Variedades & Tecnologia

Um pouco da história do papiamento

A língua nativa de Aruba, o papiamento, pode parecer simples, mas em sua história existe uma complexa rede que define a ilha e seus habitantes. Falada somente nas ilhas ABC, o papiamento é um idioma creolo, reconhecido oficialmente como língua  nativa de Aruba, ao lado do holandês, somente em março de 2003.

História

Evidências do papiamento usado como idioma nativo datam de 300 anos, com documentos de Curaçao do início do século XVIII, provando que a língua era usada como vernáculo por toda a população da ilha, incluindo a classe de holandeses nativos e mercadores judeus. Segundo o livro “Kiss of a Slave: Papiamentu’s West African Connections,” (Beijo de um Escravo: Conexões do Papiamento na África Ocidental), de Efraim Frank Martinus, o idioma tem raiz afro-portuguesa creola, nascido no comércio negreiro e firmado como língua nativa nas regiões de Aruba, Bonaire e Curaçao.

Aruba Tourism Authority

Reconhecendo a importância da linguagem para a identidade nacional, esforços para criar um conceito, uma lei e a padronização do idioma se iniciaram em 1984, com a criação do Instituto Linguístico Antilhano, uma comissão instalada pelo governo, com subcomissões representando cada uma das ilhas ABC. O rompimento de Aruba com as Antilhas Holandesas em 1986, com a proclamação de seu status de separação dentro do Reino Unido, contribuiu para uma visão divergente entre o idioma falado em Curaçao e Aruba, onde a língua continua a ser catalogada de uma forma diferente por meio dos esforços de linguistas locais Ramon Todd Dandare e Mario Dijkhoff.

Similar a outras línguas creolas, o papiamento nasceu da necessidade, começando como uma linguagem de pequenos grupos e utilizando uma estrutura gramática simples e léxicos limitados para propósitos elementares de comunicação entre pessoas que já possuíam idiomas nativos diversos. Segundo Dandare, a etimologia do papiamento em sua raiz é baseada na estrutura linguística africana. A maioria de seus vocábulos é composta por variações de palavras em português e espanhol, com crescente empréstimo do holandês, sendo essa língua oficial da ilha durante o período de educação (etimológico), e de palavras em inglês – essas relacionadas, principalmente a temas ligados à tecnologia.

Diferentemente do espanhol, papiamento não usa palavras que identificam gêneros. Ao contrário, da mesma forma que idiomas africanos da região de Cabo Verde, o uso de entonações e repetições é muito aplicado para diferenciar significados e enfatizar o discurso, respectivamente.

Definido localmente

Resquícios da cultura nativa de Aruba também estão presentes no Papiamento, ainda que de forma limitada, para nomear locais dentro da ilha, como Arikok, Macuarima, Madiki e Turibana.

Foram reconhecidas as oportunidades para que o idioma se tornasse cada vez mais rico com o tempo. Enquanto o inglês e o espanhol têm, cada um, mil anos de história, o papiamento ainda é uma língua relativamente jovem. Dandare descreve o papiamento como estando em processo de emancipação linguística, assim como tendo o poder de causar impacto psicológico positivo na população da ilha com sua introdução no sistema escolar. O idioma papiamento é ensinado na escola, ao lado do inglês e do espanhol. Porém, todos os livros estão no idioma oficial holandês. O “Institututo di lenga Arubano (IDILA)” (Instituto de Língua Arubano), sob o Departamento de Educação, mantém seus esforços para estabelecer um padrão de uso do papiamento e para oferecer a ele o status que merece.

Você pode encontrar outras informações nos links abaixo:

Os brasileiros descobriram Aruba

Aruba: uma ilha fácil de se apaixonar

Aruba revelada em sua arte e tradições

Dados importantes sobre Aruba

 

Proteção ao Viajar

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *