Banco Central do Canadá pede que fãs de Star Trek parem de desenhar nas notas de 5 dólares canadenses. A arte é chamada de Spocking Five e envolve a transformação do ex-Primeiro Ministro Wilfrid Laurier no Spock, alterando seu cabelo, orelhas e sobrancelhas.
Leonard Nimoy, o lendário Spock, de “Jornada nas estrelas”, morreu aos 83 anos em 27 de fevereiro de 2015 e, desde então, os canadenses estão homenageando-o, desenhando a imagem do personagem por ele imortalizado em notas de cinco dólares locais.
O retrato existente na nota de 5 dólares canadenses são bem grandes e podem ser improvisados desenhos ??com muita facilidade e a cor ajuda muito, uma vez que é o mesmo azul do uniforme de Spock. Então, desenhando um cabelo preto alinhado no meio da testa, costeletas finas nas pontas, orelhas pontudas e sobrancelhas em “V”, a imagem do praticamente careca Sir Wilfrid Laurier, que foi primeiro-ministro do Canadá entre 1896 e 1911, é alterada. Com as mudanças, o primeiro-ministro até que lembra Nimoy.
Essa arte não é novidade, mas após a morte do ator Leonard Nimoy houve um aumento significativo nas notas rasuradas de cinco dólares canadenses como uma forma de homenagem dos Trekkies ao ator original do Spock.
Por esse motivo o Banco Central canadense emitiu um comunicado pedindo para que os fãs parem de rasurar as notas de cinco.
Na nota oficial o BC diz que não é ilegal escrever ou fazer outras marcações nas notas bancárias, porque nem o Bank of Canada Act nem o Código Penal lida com a mutilação ou a falsificação de notas bancárias. E informa que escrever em uma nota também podem impedir que ela seja aceita em uma transação. Além disso, o Banco do Canadá acha que a escrita e as marcações nas notas bancárias são inadequadas, pois são um símbolo do país e uma fonte de orgulho nacional.