Variedades & Tecnologia

Páscoa: alternativas para economizar sem deixar de comemorar a data

Graças à inflação e alta do dólar, preços na Páscoa de 2021 estão ainda mais altos

Páscoa

A tradição de presentear familiares e amigos com chocolate durante a páscoa é um peso no bolso de muitas pessoas, porque, de acordo com pesquisas de mercado, ovos de Páscoa podem ser até 270% mais caros do que barras comuns, e neste ano os preços podem ser ainda mais altos.

O aumento vem da alta do dólar, já que, apesar de o Brasil ser um grande produtor de cacau, o chocolate pronto é majoritariamente importado, isto é, além da inflação, o preço está sendo afetado também pela moeda americana.

Como encontrar preços baixos?

Para fugir desses gastos excessivos, sem deixar de comemorar a data, é necessário pesquisar muito. A comparação de preços é a melhor forma de não sair no prejuízo para quem deseja adquirir ovos industrializados. Durante a pesquisa, é importante se atentar ao peso informado na embalagem, já que ovos visualmente do mesmo tamanho, porém de marcas diferentes, podem ter diferença na quantidade de chocolate.

Quem quer economizar ainda mais pode procurar setores de promoções, que oferecem ovos que estão quebrados ou amassados – esta pode ser uma oportunidade para encontrar produtos com defeitos mínimos. Mas a atenção deve ser redobrada neste caso: checar a data de validade é essencial, além de conferir se o chocolate não está com a embalagem violada, localizado próximo a produtos de limpeza ou a fontes de calor, já que, geralmente, não é possível realizar a troca de produtos vendidos com a especificação de não estarem em perfeitas condições.

Opções artesanais

Para quem quer fugir do comum e optar por ovos e bombons artesanais, é indicado se informar quanto à procedência do alimento e em quais condições ele é feito, podendo pedir uma visita à cozinha e degustação de uma mostra do produto antes da compra.

Há também a possibilidade de encontrar lojas que montam cestas de chocolate para a Páscoa com produtos variados, que não necessariamente incluem ovos e podem ter um custo-benefício maior.

Ovos caseiros

Caso a escolha seja produzir os ovos em casa, a economia é ainda maior, já que barras comuns – principalmente, as especiais para culinária – costumam ser mais baratas que ovos prontos, mesmo durante a Páscoa. A dica é comprar ingredientes, formas e embalagens com antecedência, para evitar os aumentos de preço nesses produtos temáticos com a aproximação da data festiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *