Confira um pouco sobre as criações do arquiteto brasileiro moderno e contemporâneo, Oscar Niemeyer. Um dos mais importantes arquitetos do mundo
Nascido no dia 15 de dezembro de 1907, no Rio de Janeiro, Oscar Niemeyer foi um grande mestre da arquitetura moderna. O profissional é até hoje uma das grandes referências entre os arquitetos do mundo e assinou mais de 600 obras que estão espalhadas por todo o Brasil.
Niemeyer trazia um estilo próprio. Um dos pontos ressaltados em suas obras eram as curvas, expressas com grande originalidade. Algumas das mais marcantes de suas obras tinham justamente essas curvas.
O arquiteto deixou a marca de sua arquitetura em várias paisagens por diversos estados do país. E é sobre elas que vamos falar um pouco hoje.
Confira abaixo algumas obras de Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer é considerado um dos grandes arquitetos do mundo e nós brasileiros temos a possibilidades de ver de pertinho algumas das suas obras mais importantes.
Palácio do Planalto, Brasília
Dentre os trabalhos de Oscar Niemeyer, um dos mais notáveis e impactantes é o Palácio do Planalto que fica localizado em Brasília, Distrito Federal. Aliás a cidade toda foi projetada por ele e pelo seu colega de muitos anos, o urbanista Lucio Costa.
O Planalto é onde os Presidentes do país têm o seu gabinete alocado. A obra foi construída em 1958, e traz o charme do toque de Niemeyer por todo o edifício, ressaltando a beleza nos seus pilares e nas rampas.
O arquiteto inclusive ressaltou que, sem as rampas, os Presidentes seriam obrigados a acenar para o povo de janelas, o que seria um contato mais privado com o público.
Catedral de Brasília
Popularmente conhecida como Catedral de Brasília, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida é outra obra icônica desenvolvida por Oscar Niemeyer. A construção conta com 16 pilares feitos de concreto, todos em uma forma de bumerangue, e todos se tocam no alto.
Ela foi construída entre os anos de 1959 e de 1970 e faz parte do Eixo Monumental da capital do país.
Edifício Copan, São Paulo
O edifício Copan é localizado em São Paulo e teve a sua inauguração em 1966. Ele é localizado na Avenida Ipiranga, bem no centro da capital paulista.
O prédio chama a atenção justamente por causa de seu formato super moderno: as curvas se fazem presentes e marcam, definitivamente, o espaço urbano de São Paulo.
Um fato curioso do Copan é que com 115 metros é a maior estrutura de concreto maciço e armado do Brasil, contendo 32 andares. Tudo isso em um formato em “S”.
Casa das Canoas, Rio de Janeiro
Projetada no ano de 1951, a Casa das Canoas foi construída 2 anos depois, em 1953, no Rio de Janeiro. A casa é localizada em um lindo cenário que envolve muita natureza, com rochas e muito verde ao lado. O detalhe é que o arquiteto não mudou os desníveis da terra, fazendo com que o seu projeto se adaptasse ao local e não o contrário.
Inclusive, uma rocha gigante dentro da casa traz um toque fenomenal. Em toda a obra, foi utilizado como materiais vidro e concreto, e com certeza é um dos mais belos projetos residenciais do país.
Conjunto da Pampulha, Belo Horizonte
O então prefeito de Belo Horizonte em 1940, Juscelino Kubistchek chamou o arquiteto Oscar Niemeyer para que fizesse o projeto de um bairro todo. Foi aí que surgiu o Conjunto da Pampulha.
Inspirando-se nas curvas das montanhas mineiras, Niemeyer desenhou todo o projeto em apenas uma noite e o resultado foi magnífico, assim como as suas outras obras.
Capela Curial de São Francisco de Assis, Belo Horizonte
Inaugurada em 1943, a Capela Curial de São Francisco de Assis é mais uma obra de Oscar Niemeyer que conta também com a contribuição do engenheiro Joaquim Cardozo. A estrutura inclusive faz parte do conjunto da Pampulha, o que ressalta o estilo moderno de arquitetura da Lagoa da Pampulha.
Com traços curvos, a obra tem no interior 14 painéis de Cândido Portinari. Externamente, pastilhas de cerâmicas cobrem a obra. Em tons de azul e branco, elas formam belíssimos desenhos.
A capela é um dos cartões postais da cidade e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN.
Praça da Apoteose, Rio de Janeiro
Localizada no Rio de Janeiro, a Praça da Apoteose é onde as escolas de samba realizam os desfiles no carnaval carioca. Oscar Niemeyer projetou a obra em 1983 e a estrutura faz parte do complexo do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Além de o local também servir para a apuração dos resultados das escolas de samba, ele também é utilizado para shows.
Oscar Niemeyer foi um dos personagens mais influentes da arquitetura mundial. Com uma trajetória profissional brilhante, criou obras arquitetônicas de grande valor simbólico no Brasil e no Mundo.
Pingback: Embarque na Viagem