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Festival Ópera na Tela, retorna ao Parque Lage em novembro

Com patrocínio da marca Sofitel, evento ocorre entre os dias 13 e 24 de novembro, retornando ao Parque Lage após ter seus trabalhos interrompidos pela pandemia

Festival Ópera na Tela

Em sua sexta edição, o Festival Ópera na Tela retorna ao cenário cultural da Cidade Maravilhosa após ter sofrido um hiato de um ano, por conta do avanço da pandemia do novo coronavírus. O Festival exibe 13 óperas inéditas e recentes em um cinema, com telão, espreguiçadeiras e som de última geração, montado ao ar livre no Parque Lage especialmente para o evento. Em seguida, a seleção de peças líricas será exibida nos cinemas de diversas cidades brasileiras.

A marca Sofitel é uma das patrocinadoras do Festival Ópera na Tela, que ocorre entre os dias 13 e 24 de novembro, no Parque Lage, localizado no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

“A marca Sofitel sempre teve em seu DNA a paixão pela arte, por isso eventos grandiosos como esse mostram o compromisso que a Accor possui com a cultura e na potencialização de projetos que visam agregar cada vez mais o conhecimento pelo meio artístico”, afirma Philippe Trapp, COO das marcas luxo e lifestyle Accor América do Sul, operadora da marca Sofitel.

O evento receberá uma tenda montada a céu aberto para a projeção, em tela gigante, de uma programação inédita no país, repleta de cultura e arte. Ao todo serão 11 récitas europeias, sendo uma por dia projetadas com alta qualidade de som e imagem, cadeiras confortáveis e preços acessíveis. Além disso, o festival terá uma um noite de Gala do Teatro Alla Scala de Milão com cantores consagrados e, pela primeira vez, um balé: O Corcunda de Notre Dame, do Ópera de Paris, com a famosa coreografia do Roland Petit.

Nesta edição, o balé “O Corcunda de Notre Dame” é um dos principais destaques da programação do festival. O espetáculo foi inspirado no romance homônimo de Victor Hugo e conta com música de Maurice Jarre. Além disso, pela sexta vez consecutiva, será oferecida uma Masterclass, com objetivo de proporcionar a cantores líricos e músicos profissionais brasileiros, a oportunidade de aprimorar suas habilidades com o cantor e professor Raphaël Sikorski.

Para mais informalções sobre o festival e a programação completa, acesse o site do evento

A seleção

Com cópias digitais e legendadas, as 13 produções integraram, de certa forma, a temporada europeia e trazem diversidade na programação em montagens clássicas e releituras mais contemporâneas, tornando a atualidade lírica mundial acessível ao público brasileiro através da tela. Algumas das récitas apresentadas no festival podem chegar a custar até três milhões de euros e raramente são montadas fora da Europa e quase nunca na América Latina.

Durante a pandemia, os teatros e as grandes casas de ópera europeia também tiveram seus trabalhos interrompidos e quando puderam retornar, atuaram de forma criativa para que os espetáculos pudessem ocorrer contando com os recursos técnicos e humanos disponíveis. A Ópera de Viena, por exemplo, revisitou encenações originais de Tosca; a Ópera de Roma contornou a ausência do público ocupando corredores e foyer do teatro para a encenação de La Traviata. Já Parsifal (Viena) e Fausto (Paris), mais contemporâneas, integraram técnicas de vídeo e projeção inovadoras às filmagens. Esse ano, muitas obras serão apresentadas pela primeira vez no Festival: Der Rosenkavalier de Strauss, Parsifal, de Wagner, Les Indes Galantes, de Rameau, Der Messias e As Bodas de Figaro, de Mozart, Adriana Lecouvreur, de Cilea e O Palácio Encantado, de Luigi Rossi.

Destaques da seleção

Um dos destaques dessa edição do Ópera na Tela é a récita O Palácio Encantado, de Luigi Rossi. Encenada pela primeira vez em 1642, em Roma, ficou esquecida durante 380 anos na biblioteca do Vaticano, e foi redescoberta pelo maestro Leonardo Garcia Alarcon. Agora, em plena pandemia, e sem público, nova encenação foi criada pela Ópera de Dijon e será exibida no festival. Participaram 16 solistas, coros duplo e triplo com seis e 12 vozes e dezenas de bailarinos.

A noite de gala “A Rivedere le Stelle”, do Teatro Alla Scala de Milao, também se sobressai na programação. Por não ter conseguido realizar sua tradicional noite de celebração de Saint-Ambroise por conta da pandemia, o superintendente francês da instituição, Dominique Meyer, criou uma gala de portas fechadas que foi transmitida ao vivo pela televisão pública italiana, a Rai 1, e a Rádio 3, e depois captada pela Arte, na França e na Alemanha. O evento reuniu grandes nomes da ópera como Ildar Abdrazakov a Sonya Yoncheva, Roberto Alagna, Piotr Beczala, Benjamin Bernheim, Marianne Crebassa, Plácido Domingo, Juan Diego Flórez, Elena Garan?a, Vittorio Grigolo, Jonas Kaufmann, Aleksandra Kurzak, Francesco Meli, Lisette Oropesa e Ludovic Tézier em uma apresentação de música e dança. A direção foi de David Livermore, com direção musical de Riccardo Chailly, do La Scala, para a orquestra e coro.

Outra novidade desta edição é a exibição do balé O Corcunda de Notre Dame, do renomado coreógrafo Roland Petit, inspirado no romance homônimo de Victor Hugo e com música de Maurice Jarre. No décimo aniversário da morte de Petit, a Ópera de Paris presta homenagem ao profissional a partir do trabalho de Luigi Bonino, seu assistente e amigo.

Mais uma vez, pelo sexto ano consecutivo, será oferecida uma Masterclass, com objetivo proporcionar a cantores líricos e músicos profissionais brasileiros a oportunidade de aprimorar suas habilidades com o cantor e professor Raphaël Sikorski.

Recital

Na noite de abertura, 13, às 19h, a cantora-lírica Anne-Catherine Gillet fará um recital antes da récita do diaa Gala do Teatro Alla Scala de Milão, às 20h. Quem adquirir ingresso para este dia de evento, pode assistir às duas atrações. Nascida na Bélgica, ainda jovem assumiu seus primeiros papéis na Real Ópera de Wallonie-Liège, em seu país. Logo avançou para uma carreira internacional, tendo se apresentado em alguns dos principais palcos do circuito da ópera europeia. Encarnou papéis importantes em repertórios do período barroco e outros do século XIX e XX. Entre eles, “Poppea” em L’Incoronazione di Poppea, em Toulouse; Aricie em “Hippolyte et Aricie” na Ópera Nacional de Paris; Julieta em “Romeu e Julieta”, em Tours e Monte-Carlo; e Blanche em “Dialogues des Carmélites”, em Frankfurt. Entre seus projetos futuros, está a atuação em “Carmen”, no La Monnaie, em Bruxelas e no Grand-thêatre de Luxemburgo.

Ciclo de palestras

Em paralelo às récitas e à apresentação de Gillet, será promovido na tenda um ciclo de palestras com entrada franca. Com intuito de democratizar a arte lírica, facilitar sua compreensão e formar novas plateias, o festival convida o público a explorar a riqueza e a diversidade da ópera. A professora Laura Rónai irá ministrar as palestras “À Flor da Pele: La Traviata, de Giuseppe Verdi” e “Como expressar sua raiva musicalmente? Mozart responde”, dias 14 e 20 de novembro, respectivamente, às 17h

Já o maestro Leonardo García Alarcón, através de videoconferência, ministra a palestra “A Redescoberta da Obra-Prima Esquecida de Luigi Rossi: O Palácio Encantado” no dia 21, às 17h. Alarcón redescobriu a ópera “O Palácio Encantado”, de Luigi Rossi, que estava perdida há 380 anos na biblioteca do Vaticano. Este ano, o espetáculo foi reencenado sem público, por causa da pandemia, pela Ópera de Dijon. Com Coro da Ópera de Dijon e Coro de Câmara de Namur, participaram 16 solistas, coros duplo e triplo com seis e 12 vozes e dezenas de bailarinos. Na palestra, ele conta essa trajetória, da descoberta aos palcos.

Nesse mesmo dia, às 19h, será projetada a ópera Les Indes Galantes, da Ópera de Paris, cujo maestro é também Alarcon. A récita tem libreto de Luis Fuzelier e foi encenada pela primeira vez no Theâtre du Palais Royal em 1735. O diretor é Clément Cogitore.

Programação

ADRIANA LECOUVREUR

De Francesco Cilea – Teatro Comunale di Bologna – Ópera em 4 atos

Libreto: Arturo Colautti

Encenada pela primeira vez no Teatro Lírico de Milão em 1932

Cantada em italiano

Duração: 2h12

Maestro: Asher Fisch

Diretores: Giuseppe Pennisi e Rosetta Cucchi

ELENCO

Adriana Lecouvreur – Krist?ne Opolais

Maurizio – Luciano Ganci

Michonnet – Sergio Vitale

Princesa de Bouillon – Veronica Simeoni

Príncipe de Bouillon – Romano Dal Zovo

SINOPSE Paris, 1730. A atriz Adrienne Lecouvreur e a Princesa de Bouillon amam o mesmo homem, Maurizio da Saxônia, brilhante oficial e grande sedutor. Adrienne consegue conquistar seu amor, mas ela morre envenenada pelo cheiro mortal de um buquê de violetas enviado por sua rival.

AS BODAS DE FÍGARO

De Wolfgang Amadeus Mozart – Ópera do Estado de Berlim – Ópera-bufa em 4 atos

Libreto: Lorenzo Da Ponte

Baseado na peça La folle journée ou Le Mariage de Figaro, de Beaumarchais.

Estreou em Viena, em 1786.

Duração: 2h08

Cantada em italiano

Maestro: Daniel Barenboim

Diretor: Vincent Huguet e Staatskapelle Berlin

ELENCO

Conde Almaviva – Gyula Orendt

Condessa Almaviva – Elsa Dreisig

Suzana – Nadine Sierra

Fígaro – Riccardo Fassi

Cherubino – Emily d’Angelo

SINOPSE Fígaro e Suzana, criados do conde e da condessa Almaviva, estão ocupados com os preparativos do seu casamento. Mas a alegria dos dois se vê ameaçada pelo atrevimento do conde, disposto a tudo para seduzir a futura noiva. Com a ajuda da condessa – ela própria negligenciada pelo marido volúvel – Fígaro e Suzana terão de recorrer à sua habilidade para desarmar os ardis de Almaviva, assim como evitar as ciladas de Marcelina, Bartholo e Basílio. Para isso se valem dos equívocos do ardente Cherubino, jovem criado propenso a se apaixonar por todas as mulheres da casa.

FAUSTO

De Charles Gounod – Opera Nacional de Paris – Ópera em 5 atos

Libreto: Jules Barbier e Michel Carré

Baseado na obra de Goethe

Encenada pela primeira vez em Paris (Théâtre Lyrique), em 19 de março de 1859

Duração: 2h10

Maestro: Lorenzo Viotti

Diretor: Tobias Kratzer

Orquestra da Ópera Nacional de Paris

ELENCO

Fausto – Jean-Yves Bernheim

Marguerite – Ermonela Jaho

Mefistófeles – Benjamin van Horn

Valentim – Christian Sempey

SINOPSE Envelhecido, Doutor Fausto é um sábio desesperançado e cansado da vida. De repente, Mefistófeles, o diabo em pessoa, aparece diante dele. Ele faz um pacto com Fausto, que lhe oferece a eterna juventude em troca de sua alma. Fascinado por uma imagem de Marguerite que Mefistófeles lhe mostra para convencê-lo, Fausto parte para seduzi-la.

LA TRAVIATA

De Giuseppe Verdi – Ópera Nacional de Roma – Ópera em 3 atos

Libreto: Francesco Maria Piave

Baseado no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho.

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1853 no Teatro La Fenice, Veneza.

Duração: 2h10

Maestro: Daniele Gatti

Diretor: Mario Martone

ELENCO

Violetta Valery – Lisette Oropesa

Alfredo Germont – Saimir Pirgu

Giorgio Germont – Roberto Frontali

SINOPSE Numa noite de boemia em Paris, Alfredo Germont, jovem de uma família respeitável da região da Provence, apaixona-se por Violetta, uma conhecida cortesã. Também atraída por ele, Violetta abandona sua profissão para se entregar – sem reservas – a Alfredo. Contudo, o pai de Alfredo, em nome do decoro burguês, convence Violetta a romper relações com o seu filho. Ela escreve então uma carta a Alfredo anunciando o rompimento, porém, sem revelar o motivo real de sua decisão. A tuberculose, que ela já havia contraído, volta a se manifestar com toda a força. Um mês depois, Alfredo fica sabendo pelo pai que Violetta jamais deixou de amá-lo e que ela sacrificou seu amor para preservar a reputação do amante.

LES INDES GALANTES

De Jean-Philippe Rameau – Ópera Nacional de Paris – Ópera-balé

Libreto: Luis Fuzelier

Cantada em francês

Encenada pela primeira vez no Theâtre du Palais Royal em 1735

Duração: 1h53

Maestro: Leonardo García Alarcón

Diretor: Clément Cogitore

Orquestra Cappella Mediterranea, coros de Namur e da Ópera Nacional de Paris

Coreografia: Bintou Dembélé

Bailarinos: Compagnie Rualité

ELENCO

Hébé | Phani | Zima – Sabine Devieilhe

L’amour | Zaïre – Jodie Devos

Émilie | Fatime – Julie Fuchs

Bellone | Adario – Florian Sempey

Osman | Ali – Edwin Crossley-Mercer

SINOPSE Sequência de quatro dramas líricos independentes interligados por um tema exposto no prólogo: o Amor une diferentes culturas. O libreto de Louis Fuzelier inspirou-se em documentos e relatos de testemunhas sobre as “Índias”, abarcando lugares “exóticos” como a Turquia, o Peru, a Pérsia e a América do Norte. Deixando de lado os deuses e feiticeiros habituais no barroco, ele volta sua atenção para pessoas “comuns” que se apaixonam

LUCIA DE LAMMERMOOR

De Gaetano Donizetti  – Ópera de Estado de Viena – Ópera em duas partes e 3 atos,

Libreto: Salvatore Cammarano

Baseado no romance The Bride of Lammermoor,de Walter Scott.

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez no Teatro San Carlo de Nápoles em 26 de setembro de 1835.

Duração: 2h25

Maestro: Evelino Pidò  

Diretor: Laurent Pelly  

Orquestra da Ópera de Estado de Viena

Coro da Ópera de Estado de Viena

ELENCO

Lucia – Olga Peretyatko

Sir Edgardo di Ravenswood – Juan Diego Florez

Lorde Enrico Ashton – George Petean

SINOPSE Lucia Ashton e Edgardo Ravenswood, membros de famílias escocesas rivais, têm uma história de amor secreta. Enrico, irmão de Lucia, que detesta os Ravenswood, mente à irmã, dizendo que Edgardo a traiu, se casando com outra mulher. Obriga-a então a se casar com outro nobre, Arturo. A dor de Lucia é tão arrasadora que ela perde a razão.

O CORCUNDA DE NOTRE-DAME

Ópera Nacional de Paris – Balé em 2 atos e treze cenas (1965) – Reencenado por Luigi Bonino

Libreto e Coreografia: Roland Petit

Música de Maurice Jarre

Baseado no romance de Victor Hugo

Duração: 1h28

Maestro: Jean-François Verdier

Orquestra da Ópera de Paris

Balé da Ópera de Paris

BAILARINOS

Esmeralda – Amandine Albisson

Quasímodo – Stéphane Bullion

Frollo – Mathias Heymann

Phœbus – Florian Magnelet

SINOPSE Na Paris do século XV, uma jovem cigana, Esmeralda, dança na praça da Catedral de Notre-Dame. Sua beleza transtorna o arquidiácono Claudio Frollo, que, querendo se afastar da tentação, ordena que o corcunda Quasímodo rapte a moça.

O CAVALEIRO DA ROSA

De Richard Strauss – Ópera do Estado de Berlin – Ópera em 3 atos

Livreto: Hugo von Hofmannsthal

Baseado no Les amours du chevalier de Faublas de Louvet de Couvray

Encenado pela primeira vez no Königliches Opernhaus de Dresden em 1911

Maestro: Zubin Mehta

Diretor: André Heller

ELENCO

A Marechala – Camilla Nylund

Barão Ochs – Christof Fischesser

Octavian – Michèle Losier

Sophie – Nadine Sierra

SINOPSE O jovem Octavian aprende uma lição de vida e de sexualidade da Marechala, Princesa Werdenberg. Mas, só descobre a si mesmo e começa a entender os mistérios do coração feminino quando é encarregado por ela de uma nobre missão: levar uma rosa de prata à jovem Sophie, a noiva do Barão von Lerchenau.

O MESSIAS

De Georg Friedrich Händel / Wolfgang Amadeus Mozart – Festival de Salzburgo – Oratório com 51 movimentos divididos em 3 partes

Libreto: Charles Jennens

Cantada em alemão

Duração: 2h10

Maestro: Marc Minkowski

Diretor: Robert Wilson

Orquestra: Les Musiciens du Louvre

ELENCO

Elena Tsallagova

Wiebke Lehmkuhl

Richard Croft

José Coca Loza

SINOPSE O Messias apresenta a profecia e o nascimento de Jesus, os episódios da Paixão e o tema da Redenção.

O PALÁCIO ENCANTADO

De Luigi Rossi – Teatro de Dijon – Azione in musica (Ação musical)

Libreto: Giulio Rospigliosi

Cantada em italiano

Encenada pela primeira vez em 1642, em Roma, e pela segunda vez em 2021 em Dijon (França)

Duração: 3h34

Maestro: Leonardo García Alarcón

Diretor: Fabrice Murgia

Cappella Mediterranea

Coro da Ópera de Dijon e Coro de Câmara de Namur

ELENCO

Orlando – Victor Sicard

Angélica – Arianna Vendittelli

Ruggiero – Fabio Trümpy

Bradamante | A Pintura – Deanna Breiwick

Atlante – Mark Milhofer

SINOPSE Para salvar seu protegido de uma desgraça, um mago aprisiona cavalheiros e damas num palácio encantado e labiríntico, até que eles acabam perdendo a razão. O palácio é uma representação da vida humana, pela qual as criaturas passam quase sempre ansiosas, na busca dessa felicidade que raramente ou nunca conseguem encontrar.

PARSIFAL

De Richard Wagner – Ópera do Estado de Viena – Bühnenweihfestspiel em 3 atos

Encenada pela primeira vez no Festival de Bayreuth a 26 de julho de 1882

Duração: 4h00

Maestro: Philippe Jordan

Diretor: Kirill Serebrennikov

Regente do coro: Thomas Lang

Orquestra da Ópera de Viena

ELENCO

Parsifal – Jonas Kaufmann

Gurnemanz – Georg Zeppenfeld

Kundry – El?na Garan?a

Amfortas – Ludovic Tézier

Klingsor – Wolfgang Koch.

SINOPSE O mago Klingsor criou um jardim mágico repleto de mulheres para fazer com que cavaleiros do Graal rompam com seu voto de castidade. Com o rei do Graal ferido, a redenção só será alcançada pelos atos de um homem inocente e casto, Parsifal.

TOSCA

De Giacomo Puccini – Ópera do Estado de Viena – Ópera em 3 atos

Libreto: Luigi Illica e Giuseppe Giacosa

Baseada na peça de teatro de Victorien Sardou, de 1887, La Tosca

Cantada em italiano

Estreou no Teatro Costanzi, de Roma, em 14 de janeiro de 1900.

Duração: 2h45

Maestro: Bertrand de Billy

Diretora: Margarethe Wallmann

Diretor de Coro: Martin Schebesta

Coro da Ópera do Estado de Viena

Orquestra da Ópera do Estado de Viena

ELENCO

Floria Tosca – Anna Netrebko

Mario Cavaradossi – Yusif Eyvazov

Barão Scarpia – Wolfgang Koch

SINOPSE Em Roma, em 1880, o pintor Mario Cavaradossi ajuda um prisioneiro político foragido. Angelotti é procurado por Scarpia, o temido chefe de polícia que persegue todos os que lutam pela liberdade. O gesto generoso de Cavaradossi, contudo, terá terríveis consequências. Scarpia cobiça há muito a amante do pintor, a bela cantora Floria Tosca. Nada mais fácil para este hábil manipulador do que utilizar o ciúme da temperamental Tosca para capturar Angelotti, se livrar de Cavaradossi e possuir enfim a amante deste.

NOITE DE GALA “A Rivedere le stelle”

Teatro La Scala de Milão – Maestro: Riccardo Chailly –

Diretor: Davide Livermore

Diretor do balé: Michele Gamba

Diretor de coro: Bruno Casoni

Duração: 2h45

Por não ter conseguido realizar sua tradicional noite de celebração de Saint-Ambroise por conta da pandemia, o superintendente francês da instituição, Dominique Meyer, criou uma gala de portas fechadas que foi transmitida ao vivo pela televisão pública italiana, a Rai 1, e a Rádio 3, e depois captada pela Arte, na França e na Alemanha. O evento reuniu grandes nomes da ópera: Ildar Abdrazakov, Sonya Yoncheva, Roberto Alagna, Piotr Beczala, Benjamin Bernheim, Marianne Crebassa, Plácido Domingo, Juan Diego Flórez, Elena Garan?a, Vittorio Grigolo, Jonas Kaufmann, Aleksandra Kurzak, Francesco Meli, Lisette Oropesa e Ludovic Tézier.

Festival Ópera na Tela
Data: 13 a 24 novembro
Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro – RJ, 22461-000

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