O cabelo dos homens também merece atenção especial
Todo mundo gosta de ter os cabelos bem cuidados. Além da boa aparência, procedimentos capilares proporcionam saúde. O cabelo masculino, ao contrário do que muitos imaginam, também merece cuidados especiais. Mesmo assim, procedimentos simples já dão conta dessa demanda.
Uma série de produtos básicos e alguns cuidados especiais são o suficiente para manter tanto a saúde do cabelo, quanto a do couro cabelo. Vale lembrar que produtos genéricos ou fabricados para o público feminino não são os mais indicados para os homens na hora de cuidar das madeixas.
Isso porque, devido à própria biologia do corpo, o cabelo masculino é fisiologicamente diferente das madeixas das mulheres. Por causa da produção de testosterona, por exemplo, tanto o cabelo, quanto o couro cabeludo masculino tende a ser mais oleoso.
Lave na medida certa
Os cabelos devem ser lavados com frequência, utilizando produtos destinados ao tipo capilar. Como foi dito, é recomendado que se utilize shampoo e condicionador desenvolvido para a biologia do corpo masculino. Ao mesmo tempo, deve-se priorizar produtos para fios oleosos, crespos ou com caspa, quando for necessário. Assim, cuidado deve ser personalizado.
O mesmo ocorre em relação à frequência da lavagem. Quem tem cabelos oleosos deve lavá-los todos os dias para retirar o excesso de oleosidade e impurezas. Por outro lado, homens com o cabelo mais seco e fino devem lavá-lo com menos frequência, pois, o excesso de higienização pode trazer mais danos do que benefícios aos fios.
Evite bonés e chapéus
Bonés, chapéus e gorros são um charme. Esses acessórios podem dar um toque urbano, estiloso e até mais clássico ao look. Além disso, em algumas situações, esses itens são essenciais para proteger a cabeça do frio ou dos raios de Sol incidentes diretamente na pele.
De qualquer maneira, o uso excessivo dessas peças pode ser prejudicial para a saúde dos cabelos. Isso porque elas impedem que a ventilação ocorra de maneira efetiva nessa região da cabeça. Uma possível consequência disso é o surgimento de fungos, bactérias e até o aumento da caspa.
Também é importante certificar-se de que o acessório esteja limpo antes de ser utilizado. Da mesma forma, sempre envie o item para a lavagem após utilizá-lo por muitas horas.
Esqueça-se do gel
O gel para cabelos é, possivelmente, um dos produtos mais populares entre os homens. Com a promessa de modelar o fio e prolongar o efeito molhado, ele confere o efeito visual e a sensação de frescor que é sempre tendência em meses mais quentes.
O problema é que o gel danifica bastante os cabelos. Isso porque um dos principais componentes da maioria dos géis disponíveis é o álcool. Como consequência disso, o produto resseca e agride os cabelos daqueles que o utilizam com regularidade.
Em vez dele, prefira pomadas e dê preferência para aquelas de composição natural. Elas têm o mesmo efeito fixador, um aroma melhor que o do gel e ainda hidratam o cabelo enquanto modelam. A dica final é, assim como o condicionador, evitar aplicar a pomada na raiz do cabelo — em especial para os homens com fios mais oleosos.
Corte o cabelo com frequência
O corte de cabelo em dia vai te proporcionar bem mais que estilo. É comum que muitos homens não se importem com a regularidade do corte, mas isso é um erro comum entre o público masculino.
Especialmente para quem está começando a dar atenção para os cabelos somente agora, o corte regular vai te permitir eliminar partes mal cuidadas dos fios. Da mesma forma, para quem tem caspa, manter o cabelo mais baixo vai ajudar no tratamento, quando o corte for associado com produtos destinados ao combate do problema.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita
- Encruzilhadas da Arte Afro-Brasileira: uma imersão na arte negra no CCBB Rio