Dicas & Destinos

Premiado programa TurisMetrô tem aprovação de quase 100% dos freqüentadores

..

Roteiros que percorrem a cidade com baixo custo permitem uma viagem no tempo divertida, agradável e interativa

 

VISTA AEREA  Embarque na Viagem

 

O Turismetrô, programa de roteiros que percorre alguns pontos turísticos da cidade de São Paulo sendo necessário apenas o bilhete do metrô, já atendeu milhares de pessoas vindas de 20 Estados brasileiros e 37 países. Com dois grandes prêmios – levou o bronze do 23º Colunistas São Paulo 2006 na categoria “peça de Mídia Exterior de Turismo, Transportes e Diversões Públicas” e o Fiptur (Festival de Publicidade Turística de Salvador) – tem índice de aprovação de quase 100%, sendo que mais de 99,4% recomendariam a outras pessoas e 98,5% fariam, inclusive, mais de um roteiro. A maioria dos visitantes (45,4%) optam pelo roteiro Sé, que além da Catedral, passa pelo Mosteiro de São Bento, Largo do Café, Praça do Patriarca, Pátio do Colégio, Solar da Marquesa, centros culturais Banco do Brasil e Caixa Econômica, entre outros.

Catedral da Sé Embarque na Viagem

O TurisMetrô é uma iniciativa da São Paulo Turismo, órgão oficial de turismo da cidade de São Paulo, em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô. O programa foi idealizado para que o usuário possa apreciar as diversas riquezas culturais, turísticas e de lazer da cidade de São Paulo, as quais são pouco conhecidas por seus habitantes e visitantes.

Tanto monitores, que acompanham os roteiros junto com os guias de turismo, quanto atendentes são estudantes de faculdades de turismo da cidade e falam, ao menos, uma língua estrangeira. Os guias de turismo também são bilíngües e devidamente cadastrados no Ministério de Turismo.Todos eles foram avaliados e selecionados, passaram por treinamento teórico e prático com historiadores, profissionais de turismo e de outras áreas.

Segundo Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis, o programa é ao mesmo tempo divertido, interativo e barato para os visitantes. “O Turismetrô traz a oportunidade de turistas conhecerem parte da vasta história de São Paulo a um baixíssimo custo e com informações de qualidade. E também é excelente para o morador da capital, que descobre muitas curiosidades sobre sua cidade”, afirma.

São quatro diferentes roteiros (Sé, Luz, Paulista e São Francisco/Teatro Municipal), todos com acompanhamento de guias bilíngüe e a presença de atores encenando a história de São Paulo. A estação Sé é o ponto de partida de todos os roteiros e onde está localizado o balcão para obter os bilhetes necessários para fazer os passeios. Para cada um deles é preciso adquirir uma quantidade diferente de bilhetes, sendo no máximo 3. O grupo desce na estação relativa aos pontos turísticos a serem vistos, percorre o trajeto junto aos guias que vão falando sobre a história dos locais e embarcam novamente no metrô até a próxima estação correspondente ao roteiro. Em alguns pontos dos roteiros são apresentadas ainda performances teatrais contando parte da história do local. O visitante gasta muito pouco e tem a oportunidade de conhecer de forma interativa e em um curto espaço de tempo muitas curiosidades, lendas e mistérios que essa encantadora cidade traz.

  • O limite é de no máximo 25 pessoas por grupo. O TurisMetrô oferece saídas aos sábados (às 9h para o roteiro Turismo na Sé; e às 14h para o roteiro Turismo na Luz) e aos domingos (às 9h para os roteiros Turismo na Paulista; e às 14h para o roteiro São Francisco/Teatro Municipal). O TurisMetrô hoje é operado pela agência licitada Check Point. Informações diretamente no balcão localizado na Estação Sé ou pelo site.

 

2012 Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *