Dicas & Destinos

Explorando o Atacama: uma viagem inesquecível ao coração do deserto

Localizado ao norte do Chile, o Atacama é considerado o lugar não polar mais árido do planeta Terra. No entanto, apesar da sua secura, apresenta belíssimas paisagens que sem dúvida valem a pena conhecer. Por isso, hoje o pessoal da Civitatis conta um pouco do que ver nessa viagem inesquecível pelo deserto do Atacama.

viagem inesquecível atacama
Explorando o Atacama: uma viagem inesquecível ao coração do deserto

San Pedro de Atacama é a porta de entrada para ir em busca das melhores paisagens naturais do deserto. Esse povoado também está localizado em uma das áreas com os céu mais limpos e claros do mundo. Portanto, as atividades de observação de estrelas se somam aos atrativos do deserto do Atacama.

Não faltam motivos para visitar este magnífico entorno natural do Chile. Mas quais são suas principais joias? Quais os lugares essenciais em qualquer visita que se preze ao deserto do Atacama? A seguir, detalhamos os mais destacados.

Salar de Atacama

O clima seco do altiplano, no meio ao deserto, e as condições climáticas especiais são os elementos ideais para o desenvolvimento do cloreto de sódio. Portanto, não é de surpreender que esteja localizado nesta área o Salar de Atacamao maior depósito de sal do Chile. E apesar de seu alto nível de salinidade, este lugar abriga uma grande biodiversidade. É especialmente notável sua grande colônia de flamingos. Além disso, se você visitar o salar, também poderá encontrar outros animais andinos, como guanacos e vicunhas.

Embora todos os momentos sejam bons para desfrutar do Salar de Atacama, recomendamos visitá-lo ao nascer ou ao pôr do sol. É precisamente a essas horas do dia que as salinas são mais bonitas. Tons de escarlate e laranja se refletem na superfície esbranquiçada, criando uma paisagem digna de cartão postal.

Valle de la Luna

Apenas 13 quilômetros separam San Pedro de Atacama do Valle de la Luna, uma das grandes atrações turísticas do deserto chileno. Como o próprio nome indica, não é por acaso que o nome do vale se refere ao satélite da Terra. As paisagens desta depressão são bastante semelhantes às da lua. Basta um passeio por elas para se dar conta da vastidão e isolamento deste terreno.

O Valle de la Luna é também um lugar de grande interesse geológico. A ação do vento e outros agentes erosivos moldaram as rochas circundantes à sua vontade. O resultado? Ao caminhar pelo vale, você tem a sensação de visitar um lugar quase irreal, já que as pedras assumem formas impossíveis. Se você deixar sua imaginação voar, poderá até ver figuras de vários animais e objetos familiares.

Cordilheira do Sal

Junto do Valle de la Luna se encontra a Cordilheira do Sal, outra das grandes joias naturais do deserto do Atacama. Esta cadeia montanhosa estende-se por um terreno de solos salgados e completamente áridos. Trata-se também de uma paisagem cárstica, ou seja, composta por minerais solúveis. Já chega de explicações científicas, porque se há algo pelo qual vale a pena visitar a Cordilheira do Sal é parar para experimentar a calma e a tranquilidade que se sentem nestas paisagens.

Assim como no Vale da Lua, a Cordilheira do Sal também vale a pena visitar ao nascer ou pôr do sol. Além disso, a ausência de construções humanas por muitos quilômetros ao redor favorece a contemplação das paisagens sem obstáculos que cubram ou dificultem apreciar a vista.

Em uma excursão à Cordilheira do Sal, você também descobrirá por que os restos de um ônibus, encalhado em um dos desertos mais secos do mundo, podem ser encontrados neste lugar.

Lagunas Escondidas de Baltinache

O Deserto do Atacama também abriga vários recantos escondidos que, embora não sejam mais tão remotos hoje, despertam a admiração e o interesse de todos os visitantes. Um deles é, sem dúvida, as Lagunas Escondidas de Baltinache. É um conjunto de sete pequenas lagoas de água salgada que se destacam pela intensa cor turquesa das suas águas.

É permitido se banhar em algumas destas lagoas. Dessa forma, você poderá sentir uma certa sensação de leveza, já que, literalmente, você vai flutuar nas águas salgadas. A área também é muito chamativa devido aos contrastes cromáticos. Nos dias de sol, que costumam ser a maioria, o intenso azul-turquesa das lagoas sobressai entre o terreno esbranquiçado circundante, tingido desta cor devido à sua elevada concentração de sal.

Vale do Arco-íris

Outro lugar imperdível para visitar nessas viagem inesquecível no deserto do Atacama é o Vale do Arco-íris. Seu nome certamente corresponde às expectativas. A variedade cromática das suas colinas e morros é imensa. Tons ocres e avermelhados se combinam com bege, verde e branco, mas também se destacam o amarelo, branco e azul. Tudo isso devido à grande diversidade de rochas e minerais encontrados neste lugar excepcional no meio do deserto.

Todo o entorno do Vale do Arco-íris é um ímã para os amantes da fotografia. Não importa para onde você olhe, você sempre encontrará uma perspectiva única em que pode capturar uma extraordinária visão panorâmica da geografia local.

Piedras Rojas de Atacama

Não são apenas os tons ocres, beges e amarelados que se destacam no deserto do Atacama. Os vermelhos e carmesim também se destacam. A prova disso é a paisagem de Piedras Rojas, assim chamada pelas cores escarlates de suas rochas. Assim como nesta área do norte do Chile, aqui também é possível ver um forte contraste de cores. Nesse caso, os terrenos agrestes e avermelhados contrastam com o céu azul claro e limpo desse lugar.

Resumindo, o deserto do Atacama não é apenas um terreno árido e inóspito. É também uma área bela e extensa, perfeita para uma viagem inesquecível, cheia de preciosidades naturais escondidas que valem a pena visitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *