Dicas & Destinos

Caminho do Queijo: as melhores queijarias do interior paulista

São Paulo entrou na rota do queijo e já apresenta muitas produções premiadas

Caminho do Queijo

O Brasil tem se destacado cada dia mais na produção de queijos artesanais saborosos e com texturas diversificadas, esforço esse que vem sendo reconhecido com diversas premiações internacionais. Na última copa do mundo dos queijos, o Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, realizada na França, em 2021, o Brasil conseguiu a vice-liderança, com 57 medalhas recebidas, ficando atrás apenas da produção francesa. Esse evento reúne os maiores produtores de queijo do planeta, e, ao todo, foram distribuídas 331 medalhas. 

Mas se engana quem pensa que apenas Minas Gerais produz os melhores queijos do país, outros estados entraram nessa disputa e estão crescendo cada dia mais, como é o caso de São Paulo, que já apresenta diversos queijos premiados, inclusive com medalha super ouro, da copa mundial. E, pensando em se destacar ainda mais no país, algumas queijarias artesanais do interior do estado se reuniram e decidiram criar o Caminho do Queijo Artesanal Paulista, uma rota turística para quem quiser experimentar as melhores produções de São Paulo, inclusive os queijos premiados nacional e internacionalmente.

Ao todo, são 13 queijarias espalhadas pelo interior paulista que fazem parte do Caminho do Queijo: Fazenda Santa Helena, em Sete Barras; Fazenda Atalaia, em Amparo; Fazenda Santa Luzia, em Itapetininga; Laticínio Artesanal Montezuma, em São João da Boa Vista; Pé do Morro, em Cabreúva; Leiteria Santa Paula, em São José do Rio Pardo; Pardinho Artesanal, em Pardinho; Queijaria Rima, em Porto Feliz; Cabanha Mulekinha, em Ibiúna; Queijaria Belafazenda, em Bofete; Capril do Bosque, em Joanópolis; Q.JO Martina, em Boituva; e Lano-Alto, em Catuçaba.

Algumas fazendas possuem inclusive opção de hospedagem, mas quem quiser fazer apenas um bate-volta pelo circuito pode contratar uma empresa de turismo ou mesmo alugar um carro seminovo para fazer uma viagem mais tranquila e no tempo que melhor preferir. 

Cinco queijos artesanais para experimentar no Caminho do Queijo Paulista

Queijo Mandala 12 Meses: fabricado pela Pardinho Artesanal, esse queijo recebeu medalha superouro na copa mundial do queijo em 2021. A sua produção é realizada com um blend de no mínimo 50% de leite de vacas Gir. As peças pesam cerca de 10 kg, com lavagem semanal e maturação de 12 meses. O sabor possui um leve amanteigado, com toques adocicados e textura macia.

Queijo Fermier: produzido pela Leiteria Santa Paula, é um queijo artesanal sem conservantes, com formatos de bolinhas cremosas e imersos em azeite de oliva. Possui diversos prêmios nacionais.

Tulha: o primeiro queijo brasileiro a receber uma medalha de ouro internacional é produzido pela Fazenda Atalaia. Por ser maturado de 10 a 12 meses, esse queijo apresenta casca firme e avermelhada, com uma massa quebradiça com cristais e paladar com notas trufadas.

Azul do Bosque: o queijo de cabra com mofo azul é produzido pela Capril do Bosque. Possui sabor intenso e a presença do fungo penicilium roqueforti, principalmente na casca. O seu processo de produção foi inspirado no queijo Stilton, inglês, feito com leite de vaca. É ideal para acompanhar bebidas mais doces.

Lua da Serra: queijo produzido pelo Pé do Morro, esse queijo é para quem aprecia queijos macios, com sabor leve e textura untuosa. Chama-se lua pois é maturada em grelhas que permitem o contato com o ar e a formação da cobertura de mofo branco. Além disso, ele continua maturando após guardado na geladeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *