Atualização permite assistir às transmissões ao vivo no computador
Diferentes tipos de produção audiovisual se tornaram companhia de várias pessoas durante o período de afastamento social, que tem impedido eventos e encontros no geral. As lives em redes sociais, principalmente no Instagram, também cresceram em popularidade, permitindo que o público interaja com artistas e com outras pessoas que estão assistindo ao conteúdo, diminuindo a sensação de isolamento e solidão, tão comuns nesse período.
Músicos, atores, blogueiras e celebridades no geral têm utilizado o recurso das lives no Instagram para promover seu conteúdo e ajudar o público a relaxar e se divertir durante o período da quarentena. Os tipos de live são diversos, com assuntos para todos os públicos – desde discussões filosóficas, passando por programas de entrevista e indo até shows e apresentações musicais.
No inicio da febre com as lives no Instagram, só era possível assistir ao conteúdo ao vivo pelo smartphone, como um celular Samsung. Recentemente, graças a uma nova atualização na versão web da rede social, é possível assistir às transmissões pelo computador, com os comentários posicionados na lateral, enquanto no celular os comentários ficam posicionados na frente do dono da transmissão. A imagem exibida, entretanto, não fica com o tamanho muito grande, já que segue o padrão de dimensões do próprio Instagram.
Além das lives de lifestyle e música que acontecem no Instagram, existem outras plataformas de conteúdo ao vivo, como a Twitch TV, com conteúdo voltado para o universo dos jogos, por meio de gameplays comentadas e transmissões de bate-papo. É possível acessar a plataforma, tanto no computador, quanto em notebooks e tablets, com o uso do aplicativo. No Instagram, as lives têm duração de até 60 minutos; já em outras plataformas é possível exceder esse tempo. A escolha do local onde a transmissão será feita depende do conteúdo apresentado e do público-alvo em questão.
Não é necessário ser famoso ou contar com vário seguidores para fazer uma live no Instagram, já que a ferramenta está disponível para todos os usuários. Ela pode ser uma boa maneira de conseguir um melhor engajamento com o público ou criar um momento de interação entre os amigos mais próximos.
Uma opção divertida para deixar a live mais dinâmica é convidar alguém que esteja assistindo para participar da transmissão, uma espécie de live “dupla”, com a tela dividida entre o criador da live e o convidado. Dessa forma, o conteúdo fica mais interessante, além de ser um bom recurso para quem trabalha com jornalismo e comunicação, já que o convidado pode assumir a posição de entrevistado.
- Natal em Nova York: guia para curtir a Broadway com dicas de hospedagem
- O bairro da Liberdade e a luta para preservar sua memória negra
- Club Med e Grupo Bisutti: Destination Wedding com elegância e exclusividade
- Rota Rio: festival gastronômico leva sabores do Estado à Lagoa Rodrigo de Freitas
- Paço Imperial: exposições com diversidade artística e entrada gratuita