Cidade de Pomerode abriga um pedaço da Alemanha no Brasil
Você já pensou em viver uma experiência totalmente europeia em terras brasileiras? Essa realidade é possível em uma cidade no interior de Santa Catarina, no Vale do Itajaí. A cidade de Pomerode, a cerca de 170 quilômetros da capital Florianópolis, é conhecida como Vale Europeu, pois é uma das conhecidas “cidades alemãs” que ainda restam na cidade. A colonização alemã na cidade, que começou por volta de 1860, foi feita por alemães, que vinham, em sua maioria, da cidade de Pomerânia, na Alemanha, originando o nome batizado da cidade. Até 1959, Pomerode pertencia ao município de Blumenau (grande cidade mais próxima), porém emancipou-se e se tornou um município.
A população de Pomerode é estimada em cerca de 35 mil habitantes, e sua maior fonte de renda vem das atividades turísticas, que tornam a cidade muito atrativa e procurada por pessoas de todo o Brasil. Venha conhecer os principais pontos turísticos da cidade de Pomerode nas dicas abaixo!
Rota do Enxaimel
Por ser uma cidade muito ligada às tradições alemãs, não é de se surpreender que uma grande atração que salta aos olhos são as construções de enxaimel, que são aquelas casas feitas totalmente de madeira, com hastes encaixadas. A construção do enxaimel é totalmente artesanal: uma estrutura de madeira se fixa às hastes, que são encaixadas, e, depois, os espaços são preenchidos com tijolos simples. O telhado é inclinado (o que é a grande característica do enxaimel), e as varandas cheias de detalhes são um charme à parte. As peças da casa são encaixadas, e, por isso, era fácil desmontar uma casa e construí-la em outro lugar: e é aí que entra a Rota do Enxaimel.
Para se ter uma noção, a cidade de Pomerode é a que mais tem construções de enxaimel fora do território alemão. Há, inclusive, uma Rota do Enxaimel, em que é possível visualizar 50 casas que foram tombadas como patrimônio histórico brasileiro. Os tours são guiados, e há casas especiais para se conhecer que, inclusive, se tornaram pousadas.
Mas não são apenas casas que você poderá visitar na Rota do Enxaimel: há também restaurantes e a famosa fábrica de chocolates Nugali, em que há uma estufa cheia de pés de cacau para adentrar à fábrica. Há, também, a degustação de chocolates oferecidos pela fábrica. A Delicaten Bolachas e Cucas, por outro lado, é uma confeitaria da Dona Elia Maske, que oferece doces artesanais feitos com receitas antigas da família.
E, para ter mais facilidade e ficar longe de surpresas desagradáveis, você também pode abrir conta digital, para ter a facilidade de ter seu poder de compras à mão e ter a segurança exata para a sua viagem.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio