Variedades & Tecnologia

Tecnologias que ajudam a organizar os estudos

Aplicativos, tecnologias e conteúdos diversos possibilitam criar rotinas personalizadas 

tecnologias

A possibilidade de abusar das tecnologias e usar apenas uma máquina, de qualquer lugar, para ter acesso  a conteúdos de educação fez com que o EAD (Ensino à Distância) crescesse exponencialmente no Brasil nos últimos anos.

Segundo um estudo da ABMES, até 2023, o número de matrículas em cursos remotos vai ser maior que em presenciais. Esse valor pode ser ainda maior por conta da pandemia de coronavírus. 

No entanto, mesmo para aqueles que priorizam estudar presencialmente, as tecnologias têm sido uma ferramenta muito bem-vinda na vida de quem precisa de mais organização ou busca formas diferentes de absorver conteúdos. 

Conheça algumas dessas tecnologias que facilitam o dia a dia de quem precisa se organizar na hora de estudar. Elas são bons indicativos de como recursos tecnológicos podem passar a fazer parte da rotina de estudantes, de forma definitiva, dentro e fora das escolas. 

Tablets e e-readers

Ganhando espaço no mercado em meados de 2010, lançados por empresas como Apple e Samsung, os tablets dividiram opiniões entre as pessoas. Há quem achou a ideia genial e aqueles não viram sentido em comprar um aparelho idêntico a um smartphone, mas com uma tela maior. 

A confusão ficou ainda maior para quem possuía smartphone e leitor de livros digitais, como o Kindle. Afinal, o tablet era uma junção de todos esses dispositivos em um só. 

O tempo passou e eles se tornaram queridinhos de muita gente que não gosta de carregar o peso de um notebook pra lá e pra cá. Os aparelhos também ganharam versões profissionais que fazem muito computador parecer limitado. 

Para quem tem uma rotina considerável de estudos, os tablets e os leitores digitais facilitam na hora de carregar menos objetos, garantirem acesso a e-mail e arquivos armazenados na nuvem, além de aplicativos de ensino disponíveis nas lojas de cada sistema. 

Aplicativos e assistentes pessoais 

Presentes no dia a dia de qualquer pessoa, especialmente as amantes das tecnologias, os aplicativos oferecem uma infinidade de possibilidades para quem precisa organizar horários e criar uma rotina de estudos, ou para aqueles que querem ter acesso fácil a conteúdos diversificados. 

Otimizando o uso desses aplicativos, os assistentes pessoais, como a Siri nos modelos da Apple, ou externos, como a Alexa, produzida pela Amazon, presentes nos smartphones estão caindo no gosto do brasileiro. 

Por um simples comando de voz é possível criar lembretes, buscar complementos sobre assuntos estudados e, até mesmo, ser “controlado” pelo seu assistente — para quem é mais disperso, os gadgets podem bloquear temporariamente o acesso a redes sociais e sites que não estejam relacionados com o que, de fato, deve receber sua atenção. 

Organizadores on-line e videochamadas

Dois itens que passaram a ser muito utilizados pelas pessoas após a pandemia foram os organizadores on-line. Google Agenda, Trello, Monday e To Do são alguns exemplos de aplicativos que passaram a estar presentes em celulares, tablets e computadores da grande maioria. 

Dentro de cada um deles é possível criar quadros, checklists de tarefas, lembretes, anexar arquivos da nuvem, sincronizar com outros aplicativos e compartilhar informações com outras pessoas. 

Para quem era acostumado a estudar em grupo, as videochamadas foram a solução para que grupos de amigos, professores e colegas de classe mantenham contato, usando a criatividade para ficarem em dia com os estudos. 

Além disso, muitas aulas passaram a ser oferecidas on-line, de forma gratuita, por profissionais requisitados no mercado. Esta é uma ótima chance para quem está cansado da mesmice e quer descontrair um pouco, sem deixar os estudos de lado. 

Até mesmo nas redes sociais, professores de idiomas, especialistas acadêmicos e canais no YouTube passaram a transmitir lives com formatos nada convencionais, dando espaço para trocas de aprendizado em um ambiente que, normalmente, é evitado a todo custo na hora de aprender.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *