Hyatt, Marriott e Hilton estão primeiramente eliminando o uso de canudos de plástico e estão a caminho de um abrangente programa de eliminação de plásticos descartáveis.
O impacto ambiental do plástico descartável tem despertado a consciência das pessoas em todo o mundo. E o assunto ganhou a atenção também da rede hoteleira.
A ONU publicou recentemente o relatório “Plástico de uso único: um roteiro para a sustentabilidade”, que estuda da situação da poluição plástica em 2018. O estudo inédito revelou que diversos governos estão trabalhando para implantar ações de combate ao uso de plásticos descartáveis. O relatório da ONU está disponível em inglês aqui.
De iniciativas como a eliminação de canudos à troca de recipientes de produtos para banho, as redes hoteleiras estão implementando inúmeras ações para reduzir – e até eliminar – o uso de produtos plásticos descartáveis.
Hyatt
Os hotéis Hyatt planejam eliminar o uso de canudos de plástico até o final deste ano. Segundo a companhia, os itens estarão disponíveis apenas por solicitação, com a oferta de alternativas ecológicas.
Marriott
O programa Serve360, capitaneado pela Marriott International, introduziu um novo sistema de distribuição de produtos de banho em 450 hotéis das bandeiras Classic Select – Residence Inn, TownePlace Suites, Courtyard, Fairfield by Marriott e SpringHill Suites, em vez de fornecer xampus e condicionadores em recipientes plásticos. Até o final de 2018, espera-se que essa mudança atinja 1,5 mil hotéis da rede.
Hilton
Até o final de 2018, o Hilton planeja exterminar os canudos de suas 650 propriedades gerenciadas em todo o mundo com a oferta de uma versão de papel ou biodegradável mediante solicitação. Até agora, a rede de hotéis já removeu garrafas plásticas de água de reuniões e eventos em estabelecimentos localizados na China e Mongólia, o que resultou na eliminação de 13 milhões de unidades plásticas em um ano. Em hotéis na Austrália, Nova Zelândia e Fiji os canudos de plásticos já foram substituídos por versões ecológicas – uma economia de 2,5 milhões por ano.
Nós do Portal Embarque na Viagem acreditamos que a substituição de canudos de plástico, misturadores de bebidas, talheres, copos, tampas de café para viagem e garrafas de água por alternativas sustentáveis é uma iniciativa que todos devemos apoiar, mas confiamos que em circunstâncias especiais, como para deficientes, os canudos de plástico continuem a ser distribuídos.
Por que o plástico é melhor para aqueles com algum tipo de deficiência que os materiais alternativos?
Papel? Dissolve ou você arranca pedaços dele mordendo-o. Metal? Pode ficar muito quente ou muito frio. Canudos reutilizáveis podem ser facilmente esquecidos em casa. O banimento dos canudos flexíveis de plástico é um passo proativo na diminuição do mal que o desperdício de plástico faz ao nosso meio ambiente. Mas eles também podem ser um dificultador de vidas para aqueles com algum tipo de deficiência, que dependem desses acessórios.
Beatriz Klimeck, criadora do grupo “Você não é o seu transtorno alimentar“, gravou um vídeo muito legal sobre o tema, confira:
Qual sua opinião sobre o uso desses canudinhos? Compartilhe conosco!
1 Comentários