclo, a Ponta da Lagoinha e ter uma visão privilegiada da península. Búzios possui inúmeras praias, cada uma com sua peculiaridade, com destaque para as Praias da Armação, Tucuns, Geribá, Ferradura e Ferradurinha, da Foca, do Forno, Olho de Boi, Brava, João Fernandes, João Fernandinho, Azeda, Azedinha, dos Ossos, do Canto, dos Amores,da Tartaruga, Manguinhos e Rasa.

O aeroporto de Cabo Frio, a 25 km, recebe voos regulares de grandes capitais, como RJ, SP e BH. O acesso de carro, partindo do Rio, é boa opção: são 180 km em pista dupla pela BR-101 e RJ-124 (a Via Lagos). Muitos turistas também chegam pelo mar, nos navios de cruzeiros.

Escultura de Brigitte Bardot – Orla Bardot
Em tamanho natural, a escultura retrata Brigitte de forma despojada, como ela costumava andar por Búzios em 1964.

Escultura dos Pescadores – Orla Bardot
Instalada dentro d’água, à beira da Praia da Armação, a escultura representa três pescadores em ação. Christina Motta é a autora da obra.

Igreja Nossa Senhora Desatadoras dos Nós – Praia de Geribá
Inaugurada em 8 de setembro de 2001, a Capela logo recebeu a Bênção Apostólica de Sua Santidade o Papa João Paulo II e um apelido, “A Pequena Grande Obra de Arte”.
Horário de funcionamento: Aberta diariamente, das 9 às 2h. Missa às 11h30, aos domingos.

Mirante do Forno – Praia do Forno
Mostrando praticamente toda a península, esse mirante, localizado próximo à Praia do Forno, é um local de magnífica paisagem. O acesso fácil torna-o um dos pontos mais procurados para observação do deslumbrante visual de Búzios.

Mirante de João Fernandes 
Próximo à Praia de João Fernandes, permite a visão de parte da península e merece uma visita.

Ponta da Lagoinha – Praia da Lagoinha
Local formado por rochas de 520 milhões de anos, a Ponta da Lagoinha é a garantia histórica de que Búzios já foi uma região com as mesmas características do Himalaia. Além de bela, em razão desse fenômeno, a Lagoinha é um inesquecível lugar de formações rochosas, piscinas naturais de abundante fauna marítima e vegetação nativa, incluindo o cacto cabeça-branca, que germina apenas nesse litoral.

Igreja de Sant’Anna – Entre as praias da Armação e dos Ossos
Herança da origem da cidade como Armação de Baleias, a igreja data de 1740. Cal, pedras e argamassa de óleo de baleia formam esse prédio, que abriga as imagens seculares de Sant’Anna e do Menino Jesus.  Sant’Anna é a padroeira de Búzios e sua festa é comemorada no dia 26 de julho, com procissão, missa solene e muitos fogos.
Horário de funcionamento: aberta diariamente. Missas, somente aos sábados, às 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *