Dicas & Destinos

Um passeio pelo Parque Lage, no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma cidade avassaladora por suas belezas naturais, mas também por suas construções e prédios repletos de beleza e história. Sou uma apaixonada declarada pela minha cidade, confesso. Corro o mundo descobrindo cantinhos maravilhosos, mas quando avisto de lá do alto, ainda no avião, o Pão de Açúcar, a Ponte Rio Niterói ou o Cristo Redentor, me dá aquele calorzinho bom de estar voltando pra casa. Sempre ouvi as pessoas dizendo aquela frase mega batida: “viajar é uma maravilha, mas nada como voltar pra casa”. Sim, é isso mesmo, especialmente se a minha “casa” é essa Cidade Maravilhosa.

parque lage

Hoje eu vou falar sobre o Parque Lage, um dos meus cantinhos preferidos na cidade, aquele lugar que sempre faço questão de levar meus amigos para conhecerem, depois, claro, do Centro Histórico do Rio, que é minha paixão maior nessa terra abençoada de São Sebastião.

Situado na base do Corcovado, no Rio de Janeiro, este parque exuberante oferece aos visitantes uma elegante vila italiana, cavernas escondidas e quilômetros de trilhas com vista para o Cristo Redentor.  

Antes de eu começar a falar mais sobre o belíssimo Parque Lage, vou deixar aqui minha indicação de hospedagem para quem está planejando uma viagem para a minha cidade e busca indicações de lugares confiáveis, que eu já tenha me hospedado. Se a ideia de se hospedar bem pertinho do Corcovado te agrada, o Solar do Cosme é uma excelente opção. Dá uma lida aqui na matéria linda que fiz sobre essa Guest House acolhedora e super astral.

Leia também: Dicas básicas para não errar na escolha do hotel

O Parque Lage ocupa uma área de cerca de 52 hectares de floresta na base do Corcovado. Lá você vai encontrar quilômetros de trilhas, um antigo palácio, além de um percurso que leva os visitantes até o morro do Corcovado. Caminhe lentamente por esse parque lindo com vista para o Cristo Redentor.

Comece sua visita explorando a surpreendente vila italiana de frente para o parque. O local foi criado pelo industrial brasileiro Henrique Lage, que também deu nome ao parque, em 1922. Atualmente, o edifício funciona como a sede da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e está aberto aos visitantes. Caminhe pelos corredores do local e observe os estudantes de arte trabalhando com pinturas e desenhos. Da varanda do edifício, você poderá admirar vistas incríveis para a piscina central da vila, o Corcovado, o Cristo Redentor e as montanhas nos arredores.

parque lage

Não deixe de explorar o maravilhoso jardim. Cheio de lagos e alamedas, esse espaço arborizado é ideal para caminhadas. Eu costume desde pequena fazer piquenique nessa área, que aliás é uma delícia. Não deixe de sair em busca das incríveis grutas artificiais. Algumas delas possuem maravilhosos aquários. As crianças, e os adultos, vão adorar observar os tanques espalhados pela área para admirar a grande variedade de peixes encontrados nos lagos e rios do Brasil.

Leia também: O novo cenário da hotelaria carioca – Todos os hotéis testados e aprovados

Pra galera que curte mais a prática de esportes na natureza, uma boa pedida é percorrer a trilha em meio à floresta tropical, que fica logo atrás do Parque Lage. Essa trilha percorre as colinas nos arredores até o topo Morro do Corcovado. Mas já fica avisado aqui que é bom estar sempre em grandes grupos, visto que alguns turistas solitários já foram roubados durante as caminhadas por essa trilha.

E depois pra dar uma esticadinha e ficar mais admirado ainda com as nossas espécies, siga para o Jardim Botânico, que fica logo ali do ladinho. Ocupando uma área de cerca de 137 hectares, esse jardim possui uma grande variedade de espécies de plantas nativas, além de exemplares do mundo todo. Para entrar, você precisa pagar ingresso, mas super vale fazer uma visita ao nosso JB.

5 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *