Localizada no extremo austral da América do Sul, a Patagônia é uma das regiões mais desejadas pelos viajantes que buscam turismo de natureza e aventura. Compartilhado entre Chile e Argentina, o lugar se divide entre pradarias e estepes áridas de um lado e fiordes e geleiras de outro.
No Chile, as regiões inseridas são: Aysén, Magallanes e dos Lagos, sendo caracterizadas por uma geografia bastante variada, resultando em uma grande diversidade de paisagens, climas, cultura e ecossistemas como montanhas, fiordes, canais e ilhas.
A seguir, a Patagonia Experience Travel, agência especializada em roteiros e experiências na região patagônica, indica cinco destinos imperdíveis para visitar no país. Descubra:
Punta Arenas
A cidade portuária situada entre geleiras e fiordes chama a atenção por seu ar puro e arquitetura com influência europeia. Punta Arenas é considerada a capital da província de Tierra del Fuego e reúne atrações como o Museu Maggiorino Borgatello e a Reserva Natural de Magalhães, com 19 mil hectares com trilhas.
Além disso, na cidade é possível fazer um passeio de navegação pelo Estreito de Magalhães até chegar à Ilha Magdalena, onde se avistam milhares de pinguins que vivem na região.
Puerto Natales
Porta de entrada para as Torres del Paine, Puerto Natales reúne atividades de aventura e ecoturismo, além de atrações como o Cerro Dorotea, de onde é possível ter uma visão da cidade de cima, e a Gruta do Milodon, formado por três cavernas, e que abriga um monumento ao animal que lhe dá nome – uma espécie de preguiça gigantes que viveu na região há mais de dez mil anos.
No destino, vale visitar também o Parque Nacional Bernardo O’Higgins, casa do grupo étnico kawésqar, onde se destacam os campos de gelo do sul na paisagem, assim como os glaciares Balmaceda e Serrano.
Torres del Paine
Principal cartão-postal da Patagônia chilena, Torres del Paine já foi eleita a 8ª maravilha do mundo. E não à toa, já que sua beleza cinematográfica encanta a todos, principalmente com as geleiras e os chifres de granito que compõem o visual.
O Parque Nacional Torres del Paine é declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, com 240 mil hectares de área, sendo boa parte intocada. Ali, além das atividades como trekking, é possível visitar pontos como o Lago Grey, o Vale e o Glaciar do Francês e o Lago Nordenskjold.
Carretera Austral
A rota de mais de 1200 quilômetros é única no mundo, percorrendo paisagens remotas da Patagônia, incluindo cachoeiras glaciares, plantas tropicais e cavernas de mármore.
Também chamada de Rota 7, pode ser feita tanto de carro, quanto de bicicleta, e passa por atrativos como: o Parque Pulamin, os lagos Espolón e Loncolao, o Parque Nacional Queulat, as águas termais de Puyuhuapi, entre outros.
Ali também é possível fazer atividades de aventura, como rafting e trekking.
Puerto Varas
Próxima a Puerto Montt, entre lagos andinos e vulcões, Puerto Varas combina arquitetura e tradições alemãs e paisagens tipicamente chilenas. Conhecida como Cidade das Rosas, está às margens do Lago Llanquihue, o maior da região. Completam o cenário os vulcões Calbuco e Osorno, com seus picos nevados.
Ali é possível andar de caiaque, fazer pesca esportiva ou mesmo pedalar até os Saltos de Petrohué. Vale visitar ainda os parques nacionais Vicente Pérez Rosales e o Alerce Andino.
- Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele
- Conheça o Peru: destinos para apreciar a história, vida natural e cultura da região
- Orquestra Light da Rocinha: ação social em forma de música
- Quais as melhores dicas de viagem para um ano sabático?
- Curiosidades e história da Catedral de Notre Dame
- Festival de Verão Salvador 2025: diversidade musical e homenagens
Pingback: Embarque na Viagem