Variedades & Tecnologia

Maiores celebrações ao redor do mundo: festividades na Índia, Brasil e México que tem a alegria como “tempero” principal

Depois de um ano de 2020 marcado por um menor número de celebrações populares, é importante lembrar quais são essas festividades tão importantes para moradores e turistas nos países em que acontecem e da alegria que elas trazem.

Por isso, neste artigo vamos mencionar quais são algumas das maiores celebrações do mundo, como o Carnaval, que enriquece a cultura brasileira, o Dia dos Mortos, uma celebração mexicana que tem origem nas tradições indígenas e o Holi, que acontece na Índia e que também é conhecido como Festival das Cores.

Carnaval

Muitas são as cidades onde essa festa é tradicionalmente celebrada, como Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco e Rio de Janeiro, capital do estado homônimo. Os cariocas, inclusive, têm cada vez mais aumentado os seus dias de folia, já que em 2020 foram 50 dias de festa de rua com a expectativa de movimentar a economia e de receber 1.9 milhão de turistas.

Um dos símbolos mais conhecidos dessa celebração é o desfile das escolas de samba do grupo especial que acontecem no Rio de Janeiro, no domingo e na segunda de carnaval e em São Paulo, na sexta e sábado de carnaval. Cada uma das escolas utiliza uma temática diferente todos os anos, e, depois de todos os desfiles, jurados dão notas para as que se saíram melhor em diversos quesitos, sagrando uma delas campeã em São Paulo e uma no Rio de Janeiro.

celebrações ao redor do mundo

O carnaval de Salvador tem início seis dias antes da quarta-feira de cinzas e conta com diversos trios elétricos onde é possível assistir a shows de estrelas da música como Claudia Leitte, que foi içada por cabos de aço no carnaval de 2020 e voou no meio do público, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, dentre outras. Podemos também mencionar as festas da cidade de Recife, que se iniciam com a saída do maior bloco carnavalesco do mundo no sábado de carnaval, o Galo da Madrugada, e com shows que se espalham pela cidade inteira durante os dias do carnaval.

Dia dos Mortos

O Dia dos Mortos é uma festa que acontece entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro por todo o país e é considerada pela UNESCO um Patrimônio Imaterial da Humanidade. Essa celebração data de um período anterior à chegada dos espanhóis, pois povos astecas e maias utilizavam-se dessas práticas.

Ela é equivalente ao Dia de Finados no Brasil, e nessa data celebram-se os mortos com muita festa, animação, música, decorações coloridas, doces, etc. De acordo com as crenças associadas a ela, nos dias 1 e 2 de novembro os finados visitam as suas pessoas mais próximas, como parentes e amigos, e por isso as casas ficam todas decoradas nessa época.

celebrações ao redor do mundo

A simbologia do Dia de Finados Mexicano começou a se espalhar pelo Brasil nos últimos tempos, e as caveiras que representam essa celebração, podem ser compradas facilmente atualmente, pois viraram inclusive tema de adesivos que são vendidos virtualmente e de decorações de festas de Halloween. Na cultura pop, essa celebração mexicana é utilizada como temática em diversos aplicativos disponíveis atualmente, como é o caso do Day of the Dead Wallpapers, disponível na Google Play Store que permite customizar o fundo de tela do seu telefone com diferentes tipos de caveiras e outros símbolos tradicionais dessa data. Os jogos de caça-níqueis, que são jogos de cassino cujo objetivo é obter uma combinação de símbolos ganhadora através dos tambores que giram, também se inspiraram na temática dessa celebração. O slot que melhor retrata essa festividade é o Beautiful Bones, disponível no site de jogos de caça níqueis online da Betway. Nele, os 5 tambores disponíveis têm como símbolos as caveiras típicas dessa festa, além de letras e números que devem ser combinados para que o apostador seja vitorioso. Além disso, os filmes também já se inspiraram nessa importante data mexicana para tornar as cenas mais envolventes. Um deles foi “Spectre”, de James Bond, um filme lançado em 2015 que conta a história de quando o agente secreto chega à Cidade do México com a missão de eliminar Marco Sciarra. Em uma das cenas mais clássicas desse longa-metragem, 007 persegue o vilão pelas ruas cheias de gente da capital mexicana em plena celebração do Día de los Muertos. O filme, que está disponível na plataforma de streaming Telecine Play, foi um verdadeiro sucesso de bilheteria ao ser lançado no Brasil, quando 97 mil espectadores compareceram ao cinema durante a sua estreia. Toda essa fama que o Dia dos Mortos ganhou ao redor do mundo nos últimos tempos permitiu que o México atrai-se ainda mais turistas para o país durante essas datas.

Holi

O Holi, que também é conhecido como Festival das Cores, acontece em diversas cidades da Índia e em alguns outros países e ficou muito conhecido ao redor do mundo, porque as pessoas que participam jogam tinta umas nas outras para comemorar a chegada da primavera.

Em alguns vilarejos da Índia é comum também que grupos saiam às ruas cantando nas casas até que o dono do local traga alimentos ou suje os cantores com tinta.

Ele acontece entre os meses de fevereiro e março, e no dia em que é celebrado, a festa toma conta dos países que o celebram, lembrando inclusive o carnaval brasileiro diante do tamanho da comemoração. Apesar de a Índia ser um país de muitos contrastes, com muitas desigualdades sociais, no dia em que é celebrado, o Holi consegue fazer com que as pessoas esqueçam um pouco dos seus problemas e que se divirtam independente das classes sociais.

Por isso, o Carnaval, o Dia dos Mortos e o Holi, apesar de serem celebrados em países tão diferentes, têm em comum o “poder” de transformar a vida das pessoas e de trazer alegria. Por conta disso, esses eventos que acontecem uma vez ao ano são tão aguardados pela população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *