Variedades & Tecnologia

7 palavras racistas ou preconceituosas para parar de usar

Palavras ou termos que usamos no dia a dia muitas vezes podem — ainda que não tenhamos essa intenção — reproduzir discursos preconceituosos ou racistas. A questão toda está na origem das expressões, e no valor histórico que elas carregam. Conheça o significado por trás de algumas das palavras racistas ou preconceituosas que você deveria banir do seu vocabulário:

palavras racistas ou preconceituosas

1. Mulata

Muitas pessoas ainda usam esse termo carregado de racismo para se referir a uma pessoa descendente de brancos e negros. A origem vem do latim mulus, que se refere a um “animal híbrido, estéril, produto do cruzamento do cavalo com a jumenta, ou da égua com o jumento”. Os espanhóis passaram a usar o termo “mulato” para designar um mulo jovem e, por essa analogia com o caráter mestiço do animal, passaram a chamar filhos e filhas de brancos (muitas vezes, senhores de escravos que estupravam as mulheres escravizadas) com negras, ou vice-versa.

2. Da cor do pecado

É uma expressão não rara usada para descrever a cor de pele negra e repetida por pessoas brancas como elogio. O problema é que ela propaga a ideia de que essa cor de pele é algo pecaminoso, e sexualiza o corpo negro.

3. Denegrir

Na definição do dicionário Michaelis, denegrir é “ficar ou fazer ficar escuro, ou manchar a reputação”. Por atribuir um caráter negativo a algo que seja negro, pode ser considerado racista e ofensivo. Pode ser substituída por difamar ou caluniar.

4. Inveja branca

Outro termo racista, indicaria que se trata de uma inveja “boa”, que não deseja o mal. Na prática, porém, reforça a ideia de que a cor branca é algo positivo, puro, inocente.

5. Judiar

Usada como sinônimo de maltratar, faz referência ao sofrimento que os judeus sofreram no Holocausto. Por isso, é considerada uma referência ao ódio contra esse povo. O melhor é optar pelo sinônimo.

6. Homossexualismo

O sufixo “ismo” é usado na língua portuguesa para identificar doenças. Como sabemos, a orientação sexual de uma pessoa não é uma patologia, portanto, o correto é usar a palavra homossexualidade.

7. Retardado

Usar a palavra com a intenção de dizer que alguém não é inteligente ou para se referir a uma pessoa com algum tipo de deficiência mental reforça a discriminação de pessoas com deficiência, além de ser pejorativo.

Fonte: Revista Galileu

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *